Morreu na tarde de ontem, em Maputo, vítima de doença, Atanásio Alberto Dimas, Chefe da Redacção do Jornal Notícias. O malogrado havia sido admitido na Sociedade do Notícias aos 3 de Janeiro de 1978, sendo que devido à sua entrega e dedicação ao trabalho foi sucessivamente ascendendo de categoria profissional e, ao mesmo tempo, aos cargos de maior responsabilidade editorial.Maputo, Segunda-Feira, 8 de Junho de 2009:: Notícias
Nos últimos anos da sua vida este profissional não gozava de boa saúde, mas nem com isso deixou de se empenhar no trabalho, procurando, na medida do possível, dar o seu melhor contributo na produção do jornal. Todavia, há cerca de dois meses Atanásio Dimas viu-se na contingência de ter que abandonar o posto de trabalho por causa da doença que continuava a apoquentá-lo.
Chegou a ser atendido em regime de internamento no Instituto do Coração, tendo depois tido alta por apresentar sinais de melhoria. Eis que há cerca de duas semanas depois da alta Dimas é de novo evacuado de emergência para esta unidade sanitária, onde viria a perder a vida, a meio da tarde de ontem, deixando viúva, a também nossa colega Delfina Mugabe, e dois filhos.
A notícia da morte de Dimas surpreendeu a todos os colegas da Redacção e não só, sendo que os companheiros directos têm ainda em memória um dos últimos convívios que com ele partilharam, em Fevereiro de 2007. Chefe Dimas, como era carinhosamente tratado, foi nessa altura surpreendido com um brinde por ocasião do seu quinquagésimo aniversário natalício.
Devido à sua dedicação desempenhou vários cargos de chefia a nível da Sociedade do Notícias. Assim, em 1982 foi nomeado para a chefia da Reportagem do jornal Domingo. Mais tarde Atanásio Dimas viria a ser chamado para desempenhar o cargo de Subchefe da Redacção do jornal Notícias, tendo merecido, em 1985, e devido à sua abnegada entrega ao trabalho, uma menção de louvor e um prémio monetário atribuído pela empresa.
Atanásio Dimas foi depois nomeado para o cargo de Chefe da Redacção do Jornal Domingo, em Fevereiro de 1987.
Em Setembro de 1988 o malogrado foi designado, por Despacho do Presidente da República, funcionário da Presidência da República, onde desempenhou, em comissão de serviço ao cargo de adido de imprensa até 1995.
De regresso ao Notícias, Atanásio Dimas assumiu o cargo de Chefe da Redacção, responsabilidade que exerceu até à data da sua morte.
A data e o local do funeral de Atanásio Dimas serão anunciadas oportunamente.
À família enlutada o Conselho de Administração, a Direcção Editorial, o colectivo de jornalistas e os trabalhadores da Sociedade do Notícias em geral endereçam os seus mais sentidos pêsames.
Hospitals trial AI to spot type 2 diabetes risk
-
The system checks patients' ECG heart traces for subtle early warning signs.
1 hour ago
No comments:
Post a Comment