O presidente Lula nunca precisou tanto do ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger. O homem que já chamou o governo Lula de o mais corrupto da História, e entrou para o mesmo pela porta da frente, pelo patriotismo, virou peça-chave para o chefe se aproximar do presidente eleito dos EUA, Barack Obama.
Unger foi mestre do estudante Obama em Harvard. E soube preservar a amizade, até com laços familiares. O filho mais velho de Mangabeira, Gabriel Unger, é presidente do Comitê da Juventude de Obama. A intimidade é tanta que Mangabeira e Obama trocaram mensagens por e-mail dois dias antes da eleição. Fontes do Planalto revelam que Lula pediu a Mangabeira que arrume um encontro com Obama, em Washington, no dia 15.
Enfim, ministro
Mangabeira Unger, dessa forma, fará jus ao título da pasta Assuntos Estratégicos. Caberá a ele, nos próximos dois anos, a articulação do governo brasileiro com a futura gestão de Obama.
Cuidado, Lula
Mas Lula deve abrir os olhos para não perder Mangabeira para
Obama. Vários assessores do escrete do democrata também
foram alunos do advogado brasileiro em Harvard.
No sangue
O filho mais novo de Mangabeira, Francisco Unger, também participou do movimento jovem da campanha americana.
No gatilho
Enquanto isso, preocupado com o novo programa de defesa nacional, Mangabeira faz um périplo de 18 dias pela França, Ásia (Ucrânia, Rússia) e Israel. Quer fechar parcerias estratégicas na área militar.
Hong Kong mogul Jimmy Lai testifies for first time
-
Lai, one of the most influential pro-democracy figures in the city, is
accused of colluding with foreign forces.
44 minutes ago
No comments:
Post a Comment