Thursday 23 July 2009

Presidente do Brasil diz que Moçambique é parceiro estratégico



O Presidente brasileiro, Lula da Silva, disse esta terça-feira, durante a visita do seu homólogo moçambicano, Armando Guebuza, que Moçambique é um "parceiro estratégico e prioritário" das relações do Brasil com África e anunciou uma nova missão empresarial em Outubro.

"Hoje damos mais um passo para consolidar uma aliança que é modelo de cooperação para o desenvolvimento e que revela o potencial transformador da relação Sul-Sul", destacou Lula da Silva.

Lula da Silva disse ainda que os investimentos brasileiros estão a chegar a Moçambique "com força" e que os empresários partilham o optimismo do Governo brasileiro.

O presidente brasileiro exemplificou com o projecto de extracção de carvão em Moatize, pela empresa brasileira Vale do Rio Doce, que foi responsável pela geração de três mil postos de trabalho naquele país.

A participação da Camargo Corrêa no projecto hidroeléctrico de Mpanda Nkuwa também "coloca os empresários brasileiros na linha de frente da geração de energia no país".

Desde a sua última visita a Maputo, em 2008, já se iniciaram discussões sobre mecanismos de estímulo ao intercâmbio comercial e de investimentos como uma extensão de financiamento, no montante inicial de 300 milhões dólares pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES).

Lula da Silva admitiu ainda o seu interesse em avançar bilateralmente em matéria de biocombustíveis e afirmou que um plano de acção de desenvolvimento da matriz energética de Moçambique será elaborado nos próximos meses.

Além de financiamento e tecnologia, que "ajudarão a mitigar carências em sectores cruciais como a agricultura e a saúde", o Presidente brasileiro propôs que seja realizado no Brasil um encontro entre ministros da Agricultura de toda a África.

O objectivo, destacou, é discutir parcerias "para fomentar, em solo africano, a revolução verde", realçando que a experiência brasileira em tecnologia e políticas públicas estará a serviço dessa cooperação.

O compromisso do Brasil com os "irmãos moçambicanos", como disse Lula, ainda engloba uma das maiores iniciativas em cooperação, a fábrica de anti-retrovirais, que deverá iniciar as suas operações antes do final de 2010.

Ontem foram assinados acordos de serviços nas áreas de formação de quadros técnicos, no sistema prisional, na área de florestas, em serviços aéreos e de tecnologia social, além de formação de militares moçambicanos para integrarem missões de paz.

Lula da Silva enalteceu Moçambique como um país "modelo" para os Estados em situação pós-conflito e destacou que a realização de eleições gerais multipartidárias "de forma regular, democrática e pacífica, confere grande prestígio internacional a Moçambique".

Guebuza iniciou domingo uma visita ao Brasil para reforçar as relações bilaterais e teve como ponto alto a reunião desta terça-feira com o seu homólogo Lula da Silva.

Guebuza iniciou domingo a visita ao Brasil, acompanhado dos Ministros dos Negócios Estrangeiros, Oldemiro Baloi, da Indústria e Comércio, António Fernando, Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, e de Energia, Salvador Namburete.

A comitiva segue hoje, quarta-feira, para o sul do Estado do Pará para visitar as instalações do Projecto Carajás da Vale, a maior mina de ferro a céu aberto do mundo.
In Club of Mozambique

No comments: