Monday, 13 July 2009

Candidatos a deputados: Isaú Meneses suplente e Vaquina na renovação

O PARTIDO Frelimo precisou de muitas horas na passada quinta-feira para que fossem encontrados os nomes dos 18 candidatos a deputados da Assembleia da República, e ainda ir à segunda votação para o desempate de alguns concorrentes suplentes, facto que acabou resultando na eleição de alguns membros do Governo, entre os quais o próprio governador provincial, Alberto Vaquina, e um administrador distrital.

Enquanto isso, de Isaú Meneses e Doroteia Ambrósio, que representam o partido na vigente legislatura, tendo o primeiro presidido a Comissão dos Assuntos Sociais e Género, que também integrava a componente de HIV/SIDA, ficaram de fora.

Numa sessão orientada pelo chefe da brigada central afecta àquela província, Alberto Chipande, a eleição ocorreu na tarde daquele dia, tendo no final se verificado muitas surpresas. Para além daqueles deputados, outros nomes, como Joaquim Veríssimo, Antónia Charre e Isaura Júlio, director executivo dos CFM-Centro, directora provincial da Mulher e Acção Social e secretaria provincial da OMM, figuraram entre os mais votados atrás do governador Alberto Vaquina e dos ainda deputados Angelina Nchumali, Jaime Neto, Maria das Dores e Manuela Machute.

Outras novidades na lista dos 18 efectivos foram os nomes de Augusto Jone Luís, director-adjunto da Universidade Pedagógica (UP) da Beira, João Moisés Oliveira, actual administrador distrital de Gorongosa e Francisco Madeira, Ministro na Presidência para os Assuntos Diplomáticos.

Importa referir ainda que as deputadas da actual legislatura Maria das Dores e Manuela Machute também conseguiram lugar entre os efectivos, nomeadamente em sétimo e 11º lugares, respectivamente.

Depois da segunda volta para o desempate de alguns nomes, Isaú Meneses figura em primeiro lugar na lista de suplentes, seguido de Ana Matsinhe, Doroteia Ambrósio, Ricardo Portugal, Ivone Pacheco, Bulgário Muni, Maria Isac Domingos, Baptista Fernando e Graciana Pita.

De referir que, a excepção de Alberto Chipande, que figura como cabeça de lista, depois da votação a lista completa dos 18 candidatos a candidatos ficou assim: Alberto Vaquina, Joaquim Veríssimo, Angelina Nchumanli, Antónia Charre, Jaime Neto, Isaura Júlio, Maria das Dores, Augusto Jone, Francisco Madeira, João Oliveira, Manuela Machute, Zezinho Zé, João Macanga, Azarias Muanhengue, Zacarias Magibiri, Ana Simate, Jaime Massesse e Leopoldina Gimo.

Maputo, Segunda-Feira, 13 de Julho de 2009. Notícias

No comments: