Zimbabwe : Mugabe faz recuo para salvar acordo
O PRESIDENTE zimbabweano, Robert Mugabe, poderá mudar a composição do Governo, que anunciou unilateralmente na semana passada, para tentar salvar o acordo de partilha do poder com a oposição, segundo a edição de ontem do “The Herald”, jornal considerado porta-voz do Governo de Harare.
O diário cita um responsável não identificado do partido de Mugabe, a União Nacional Africana do Zimbabwe-Frente Patriótica (ZANU-PF), que afirmou serem possíveis compromissos.
O Movimento para a Mudança Democrática (MDC) garantiu o Ministério das Finanças no Governo de unidade no Zimbabwe, mas ameaçou denunciar o acordo face à intransigência de Mugabe relativamente às mais importantes pastas governamentais.
Mugabe já nomeou por decreto 14 ministros para ocupar as pastas mais importantes, tais como a Administração Interna, Defesa e Negócios Estrangeiros, deixando para o MDC a pasta das Finanças, que é essencial para resolver a grave crise económico-financeira e a inflação que atingiu os 231 milhões por cento ao ano.
Fontes próximas dos negociadores disseram que, quando as delegações das duas facções do MDC e da ZANU-PF retomaram ontem de manhã as negociações, a sensação dominante era a de que Tsvangirai não aceitará integrar um Executivo, cuja componente de segurança, particularmente a administração interna, esteja nas mãos da ZANU-PF.
Em círculos do MDC (de Morgan Tsvangirai) são claras as preocupações relativamente à uma pasta que controla as forças policiais e também a gestão dos cadernos eleitorais, nos quais se suspeita desde há muito existirem milhares de “eleitores-fantasmas” criados pelo regime da ZANU-PF nos últimos anos.
O Presidente Robert Mugabe chegou quarta-feira atrasado às negociações por ter estado reunido com os seus camaradas da Comissão Política (órgão máximo de decisão do partido) na sede da ZANU-PF em Harare, disse uma fonte, que pediu o anonimato.
Segundo o acordo assinado entre as partes a 15 de Setembro na presença do mediador Thabo Mbeki (que participa nas sessões desta semana em Harare) as duas facções do MDC teriam o direito a mais um ministério do que a ZANU-PF, mas o acordo não especificava que pastas seriam ocupadas por quem.
Maputo, Sexta-Feira, 17 de Outubro de 2008; In Notícias
No 10 sorry for meat and alcohol at Diwali event
-
A Tory MP accused No 10 of a "disappointing lack of knowledge" about the
traditions of Hinduism.
1 hour ago
No comments:
Post a Comment