Wednesday 22 July 2009

Ex-guerrilheiro quer afastar Dhlakama da liderança do partido




Afonso Dhlakama, líder da RENAMO
Dhlakama disputa a liderança do partido e a vaga de candidato às eleições presidenciais com Rogério João, antigo seu guerrilheiro

e que, actualmente, é secretário de mobilização e propagada do partido em Inhambane

Iniciou ontem, nas instala­ções do Cinema Moçambi­que, na cidade de Nampu­la, o V congresso da Renamo, onde participam perto de 650 pessoas, dentre elas delegados e convidados, mariotariamente da província de Nampula. No encontro, serão revistos os esta­tutos do partido, eleitos os mem­bros do Conselho Nacional e da Comissão Política, assim como o presidente do partido e candi­dato às eleições presidenciais de Outubro próximo. Prevê-se que o encontro termine hoje.

Afonso Dhlakama, que con­corre à sua própria sucessão, disputa a liderança do partido e a vaga de candidato às elei­ções presidenciais de Outubro próximo, com Rogério Francis­co João, antigo guerrilheiro da Renamo durante a guerra dos 16 anos e que, actualmente, ocupa o cargo de secretário para área de mobilização e propaganda da “perdiz”, na província de Inham­bane.

Não foi possível ouvir o adver­sário de Dhlakama para apurar as suas motivações para concor­rer à líderança da “perdiz”. Al­gumas fontes que participam do Congresso apelidam o acto como meros “cosmético” para simular democracia interna no seio do partido, porém esta informação foi desqualificada pelo porta-voz do congresso, Arnaldo Chalawa.

“Adiamentos do congresso da RENAMO provocados pela Frelimo”

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, disse que finalmen­te o seu partido derrotou todos os que de tudo fizeram para in­viabilizar a realização do Con­gresso da “Esperança” que, por conta disso, registou sucessivos adiamentos. O líder da “perdiz” acrescentou que “chegou a hora de a família Renamo, de cabeça fria, delinear estratégias para os pleitos eleitorais que se avizi­nham, assim como purificar as fileiras e lavar a roupa suja caso seja necessário.”

Dhlakama promete surpresas no final deste encontro e, apesar da insistência dos jornalistas pre­sentes no local, não quis desven­dá-las, tendo-se limitado a dizer que “este é o congresso da espe­rança que vai tomar decisões im­portantes para a ‘perdiz’ e para o país”.

Até ao fecho desta reportagem, ainda não estavam disponíveis os nomes dos membros da Renamo que concorrem para fazer parte da Comissão Política e do Conse­lho Nacional do Partido.

“Vamos sair purificados”

Membros seniores da Rena­mo que participam no encon­tro, como são os casos de Rahil Khan, Manuel Carrelo, Luís Gouveia, Ivone Soares, Fernando Mbarrarano e o deputado Rui de Sousa, afirmam-se muito con­fiantes neste congresso e dizem que o mesmo vai, além de tudo, definir estratégias imbatíveis para colocar Afonso Dlhakama na Ponta Vermelha, tomar uma posição para o que consideram sabotagem do processo eleitoral em benefício da Frelimo, entre outros pontos.

No que tange aos abandonos em massa dos membros seniores da Renamo, com destaque para a chefe da bancada da “perdiz” daquela formação política na Assembleia da República, Ma­ria Moreno, todos entrevistados foram unânimes em dizer que “isso em nada afecta a Renamo e, muito pelo contrário, só serviu para purificar as fileiras e ver-se quem, realmente, é da família Renamo e quem é opotunista.”



Desertores da “perdiz” chamados prostitutos políticos

O presidente da Liga da Ju­ventude da Renamo, Rui de Sousa, foi mais longe ao chamar prostitutos políticos a todos os que abandoram a Renamo e se filiaram ao MDM, assim como aqueles que ainda ponderam se filiar àquela recém-criada formação política. “A Renamo criou oportunidades para algu­mas pessoas mudarem de vida como deputados, até outros já eram chamados ‘excelência’, algo que nunca tinham pensa­do que lhes ia acontecer na vida. mas, porque são burros e pros­titutos políticos, cuspiram no prato em que comem”, disse de Sousa para, depois, acrescentar que “muitos destes já estão arre­pendidos, mas a família Rena­mo continua coesa.”

Terça, 21 Julho 2009 11:53 Nelson Belarmino

No comments: