Thursday 23 July 2009

Em Nampula




Renamo livra-se do fantasma do congresso

Afonso Dhlakama foi reeleito presidente do partido e será candidato à Presidência da República pela 4.ª vez

Afonso Dhlakama, Vicente Ululu, Gania Musagy, Ossufo Quitine, José Manteigas, Ivone Soares, Aida Matsangaissa, Joaquim Marungo e Tomé Fernando, são os novos membros da Comissão Política do partido de Afonso Dhlakama, faltando ainda um por indicar

Nampula (CanalMoz) - A Renamo realizou entre 2ª e 3ª feira desta semana, o seu V Congresso, na cidade em Nampula, livrando-se deste modo do fantasma que o seguia já há meses com os sucessivos adiamentos. Como já se adivinhava, Afonso Dhlakama foi reeleito presidente do partido, e deverá concorrer pela quarta vez à presidência da República. Houve mudanças no mais poderoso órgão de decisão do partido, a Comissão Política. Novos nomes passaram fazer parte do órgão. Para além de Dhlakama são eles Vicente Ululu, Gania Musagy, Ossufo Quitine, José Manteigas, Ivone Soares, Aida Matsangaissa, Joaquim Marungo e Tomé Fernando. Falta ainda um por indicar.
Afonso Dhlakama venceu o escrutínio interno com 294 votos, contra 10 conseguidos pelo seu concorrente, Rogério Vicente. A vitória de Dhlakama representa, em termos percentuais, 96,5%. Participaram na votação 305 delegados com direito a voto, tendo um preferido depositar o seu voto em branco.
Falando à imprensa após a vitória, o presidente da Renamo disse que a realização do congresso, acompanhado pela eleição por voto secreto dos candidatos, é uma demonstração da democracia interna que se vive no seio do partido.

A campanha

O acto de votação foi antecedido por uma curta campanha eleitoral dos dois candidatos. O primeiro candidato a dirigir-se aos congressistas para pedir o voto foi o chefe da mobilização e propaganda do partido em Inhambane, Rogério Vicente. Na sua dissertação acusou Dhlakama de ser bastante pacífico, tolerando quase sempre as barbáries da Frelimo. Fez referência ao assassinato dos membros da Renamo, incendiamento de bandeiras e representações deste partido, entre outros desmandos.
Para Rogério, Dhlakama não pode estar a tolerar situações desta natureza, tal como acontece quando lhe são “roubados” votos em pleitos eleitorais.
O candidato derrotado, prometia igualmente, caso fosse eleito, imprimir uma nova dinâmica no seio da Perdiz, apostando cada vez mais em jovens, daí que afirmou ser preciso injectar novo sangue na direcção do partido.
Por último Rogério Joaquim levantou a polémica situação de pagamento das quotas no partido por parte dos membros.
Por seu turno, Afonso Dhlakama, quando subiu ao pódio limitou-se a menosprezar o discurso do seu rival. Contudo fez crer que na Renamo ele é o único com capacidade para liderar o partido e quiçá governar o país.
Aliás, Dhlakama nem fez questão de mudar de discurso. Voltou à canção de sempre: roubo de votos pela Frelimo. Disse aos seus membros que nunca perdeu e que não tem medo de nenhum candidato. “Tenho medo da fraude. A Frelimo sempre roubou os meus votos”, conclui.
Mais adiante, o “dono” da Renamo acusou a Frelimo de tencionar acabar fisicamente com a Renamo. “Se a Renamo fosse dirigida por um jovem, o partido já tinha morrido. Até hoje, se existe e vive, é por mim, eu Dhlakama” – mencionou o “pai da democracia”.

Que dizem os membros?

No fim do acto, houve uma divisão entre os membros. Uns manifestavam-se contra a vitória de Dhlakama, outros festejavam-na, e outros ainda estavam indiferentes. Há no partido quem tema um futuro desastroso como consequência das próximas eleições.
Na verdade muitos não votaram. Os deputados presentes não gozaram do direito ao voto. Foram apenas simples convidados. “Tudo à moda de Dhlakama. Ninguém pode reclamar, senão: fora” – comentava-se nos bastidores.
Pelo sim ou pelo não, Dhlakama renovou o mandato. Por quanto tempo não se sabe. Os Congressos da Renamo já passaram a não ser regulares. Acontecem apenas quando o líder quer.

Novos membros da comissão política

Entretanto, o secretário geral da Renamo, Issufo Momad, disse ao Canal de Moçambique que foram eleitos ainda em Nampula os membros da comissão política do partido. Afonso Dhlakama, Vicente Ululu, Gania Musagy, Ossufo Quetine, José Manteigas, Ivone Soares, Aida Matsangaíssa, Joaquim Marungo e Tomé Fernando. O décimo membro deverá ser indicado por uma comissão política provincial



2009-07-23 07:28:00

1 comment:

Anonymous said...

Alo Manuel, na noticia acima acho que algo ficou esquecido os nomes dos membros Seniores do Partido Renamo que tambem fazem parte da comissao politica desde o congresso de Nampula;
Manuel Lole e Leopoldo Ernesto!

Continuacao de bom trabalho

Vilisa