Friday 24 April 2009

Primeiros resultados beneficiam Zuma


Jacob Zuma lidera a contagem e poderá ultrapassar as expectativas.
Como se esperava, a vitória do ANC e de Jacob Zuma parece certa e poderá mesmo ultrapassar as expectativas.
Segundo o enviado da BBC para África à África do Sul, as primeiras contagens são francamente positivas para o país do governo.

Jacob Zuma será, portanto, o primeiro Zulu à frente da presidência da África do Sul.

Com 14% dos votos contados por volta das 0430 GMT, o ANC liderava com 63%, e ainda não tinham começado a ser contados os votos das zonas rurais.

Números que estão a surpreender. Nesta mesma fase de contagem em eleições anteriores, o ANC não tinha resultados tão elevados.

O ANC está a liderar em todas as províncias, excepto o Cabo Ocidental, onde já se esperavam resultados particularmente fortes da Aliança Democrática (AD).

Em Kwazulu-Natal, o resultado do ANC também é extraordinário, ultrapassando, com quase o dobro dos votos, o partido Inkata.

A AD parece ter ganho o segundo lugar, seguida do Inkatha.

A grande desilusão será para o Congresso do Povo (COPE), o novo partido sul-africano, formado por dissidentes do ANC.

Só esta noite ou amanhã se devem conhecer os resultados definitivos.

Eleições históricas

A Comissão Eleitoral Independente não teve mãos a medir com uma afluência às urnas massiva que poderá atrasar ligieramente a contagem dos votos.

A afluência às urnas parece mesmo ter ultrapassado a previsão de 80% da Comissão Eleitoral Independente.

Estas eleições vão ficar na memória com a imagem de longas filas de espera. Nalgumas assembleias de voto chegaram a faltar boletins de voto.

"Estas eleições ficam conhecidas como as maiores eleições de sempre na África do Sul em termos de adesão do eleitorado", comentou o nosso enviado Aires Walter dos Santos.

No comments: