Tuesday 25 November 2008

AUTARQUICAS 2008

Em pleno processo de contagem de votos

«CNE» tira folga no fim de semana

Maputo (Canal de Moçambique) – Foi uma desilusão para os órgãos de comunicação social que foram ao centro de imprensa para obtenção de dados eleitorais no recinto da Facim na capital moçambicana, Maputo, durante o fim-de-semana. Estava encerrado. As eleições fecharam para férias… Não havia nenhuma informação disponível. Obter dados eleitorais referentes ao sufrágio das municipais decorridas a 19 de Novembro no território moçambicano foi tarefa impossível, ou melhor, impedida.
Perante esse dilema a reportagem do «Canal de Moçambique» tentou várias vezes entrar em contacto com o Staff que responde pela área de comunicação no Secretariado Técnico de Administração Eleitoral, (STAE) mas não encontrou solução para obtenção dos resultados eleitorais. Todo mundo estava de férias e a “curtir” o fim de semana sem nenhum respeito para com os eleitores que de facto precisam de estar informados sobre o que se passa

Entretanto

Pelos dados que o Canal de Moçambique foi registando a Renamo foi a maior derrotada. Praticamente, tirando o caso de Nacala que ainda constitui motivo de reclamação da parte da “perdiz”, o partido de Afonso Dhlkama perdeu tudo, mesmo o que no passado estava em sua posse, nomeadamente, Beira, Angoche, Marromeu, Nacala e Ilha de Moçambique. E aliás, dos novos municípios, perdeu tudo, mesmo em Gorongosa, local que era tido como um autêntico bastião da Renamo que durante a guerra civil esteve sob seu controlo.
Persistem no entanto dúvidas quando ao desfecho da eleição do presidente do Município de Nacala-a-Porto. Há ainda a possibilidade de vir a ter de se realizar uma segunda volta. O mesmo se presume que possa vir a ter de suceder no Gurue.
Na Beira a Frelimo sabe-se que terá mais um ou dois deputados que a Renamo mas há ainda contas a fazer. Sabe-se porém que nenhum dos partidos tem maioria absoluta e que a Grupo para a Democracia na Beira (GDB) apesar do seu presidente só ter conseguido cerca de três centenas de votos vai meter cerca de 6 deputados na assembleia municipal fruto do engano dos eleitores que responderam ao apelo de Daviz Simango ao voto no “passarinho” querendo referir-se à “perdiz” da Renamo mas que acabou levando os eleitores ao engano e a votar na pomba da bandeira do GDB, mais também porque no boletim de voto para a Assembleia Municipal o GDB estava em última posição tal como Daviz Simango no boletim das presidenciais. Não fosse o erro a Renamo teria maioria absoluta. Assim o GDB e os outros partidos que com um ou dois deputados estarão na assembleia da Beira passarão a ter um papel de charneira de uma importância que nem eles próprios alguma vez terão imaginado.

(Conceição Vitorino)

No comments: