Thursday 31 January 2008

Estudantes do ISRI preocupados

* Na origem das preocupações está a mudança compulsiva das instalações e a subida brusca das propinas.


Maputo (Canal de Moçambique) – Numa altura em que decorrem inscrições para os cursos de licenciatura no Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) os estudantes daquela instituição foram colhidos de surpresa com informações postas a circular nos corredores, dando conta de que, para o presente ano, as aulas vão decorrer nas novas instalações localizadas no bairro do Zimpeto, arredores da cidade de Maputo.
Trata-se de uma decisão que preocupa sobremaneira os estudantes do «ISRI» que a toda velocidade contactaram o «Canal de Moçambique» para manifestarem a sua apreensão.
Segundo apuramos deles, o imbróglio não reside na mudança para as novas instalações, mesmo porque, as condições na nova casa são sempre melhores do que a abandonada. Os nossos interlocutores referem que a preocupação central está na demora que se verificou na comunicação de tal decisão.
"Deviam ter-nos dito isso no fim do ano, mas não; só agora é que ficamos a saber que para este ano os nossos caminhos vão dar ao Zimpeto", disse um dos estudantes.
Os chamados "caloiros" também não ficaram alheios às informações postas a circular.

"Confirma-se, vão para Zimpeto"

Com vista a apurar a veracidade das informações que deixam os estudantes apreensivos, dirigimo-nos ao «ISRI». Não tendo sido possível ouvir o próprio Reitor deslocamo-nos à secretaria da Divisão Académica, local onde decorrem as matrículas, e onde ficamos a saber através dos funcionários afectos àqueles serviços que efectivamente, todos caminhos do ISRI vão passar a dar no Zimpeto. Em princípio todos os anos e todos os cursos vão para aquele bairro.
Outra preocupação apresentada pelos estudantes do ISRI é a subida brusca das propinas e taxa de matrícula cobradas naquela instituição de ensino superior, que passaram de 100,00 meticais, valor que vinha sendo cobrado até ao ano passado, para inscrição a uma cadeira anual, para 210,00 meticais a partir deste ano. Um aumento para mais do dobro.
O Instituto Superior de Relações Internacionais começou a leccionar em1986, com a missão de formar Diplomatas e peritos em Relações Internacionais. De lá a esta parte, aquela instituição já conseguiu formar centenas de estudantes e a partir de 2003 passou a leccionar também o curso de Administração Pública.

(Borges Nhamirre e Jorge Matavel).

No comments: