Tuesday 30 September 2008

Um Poema de Inoque Matangalane

Nyandayeyouuu! !!

Gostaria de falar
Estou cansado de calar
Torna-me dificil fingir de sego
é dificil fingir de mudo,
Estou cansado de ver
tanta podridão
que encaminha o povo a elusão
estou cansado de ouvir
e engulir promessas falsas
quero vestir a verdade,
mas não tenho calsas
Gostaria de retirar
a dor que sinto dentro de mim
preciso expressar
o que realmente vem do fundo de mim
apenas dessa maneira, a minha dor terá fim

Nyandayeyouuu! !

Preciso dum emprego
quero trabalhar
pra não robar
Preciso de sucego
mas quando encontro
o tal emprego sou escravisado
despresado e mal pago
racismo ainda existe
Vivo um pesadelo
Gostaria de falar,
mas sinto-me afogado
sinto me fora do mundo dos vivos
sinto um tiro na minha testa
Sinceramente, esta vida não presta
Moçambique Pais da marrabenta,
afinal qual será o ponto final?
de tanta dor, de tanto luto, de tantas lágrimas?

Nyandayeyouuu! !!

Gostaria de ser alguem
pra lutar contra a pobreza absoluta
pra lutar contra a corrupção
contra a prostituição, sem cartão
que predomina no pais como combustão
falo assim porque sou carvão
Mas não tenho condições
meu sonho era estudar
mas por fim ao cabo vou assaltar
roubar e matar
peço esmola na rua,
durmo por baixo da ponte a luz da lua
mas ninguem solta uma simples moeda
limitam-se a olhar-me e chama-me de merda
alguns chamam-me maluco
mas na verdade, eu sou xibhuku
das realidades do povo Moçambicano.. .


NB: Xibhuku = Espelho
Nyandayeyo = Socorro


Escrito por:
Inoque Matangalane
29/09/2008

No comments: