Maputo, Segunda-Feira, 8 de Junho de 2009:: Notícias
CINCO pessoas morreram, outras quinze contraíram ferimentos, entre graves e ligeiros, como consequência de vinte e quatro acidentes de viação registados durante semana passada em diversas arteiras da província de Maputo. Segundo o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) no Comando Provincial, Juarce Martins, que facultou esta informação, os feridos foram conduzidos às diferentes unidades sanitárias para receber tratamentos. Do total dos sinistros, 14 foram choques entre carros, sete atropelamentos e três despistes e capotamento. Tal como noutras ocasiões, Martins, destaca o desrespeito pelas regras de trânsito, a condução em estado de embriaguez, excesso de velocidade, bem como o deficiente estado mecânico de algumas viaturas como sendo as principais causas dos sinistros.
OS Serviços de Urgências do Hospital Central do Maputo (HCM) atenderam ao longo do fim-de-semana 894 pacientes sofrendo de diversas enfermidades, de onde três deles viriam a perder a vida antes de serem transferidos para as respectivas enfermarias. Deste universo, 684 pessoas sofriam de doenças como malária, febres, dores de cabeça, entre outras classificadas como doenças gerais. Segundo Arlindo Mahumana, enfermeiro-chefe ontem em serviço naquela que é maior unidade sanitária público, 105 procuraram tratamento depois de contraírem ferimentos vítimas de acidentes de viação, 69 foram asmáticos, 29 tinham ferimentos vítimas de agressões físicas, duas por queimaduras e igual número procuraram socorro depois de se intoxicar de álcool.
CENTO e oitenta multas foram aplicadas a igual número de automobilistas pela Polícia de Trânsito, por terem cometido diversas irregularidades durante o processo de condução, num universo de 2608 inspecções realizadas semana passada na província do Maputo. De acordo com o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) Juarce Martins grande parte dos condutores foi multada por falta de observância das regras de trânsito nalgumas estradas bem como por infracções diversas. O nosso interlocutor disse que as autoridades policiais aprenderam igualmente dezoito viaturas por suspeitas, falta da respectiva documentação e outros por apresentar documentos falsos.
VINTE e cinco indivíduos estão detidos e encarcerados nas celas da Polícia da República de Moçambique (PRM), desde semana passada indiciados de roubo de viaturas e prática de vários tipos de crimes em diferentes pontos da província do Maputo. De acordo com o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) no Comando Provincial, Juarce Martins, as autoridades policiais estão a trabalhar para o esclarecimento dos referidos crimes.
Three shot dead as gunmen attack Haiti hospital
-
Many others are injured when armed men fire at medical staff, police and
reporters in Port-au-Prince.
2 hours ago
No comments:
Post a Comment