Tuesday 30 September 2008

DO HOTEL CHUABO


Direcção do Meio Ambiente rouba energia

Ha duas semanas que não se trabalha por falta de energia, mas o director, Armindo Pancrácio, diz que não sabe o que se passa alegando viagens constantes.

Quelimane (DZ)- Até parece uma simples ficção quando se diz uma direcção provincial como a da Coordenação pa Acção Ambiental na Zambézia, esta sem energia eléctrica a sensivelmente duas semanas.

Um grupo de funcionários que denunciou esta irregularidade, diz que apenas chegam de manha como é habitual e saem as 15 horas sem fazer nada porque o sistema de energia pré-pago ainda não foi carregado. Ou seja, a instituição não tem dinheiro para comprar energia.

Ainda mais, aqueles funcionários dizem que o mais grave é que o único local que tem energia eléctrica é o gabinete do director provincial, Armindo Pancrácio. E sabes porque?-Questionaram os trabalhadores ao nosso repórter. É que o director mandou ligar energia a partir do Hotel Chuabo, visto que o seu gabinete esta delimitado com uma parte daquela unidade hoteleira.

Esta crise, segundo soubemos, não é nova, aliás, aquele grupo de funcionários que não quiseram dar a cara por temerem represálias junto da chefia, diz que nos últimos anos a direccao provincial para Coordenação Ambiental, tem vindo a passar maus bocados. Por outro lado, as nossas fontes acrescentaram que este cúmulo de irregularidades vem se acumulando, e tudo começa do sector financeiro onde foi instalado um "bando" de funcionários que apenas se preocupam com os seus ganhos em detrimento da outra parte dos funcionários.

Aliás, chegamos de perceber que para além de energia eléctrica, também viaturas ficam sem combustível, mesmo sabendo que há orçamentos para tal.

O mais grave disso tudo, apercebemo-nos que uma equipa de perítos da Polícia de Investigação Criminal (PIC), esteve naquela direcção recentemente e recolheu consigo todas guias referentes as viagens. Quando tentamos ir ao fundo desta questão de guias, os nossos informadores, claro os mais lesados disseram que naquela direcção são emitidas guias de viagens por um período de 10 ou 15 dias, e por vezes ate 20, mas no concreto ninguém efectua as tais viagem para as quais foram emitidas guias. Resultado, os dinheiros são processados e vai para lugar incerto.

Por volta das 12 horas desta quinta-feira, quando o nosso repórter deslocou-se a direcção provincial do Meio Ambiente, fomos infomados que de facto a situação é real. Aliás, a mesma fonte, disse mais que a energia que consomem de facto vem do Hotel Chuabo. Para ser mais concreta, a fonte disse que ate esta manhã, todos departamentos estavam ligados por via ilegal.

Num outro desenvolvimento, a fonte disse não ter mais dados, mas a verdade é que as coisas não esta bem.



Pancrácio foge responsabilidade e remete-nos a chefe do DAF

Ora, as 14 horas fomos de novo bater a porta do director provincial, Armindo Pancrácio. Quando indagado pelo nosso repórter sobre a crise de energia que se abate naquela direccao, Pancrácio disse e citamos: "Eu não tenho conhecimento do assunto, visto que viajo muito"-sublinhou o director, para depois acrescentar que "mas...podes falar com a minha chefe do Departamento da Administração e Finanças para te esclarecer este assunto"-rematou.

Após o nosso homem ter ido ao DAF, informaram-lhe que a tal chefe não veio ao serviço, por motivos que não soubemos.

De novo ao gabinete do director, este nem sequer mudou de idéia. Pancrácio continuou a bater com o pe no chão que não sabia o que estava acontecer, porque ele viaja muito.

Mesmo com estes ping-pongs todos, o DZ, ficou, a saber, de fontes próximas da empresa Electricidade de Moçambique (EDM), que este acto é um roubo e tem penalizacoes muito drásticas.

Esta fonte da EDM, prometeu accionar, alias, já houve uma multa emitida pela infraccao.

Refira-se que caso deste de roubo de energia não é novo. Pode-se dizer que até esta ganhar moda. Enquanto a EDM ataca os cidadãos pacatos, do outro lado há instituições do estado como esta do MICOA que ainda continua a usar energia duma forma ilegal. A Policia também já experimentou roubar energia, no seu posto localizado na praia de Zalala.

No comments: