Thursday, 30 January 2014

Mira ai



mira ai, vamos la analisar este comunicado do Conselho de Ministros (abaixo).

A RENAMO boicota conversações com o governo. durante 3 meses. neste período começa aos tiros e a matar pessoas inocentes. dentre militares e civis. 3 meses depois retoma ao dialogo. o governo neste período faz de contas que está “muito interessado” no dialogo. descarta tudo que vem da RENAMO! depois da matança de civis e militares, é finalmente anunciado o “retorno” ao dialogo. na 2ª feira dia 27/01/14. discute-se nessa 2ª feira um pretenso “termo de referencia” para inclusão de “observadores” ou “mediadores” ao “dialogo” ou “conversações”, chamem o que quiserem. O Conselho de Ministros devia reunir-se, como de praxe, às terças feiras. neste caso dia 28/01/14. Não reúne! depois reúne-se “extraordinariamente” na quarta feira dia 29/01/14. e diz, segundo o comunicado. “altera o período do Recenseamento Eleitoral para as Eleições Presidenciais, Legislativas e das Assembleias Provinciais marcadas, para 30 de Janeiro à 14 de Abril de 2014 para o período de 15 de Fevereiro à 29 de Abril de 2014” (?!) A tal “alteração” foi sob proposta da CNE (ao Conselho de Ministros) e a pedido da RENAMO (ao governo), para que a RENAMO “melhor se organize” (?!)

mira,

quando a RENAMO propôs? se as “conversações/dialogo estavam “suspensos” e no seu lugar, matava-se gente civil e militar, com incidência no centro do país!?

a RENAMO propôs a quem? quando? e como? (p.s. “pedido expresso”?!)

desde quando os “pedidos” da RENAMO foram atendidos e aceites pelo governo e de forma tão célere como parece ser o caso? ou mesmo para CNE se a RENAMO declinou indicar seus membros para CNE em protesto contra a lei eleitoral?! com que legitimidade foi “atendido” esse “pedido” por parte da CNE? e que trâmites seguiu tal “pedido”?!

mira ai,

o pedido da RENAMO foi “atendido” pelo Conselho de Ministros, de forma relâmpago em reunião realizada quarta feira dia 29/01/14, “extraordinariamente” quando devia ser realizada terça feira dia 28/01/14, “ordinariamente” e nesse mesmo dia o Chefe do Executivo e Presidente da República “ausenta-se” do país com destino a Adis Abeba, para participar numa reunião da UA (?!) portanto o “pedido” da RENAMO é “aceite” pelo Conselho de Ministros, na ausência do seu “Chefe-Mor” (?!)

mira ai,

o recenseamento era suposto iniciar dia 30/01/14 e é “adiado” um dia antes pelo Conselho de Ministros a 29/01/14 e no terreno não há sinal nenhum por parte de STAE/CNE que vai “arrancar” algo (?!)

mira ai

não é suposto o STAE fazer um estudo técnico e propor à CNE um calendário de recenseamento e realização do pleito eleitoral? não é suposto o STAE fazer igualmente proposta de alteração das datas já acordadas e aprovadas? depois a CNE leva a proposta (ou alteração) ao Conselho de Ministros? quando foi feito isso? tem algum “expediente” por ai para servir de prova? alguma carta, nota, acta, circular, instrução? da RENAMO? do STAE?, da CNE? do Governo? mostrem-nos por favor!

mira ai,

a RENAMO através do seu membro, diga-se, sem nenhuma função oficial nos órgãos partidários, a deputada Sra. Ivone Soares, anunciou a partir de Quelimane, numa reunião interna com delegados distritais e membros das assembleias províncias do seu partido, no dia 28/01/14, portanto terça feira (dia em que o Conselho de Ministros devia estar reunido) que a RENAMO “vai participar nas eleições” (?!). toda a imprensa nacional e internacional dá muito destaque a esse anuncio (?!)

mira ai,

durante a matança em nenhum momento o governo, nem a PGR falou que vai responsabilizar “criminalmente” os “perpetradores” e os “mandantes” por assassínio de civis e militares, homicídio voluntário e atentado contra a segurança do estado. antes pelo contrário falou, através do G-40 de “possível “prisão” ao “porta-voz” (seja “propagandista”) da RENAMO, Sr. Mazanga, que desde então, ficou “mudo” (?!);

mira ai,

é verdade que o “povo maravilhoso”, o Moçambicano é “muito burro”, mas “nem todo o povo é burro”, e “nem todo o burro é povo”. o povo assiste muitas novelas Brasileiras e até já sabe dizer, “essa ai não presta!”, … até crianças do pré-primário!!!!!!!!!

mira,

o líder da RENAMO vai aparecer, quando (e “se”) aparecer, com “classe” e aquele seu jeito dele de ser “sorridente”, “triunfal” e “bonacheirão”, … como se nada tivesse acontecido e para não variar, como se nunca tivesse estado no mato o tempo todo, a viver em péssimas condições humanitárias, sem agua canalizada, corrente eléctrica, celular, comida, amparo familiar, sem assistência média e medicamentosa (!?), … e (“se” for) permitido, a “aparição” terá cobertura alargada nos media oficiais e privados nacionais e estrangeiros, para anunciar com pompa e circunstancia, alto e bom som e tom, “a macacada continua!”

Conclusão

a FRELIMO e a RENAMO andam mancomunados! a FRELIMO e a RENAMO “dormem” na mesma cama. andam aos beijos, caricias e altas fornicações a noite. e estão a parir muitos filhos. e de dia, estão a aldrabar os “mais crescidinhos” quando questionados, “afinal donde vem esses menininhos irmãozinhos todos?”. a resposta tem sido, “é a cegonha que os atira lá do seu!” (?!)

precisamos denunciar este casal FRELIMO & RENAMO sem escrúpulos e sem pudor. que a vida é o bem mais precioso que temos. não banalizemos a vida. nem a morte. não matemos as pessoas ao desbarato. não sejamos cínicos. “a cegonha não faz filhos e nem atira filhos do céu!” o papá e a mamã andam a fazer “coisas”. essas “coisas” estão a resultar no aumento de “bocas” na família. o papá e a mamã querem continuar a fazer “coisas”, sabendo que não tem capacidades para manter nem dar de comer todas essas “bocas” na família,… cada vez mais exigentes e famintas!!!!! as “bocas” vão se rebelar em algum momento e dizer “not under my name! not on my behalf!”
  




REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
___________
SECRETARIADO DO CONSELHO DE MINISTROS
Aos Órgãos de Informação
O Conselho de Ministros realizou, no dia 29 de Janeiro de 2014, a
sua 1.ª Sessão Extraordinária.
Nesta Sessão, o Governo, sob proposta da Comissão Nacional de
Eleições, aprovou o Decreto que altera o período do
Recenseamento Eleitoral para as Eleições Presidenciais,
Legislativas e das Assembleias Provinciais marcado, para 30 de
Janeiro à 14 de Abril de 2014 para o período de 15 de Fevereiro à
29 de Abril de 2014.
A alteração do período do recenseamento eleitoral resulta de
pedido expresso pelo Partido Renamo no contexto do diálogo em
curso entre o Governo e o Partido Renamo, para que este Partido
possa melhor se preparar para participar no processo das Eleições
Gerais, Presidenciais e Legislativas e das Assembleias Provinciais
de 2014.
O Governo no âmbito da promoção do espirito de Paz,
Reconciliação e Unidade Nacional, e da Democracia Multipartidária,
concordou com o pedido do Partido Renamo.
Maputo, 29 de Janeiro de 2014

Wednesday, 29 January 2014

Manuel de Araujo fala de Democracia e Eleicoes em Mocambique na Columbia University, Nova York

As 13.00 horas de hoje, (20. horas de Mocambique), darei uma palestra na Universiae de Columbia, Nova York subordinada ao tema 'Democracia e Eleicoes em Mocambique: Desafios e Perspectivas! Que aspectos da nossa ainda fragil democracia e as eleicoes gostarias que privilegiasse na apresentacao?

Monday, 27 January 2014

Hoje pelas 14.00 horas, Manuel de Araujo palestra na Howard University, Washington sobre "Democracia e Eleicoes em Mocambique- Desafios e Perspectivas

O Presidente do Municipio de Quelimane, Manuel de Araujo, apresenta esta tarde na prestigiosa Howard University em Washington o tema: Democracia e Eleicoes em Mocambique - Desafios e Perspectivas! Na palestra participarao diplomatas, pesquisadores, docentes e discentes residentes na capital dos EUA. Na Quarta feira, dia 29 o orador apresentara o mesmo tema na Universidade Columbia, em Nova York. Manuel de Araujo encontra-se numa digressao que o levou a Guatemala, onde participou no Antigua Forum, um evento organizado pela Universidad Francisco Marroquin,  e em Atlanta onde apresentou tres palestras nas Universidades Morehouse e Spelman Colleges. Lembre-se que foi na Morehouse College que se formou o PremioNobel a Paz, Dr Martin Luther King. Nos EUA, Manuel de Araujo manteve encontros de cortesia e de trabalho com varias instituicoes como O Carter Center, A Freedom House, o National Democratic Institute (NDI), o International Democratic Institute (IRI), Millennium Challenge Corporation (MCC), USAID entre outras.

Gurue ja mexe!


Eleições anuladas já mexem com a Frelimo
Quadros do partido estão no Gurúè
Quelimane (DZ) – Quadros do partido Frelimo encontram-se desde o último sábado na cidade de Gurúè, por sinal, o município onde as eleições autárquicas de 20 de Novembro de 2013 foram anuladas devido a várias irregularidades detectadas pelo Conselho Constitucional. Dos quadros da Frelimo que estão em Gurúè, destacam-se o Primeiro Secretário, Lucas Junqueiro, acompanhado de Joaquim Veríssimo, governador da Zambézia.
O nosso enviado a cidade de Gurúè, avança que desde o último sábado que esta chefia da Frelimo só se reúne com quadros a todos níveis. Este domingo, a reunião foi até ao final da tarde, onde o assunto era único, não deixar que o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) vença as eleições que terão lugar naquela cidade. Fechados no Cine Gurúè, por sinal, local que está sendo explorado pelo candidato da Frelimo, Lucas Junqueiro e Joaquim Veríssimo, pediram aos camaradas para que se dediquem no máximo convista a vencerem estas eleições. Refira-se que até agora não há data marcada para estas eleições, mas sabe-se que as mesmas vão se realizar em breve. (DZ)

Carnaval no Pequeno Brasil (Quelimane) 21 de Fevereiro a 3 de Marco 2014! Nao perca!


Quelimane (DZ) – A festa do carnaval na cidade de Quelimane, já tem data marcada pela edilidade para o início. Trata-se do dia 21 de Fevereiro do ano em curso, portanto, sexta-feira, e como tem sido característico antes do início, a festa vai ser antecedida por um desfile dos grupos nas principais ruas e avenidas da cidade no período da tarde. Neste ano, o carnaval vai ter um lema “Carnaval da Paz”, aliás, é pela primeira vez na história deste município que este evento beneficia-se de um lema. Segundo Camal Meragy, chefe de gabinete de Relações Públicas, no Conselho Municipal da cidade de Quelimane, para neste ano, o carnaval está orçado em 3.4 milhões de meticais e cada grupo vai receber 25 mil meticais do município em termos de apoio contra 15 mil meticais do ano passado o que corresponde um aumento no valor de dez mil meticais. Com o aumento, a edilidade sob gestão de Manuel de Araújo e Movimento Democrático de Moçambique (MDM) tem em vista melhorar a qualidade de apresentação dos grupos e a própria qualidade cultural do evento. Governo provincial não apoia em nada”, afirma Camal
Todos querem ver a festa do carnaval impecável mas se esquecem que aquele tipo de evento carece de custos e bem avultados. A cidade de Quelimane, é conhecida como sendo melhor ao nível do país em termos de Carnaval, aliáis, até foi apelidada de “Pequeno Brasil” devido ao domínio na organização deste tipo de evento. Dai que, na hora de dar apoio muitos não tem mãos a medir principalmente os singulares e privados, já o governo Provincial, desde que os munícipes decidiram entregar a cidade ao MDM como retaliação de retirada de Pio Matos, este, virou também as costas. Segundo Meragy, quando se fala de patrocínio na cidade de Quelimane, importa sublinhar que “o governo provincial nunca patrocinou a festa do carnaval nesta cidade. A festa acontece, graças a patrocinadores singulares, empresas privadas e algumas públicas”, afirma a fonte. Barracas fazem parte da festa A festa do carnaval na cidade de Quelimane, tem sido também, oportunidade de negócio para alguns empreendedores, uma vez que como forma de não dispersar as pessoas, o Município permite a criação de barracas ao redor do local onde acontece o evento. Isso, não só beneficia aos empresários e munícipes (espectadores) mas também, a própria edilidade que neste período aumenta sua receita.
Para construir uma barraca naquele espaço, a edilidade cobra quinhentos meticais. Só no ano passado por exemplo, o cofre do CMQ registou uma entrada no valor de 35.000,00MT (Trinta e cinco mil meticais) resultante de construção de 70 (setenta) barracas segundo revelou Camal, e para o presente ano, prevê manter o número de barracas porque aperceberam-se que aquelas barracas construídas ao lado do Porto de Pesca, tem criado um certo congestionamento, por esta razão, neste ano não vão ser fixadas barracas naquela zona.
“Está tudo aposto para a festa do Samba”
No que se refere a prontidão, o nosso interlocutor garantiu estar tudo aposto por parte da edilidade para que a festa do Samba aconteça sem qualquer sobressalto. Para o caso de equipamento por exemplo, segundo ele, o Conselho Municipal, tem o seu próprio equipamento e de boa qualidade apesar de no ano passado, os primeiro dois dias o referido evento ter registado deficiência de som. Enquanto que, em relação a segurança, a Polícia da República de Moçambique, PRM, a Polícia Municipal (PM) e um grupo de jovens voluntários que igualmente farão controlo do carnaval.
Recorde-se que neste fim-de-semana, a nível dos Postos Administrativos (PA), começou Casting dos grupos que o conselho municipal vai apoiar. O mesmo, visa seleccionar melhores grupos e em cada PA será apurado apenas 5 (cinco) grupos de dança perfazendo um total de 25 que vão ao palco disputar várias categorias nomeadamente melhor máscara, melhor Rei e Rainha, melhor carro alegórico, grupo de folião de bairro e empresa respectivamente, entre outras.
O carnaval, terá o seu término no dia dois de Março, como já se sabe que as datas deste evento são marcadas em função do período de quaresma. (Brussil Cassamo e Artur Cassambay)

Sunday, 5 January 2014

Amanha: dr Joao Carlos Colaco disserta em Quelimane sobre Pobreza e Exclusao Social!

Amanha, Segunda feira, dia 06.01.14 pelas 14.00 horas no Salao Nobre do Conselho Municipal de Quelimane, teremos a primeira palestra da Serie ' Repensar a Zambezia' , a ser proferida pelo Mestre Joao Carlos Colaco com o titulo ' Exclusao Social e Pobreza: problematizacao e Dinamica na Sociedade Mocambicana'. O dr. Joao Carlos Colaco e Sociologo, leccionando na Universidade Eduardo Mondlane. Foi tambem docente no Instituto Superior de Ciencias e Tecnologias de Mocambique (ISCTEM). A serie e organizada pelo CMCQ em coordenacao com a a Fundacao para o Desenvolvimento da Zambezia (FDZ), a Associacao Juvenil para o Desenvolvimento do Voluntariado (AJUDE) e o Centro de Estudos Mocambicanos e Internacionais (CEMO).