Friday, 8 May 2009

Jovens apostam em revolucionar CNJ


SOU A ALTERNATIVA POSSÍVEL

Para Job Mutombene, informático formado pela Universidade Eduardo Mondlane o que lhe motiva a concorrer à presidência do CNJ é o facto de acreditar que pode ser alternativa para a direcção desta organização juvenil, contando com a experiência que possui.

No seu entender, o movimento associativo está desorganizado, daí que os jovens tenham sérios problemas sobretudo para aceder ao financiamento das suas actividades, legalização das suas associações e falta de instalações para o seu funcionamento.

Mutombene, que concorre pelo Fórum Nacional da Juventude para Unidade e Desenvolvimento, exercendo as funções de secretário-geral, indicou como desafios caso ganhe as eleições, fazer advocacia para que haja uma política nacional da juventude regulamentada; melhorar a capacidade institucional do CNJ; elaborar um plano estratégico que vai orientar toda a acção da organização; criar organismos independentes como parlamento juvenil e outros.

Para a operacionalização das suas ideias, Job Mutombene aponta a descentralização do CNJ, através da delegação de poderes aos organismos de nível provincial e distrital para que possam executar os programas.

Entretanto, Job Mutombene mostra-se agastado com a equipa organizadora da assembleia geral. Considera que não existe clareza na selecção das associações para a reunião do Chimoio.

Há muita má-fé, estão a ser levadas para Chimoio associações inexistentes, com a missão de apoiar um certo candidato, disse.

Como perfil resumido, Job Mutombene é técnico informático especializado em Web, desenho gráfico. Neste momento está a fazer um curso de correspondência para a especialização em tecnologia de informática; foi fundador da Associação de Jovens Humanistas de Moçambique; oficial de apoio ao Voluntariado Nacional no projecto das Nações Unidas para o Voluntariado. Neste momento, Job Mutombene com 27 anos de idade, é oficial de programas da Get jobs, uma organização para promoção de emprego.


Maputo, Sexta-Feira, 8 de Maio de 2009. In Notícias

No comments: