O primeiro Presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela, felicitou, esta quarta-feira, Barack Obama pela vitória nas presidenciais norte-americanas e acrescentou que esta escolha é um exemplo de que todos podem sonhar em mudar o mundo.
A sua vitória demonstrou que ninguém, em todo o mundo, deve ter medo de sonhar em mudar o mundo para o tornar melhor, escreveu Mandela numa carta dirigida ao senador do Illinois, na qual lhe desejou também força e coragem para os próximos anos.
Estamos convencidos de que conseguirá finalmente realizar o seu sonho de fazer dos Estados Unidos da América um parceiro integral na comunidade das nações, que se consagra à paz e à prosperidade para todos, acrescentou o herói da luta contra o apartheid e prémio Nobel da Paz.
Mandela afirmou confiar que combaterá igualmente e em todo o lado o flagelo da pobreza e da doença, sublinhando que aplaudia o seu compromisso para com a paz e a segurança no planeta.
No final de Julho, Barack Obama agradeceu a Nelson Mandela, numa mensagem por ocasião do 90º aniversário, por ter demonstrado que ninguém tem que aceitar o mundo tal como é, que pode ser refeito como devia ser.
Nesta ocasião, Obama lembrou que tinha visitado há alguns anos a cela de Mandela em Robben Island e que a luta contra o regime segregacionista branco na África do Sul tinha pesado grandemente no seu envolvimento político nos Estados Unidos. Nelson Mandela, que passou 27 anos nas prisões do regime do apartheid, foi o primeiro negro sul-africano a chegar à presidência a 10 de Maio de 1994.
Em 1999 retirou-se da vida política mas recorre frequentemente à sua imagem para promover a luta contra a sida e a ajuda à infância, através da sua fundação.
Russian ballet star Vladimir Shklyarov dies at 39
-
Shklyarov, a principal with the prestigious Mariinsky Theatre, is being
remembered as an "extraordinary artist".
1 hour ago
No comments:
Post a Comment