Friday 31 October 2008

Liga Juvenil do ANC visita Maputo



No epicentro da vista está o pedido de desculpas devido aos actos de xenofobia que afectaram a muitos moçambicanos residentes na África do Sul em Março último.

Maputo (Canal de Moçambique) – Sob os auspícios do Partido Frelimo, mais concretamente da sua organização, Organização da Juventude Moçambicana (OJM), ao nível da capital do País, a Liga Juvenil do Congresso Nacional Africano (ANC), da vizinha África do Sul, visita desde Terça-feira a cidade de Maputo, até 1 de Novembro. A visita é organizada por uma comitiva de 12 membros movimento, liderados pelo presidente da respectiva liga do ANC, a nível da província de Gauteng, na África do Sul.
No epicentro da vista está o pedido de desculpas devido aos actos de xenofobia que afectaram muitos moçambicanos residentes na África do Sul; a discussão com a OJM de questões políticas, sociais e económicas, e a promoção do espírito de paz e solidariedade internacional e estabelecer uma plataforma de parceria nos mais diversificados domínios.
Segundo uma nota de imprensa do secretariado executivo da OJM, na Cidade de Maputo, para além dos pontos anteriormente referidos, a Liga Juvenil do ANC vai participar em debates e palestras subordinadas ao tema "Juventude no contexto político actual", encontros com diferentes personalidades e dirigentes de movimentos juvenis moçambicanos, e ainda "visita à Barragem dos Pequenos Libombos".
A mesma nota avança igualmente que a Liga Juvenil do ANC vai visitar, entre outros locais históricos, "as estátuas de Eduardo Mondlane e Samora Machel, a Fortaleza de Maputo e o Centro de Documentação Samora Machel".
Por outro lado, no âmbito desta visita da Liga Juvenil do ANC, está agendado um Sarau Cultural no Cine Africa.

(Emildo Sambo)

No comments: