Afonso Dhlakama, líder da RENAMO
Dhlakama disputa a liderança do partido e a vaga de candidato às eleições presidenciais com Rogério João, antigo seu guerrilheiro
e que, actualmente, é secretário de mobilização e propagada do partido em Inhambane
Iniciou ontem, nas instalações do Cinema Moçambique, na cidade de Nampula, o V congresso da Renamo, onde participam perto de 650 pessoas, dentre elas delegados e convidados, mariotariamente da província de Nampula. No encontro, serão revistos os estatutos do partido, eleitos os membros do Conselho Nacional e da Comissão Política, assim como o presidente do partido e candidato às eleições presidenciais de Outubro próximo. Prevê-se que o encontro termine hoje.
Afonso Dhlakama, que concorre à sua própria sucessão, disputa a liderança do partido e a vaga de candidato às eleições presidenciais de Outubro próximo, com Rogério Francisco João, antigo guerrilheiro da Renamo durante a guerra dos 16 anos e que, actualmente, ocupa o cargo de secretário para área de mobilização e propaganda da “perdiz”, na província de Inhambane.
Não foi possível ouvir o adversário de Dhlakama para apurar as suas motivações para concorrer à líderança da “perdiz”. Algumas fontes que participam do Congresso apelidam o acto como meros “cosmético” para simular democracia interna no seio do partido, porém esta informação foi desqualificada pelo porta-voz do congresso, Arnaldo Chalawa.
“Adiamentos do congresso da RENAMO provocados pela Frelimo”
O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, disse que finalmente o seu partido derrotou todos os que de tudo fizeram para inviabilizar a realização do Congresso da “Esperança” que, por conta disso, registou sucessivos adiamentos. O líder da “perdiz” acrescentou que “chegou a hora de a família Renamo, de cabeça fria, delinear estratégias para os pleitos eleitorais que se avizinham, assim como purificar as fileiras e lavar a roupa suja caso seja necessário.”
Dhlakama promete surpresas no final deste encontro e, apesar da insistência dos jornalistas presentes no local, não quis desvendá-las, tendo-se limitado a dizer que “este é o congresso da esperança que vai tomar decisões importantes para a ‘perdiz’ e para o país”.
Até ao fecho desta reportagem, ainda não estavam disponíveis os nomes dos membros da Renamo que concorrem para fazer parte da Comissão Política e do Conselho Nacional do Partido.
“Vamos sair purificados”
Membros seniores da Renamo que participam no encontro, como são os casos de Rahil Khan, Manuel Carrelo, Luís Gouveia, Ivone Soares, Fernando Mbarrarano e o deputado Rui de Sousa, afirmam-se muito confiantes neste congresso e dizem que o mesmo vai, além de tudo, definir estratégias imbatíveis para colocar Afonso Dlhakama na Ponta Vermelha, tomar uma posição para o que consideram sabotagem do processo eleitoral em benefício da Frelimo, entre outros pontos.
No que tange aos abandonos em massa dos membros seniores da Renamo, com destaque para a chefe da bancada da “perdiz” daquela formação política na Assembleia da República, Maria Moreno, todos entrevistados foram unânimes em dizer que “isso em nada afecta a Renamo e, muito pelo contrário, só serviu para purificar as fileiras e ver-se quem, realmente, é da família Renamo e quem é opotunista.”
Desertores da “perdiz” chamados prostitutos políticos
O presidente da Liga da Juventude da Renamo, Rui de Sousa, foi mais longe ao chamar prostitutos políticos a todos os que abandoram a Renamo e se filiaram ao MDM, assim como aqueles que ainda ponderam se filiar àquela recém-criada formação política. “A Renamo criou oportunidades para algumas pessoas mudarem de vida como deputados, até outros já eram chamados ‘excelência’, algo que nunca tinham pensado que lhes ia acontecer na vida. mas, porque são burros e prostitutos políticos, cuspiram no prato em que comem”, disse de Sousa para, depois, acrescentar que “muitos destes já estão arrependidos, mas a família Renamo continua coesa.”
Terça, 21 Julho 2009 11:53 Nelson Belarmino
Landlords ripping off LA fire victims, says Selling Sunset star
-
Real estate mogul Jason Oppenheim says renters are being asked for
thousands over previous prices.
1 hour ago
No comments:
Post a Comment