Monday 27 January 2014

Carnaval no Pequeno Brasil (Quelimane) 21 de Fevereiro a 3 de Marco 2014! Nao perca!


Quelimane (DZ) – A festa do carnaval na cidade de Quelimane, já tem data marcada pela edilidade para o início. Trata-se do dia 21 de Fevereiro do ano em curso, portanto, sexta-feira, e como tem sido característico antes do início, a festa vai ser antecedida por um desfile dos grupos nas principais ruas e avenidas da cidade no período da tarde. Neste ano, o carnaval vai ter um lema “Carnaval da Paz”, aliás, é pela primeira vez na história deste município que este evento beneficia-se de um lema. Segundo Camal Meragy, chefe de gabinete de Relações Públicas, no Conselho Municipal da cidade de Quelimane, para neste ano, o carnaval está orçado em 3.4 milhões de meticais e cada grupo vai receber 25 mil meticais do município em termos de apoio contra 15 mil meticais do ano passado o que corresponde um aumento no valor de dez mil meticais. Com o aumento, a edilidade sob gestão de Manuel de Araújo e Movimento Democrático de Moçambique (MDM) tem em vista melhorar a qualidade de apresentação dos grupos e a própria qualidade cultural do evento. Governo provincial não apoia em nada”, afirma Camal
Todos querem ver a festa do carnaval impecável mas se esquecem que aquele tipo de evento carece de custos e bem avultados. A cidade de Quelimane, é conhecida como sendo melhor ao nível do país em termos de Carnaval, aliáis, até foi apelidada de “Pequeno Brasil” devido ao domínio na organização deste tipo de evento. Dai que, na hora de dar apoio muitos não tem mãos a medir principalmente os singulares e privados, já o governo Provincial, desde que os munícipes decidiram entregar a cidade ao MDM como retaliação de retirada de Pio Matos, este, virou também as costas. Segundo Meragy, quando se fala de patrocínio na cidade de Quelimane, importa sublinhar que “o governo provincial nunca patrocinou a festa do carnaval nesta cidade. A festa acontece, graças a patrocinadores singulares, empresas privadas e algumas públicas”, afirma a fonte. Barracas fazem parte da festa A festa do carnaval na cidade de Quelimane, tem sido também, oportunidade de negócio para alguns empreendedores, uma vez que como forma de não dispersar as pessoas, o Município permite a criação de barracas ao redor do local onde acontece o evento. Isso, não só beneficia aos empresários e munícipes (espectadores) mas também, a própria edilidade que neste período aumenta sua receita.
Para construir uma barraca naquele espaço, a edilidade cobra quinhentos meticais. Só no ano passado por exemplo, o cofre do CMQ registou uma entrada no valor de 35.000,00MT (Trinta e cinco mil meticais) resultante de construção de 70 (setenta) barracas segundo revelou Camal, e para o presente ano, prevê manter o número de barracas porque aperceberam-se que aquelas barracas construídas ao lado do Porto de Pesca, tem criado um certo congestionamento, por esta razão, neste ano não vão ser fixadas barracas naquela zona.
“Está tudo aposto para a festa do Samba”
No que se refere a prontidão, o nosso interlocutor garantiu estar tudo aposto por parte da edilidade para que a festa do Samba aconteça sem qualquer sobressalto. Para o caso de equipamento por exemplo, segundo ele, o Conselho Municipal, tem o seu próprio equipamento e de boa qualidade apesar de no ano passado, os primeiro dois dias o referido evento ter registado deficiência de som. Enquanto que, em relação a segurança, a Polícia da República de Moçambique, PRM, a Polícia Municipal (PM) e um grupo de jovens voluntários que igualmente farão controlo do carnaval.
Recorde-se que neste fim-de-semana, a nível dos Postos Administrativos (PA), começou Casting dos grupos que o conselho municipal vai apoiar. O mesmo, visa seleccionar melhores grupos e em cada PA será apurado apenas 5 (cinco) grupos de dança perfazendo um total de 25 que vão ao palco disputar várias categorias nomeadamente melhor máscara, melhor Rei e Rainha, melhor carro alegórico, grupo de folião de bairro e empresa respectivamente, entre outras.
O carnaval, terá o seu término no dia dois de Março, como já se sabe que as datas deste evento são marcadas em função do período de quaresma. (Brussil Cassamo e Artur Cassambay)

No comments: