Tuesday 19 November 2013

Conferência de Imprensa proferida pelo Candidato a Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane, Professor Doutor Manuel de Araújo






Conferência de Imprensa proferida pelo Candidato a Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane, Professor Doutor Manuel de Araújo
Vamos votar transportando para as urnas um forte determinismo, uma forte convicção, uma forte bravura de que nesta terra NUNHUM TIRANO JAMAIS NOS ESCRAVISAR.


Entre os dias 5 e 17 de Novembro de 2013 o Movimento Democrático de Moçambique, seus apoiantes e simpatizantes empenharam-se na organização de campanhas eleitorais, com vista a conquista das Presidencias dos 53 municipios bem como assentos nas Assembleias Municipais. Ao conduzirmos a nossa campanha de forma cívica e ordeira demonstramos que somos um partido de paz e com bases sólidas bem estabelecidas, um partido maduro, e organizado. A campanha Eleitoral terminada domingo último, foi sem duvida um momento de exaltação da nossa democracia interna e a busca da manifestação das nossas liberdades políticas, reconhecidas como o instrumento da promoção do desenvolvimento e crescimento económico. 

Caros moçambicanos e moçambicanas. Caros e caras munícipes da Cidade de Quelimane. Ao avançarmos para a campanha eleitoral tínhamos definido uma estratégia e uma meta que era: entrar em contacto bairro a bairro, casa a casa, porta a porta, banca a banca, vendedor a vendedor, jovem a jovem! Com a nossa estratégia conseguimos fazer passar a mensagem da salvação deste nosso povo sofredor a mais de 38 anos. Com a nossa estratégia transmitimos a nossa mensagem de desenvolvimento e criação de melhoria das condições de vida para todos os munícipes da cidade de Quelimane. Partilhamos com todos os munícipes a mensagem de que este município e os seus recursos que aqui existem ou que são canalizados para este município, pertence a cada um de nós e devem ser partilhado de forma justa por todos. Durante duas semanas partilhamos com os munícipes da cidade de Quelimane a nossa visao, a nossa missao e a nossa estrategia para tirar Quelimane do burraco onde se encontrava inspirados numa mensagem da paz, de diálogo, tolerancia, justica, equidade, transparencia e do desenvolvimento que pretendemos trazer para os munícipes da Cidade de Quelimane. Durante os 15 dias da nossa campanha nao so opusemo-nos a guerra, a violência, a pobreza e a miséria como tambem mostramos como pensamos em construir a paz, a seguranca, a nao violencia, a riqueza e o bem-estar para todos. Por isso, de acordo com as nossas especificidades locais prometemos e daremos mais emprego, mais água potável, mais corrente eléctrica, mais estradas pavimentadas, mais estradas alcatroadas, mais sinais verticais, horizontais e luminosos, melhor gestão de resíduos sólidos, melhor e sustentavel gestao dos residuos liquidos que resultarao em menos doenças, menos malária (a doenca que mais mata em Quelimane), menos diarreias. Isto é, estamos apostados e comprometidos em dar a todos munícipes da cidade de Quelimane mais saúde, mais felicidade, mais orgulho de serem munícipes.

Durante os 15 dias da nossa campanha transmitimos aos nossos compatriotas a essência das eleições autárquicas marcadas para o próximo dia 20 de Novembro de 2013. Mostramos e com eles chegamos ao entendimento e compromisso de que para estas eleições temos nas nossas mãos um binómio com duas opções extremas e contraditórias: a) opção pela guerra e pela violência (que a nenhum de nós interessa) e opção pela paz e pela estabilidade política. Por isso, os nossos munícipes votarão no MDM e no seu candidato; b) temos a opção pela pobreza e pela corrupção (que todos repudiamos por serem pressupostos anti/éticos) e opção pela melhoria das condições de vida e pela transparência na gestão da coisa pública. Por esta opção todos os munícipes da Cidade de Quelimane votarão no MDM e no seu candidato; c) opção pelo desrespeito da nossa identidade (que não interessa aos municípios da cidade de Quelimane) e a valorização dos princípios e valores de identidade local, d) a opção pelo desemprego e pela frustração (com a qual todos estamos cansados) e a opção pela empregabilidade e satisfação familiar. Estas eleições chamam a cada um de nós a fazer uma única opção: recusar a guerra e recusa da violência. Estas opções serão alcançadas votando no Movimento Democrático de Moçambique e no seu candidato a edil do Município da Cidade de Quelimane.

Em nome da liderança máxima do Movimento Democrático de Moçambique, em meu nome pessoal, em nome de todos os candidatos, a Presidentes do Conselho Municipal e das Assembleias Municipais, viemos através deste Comunicado de Imprensa manifestar o nosso mais elevado sentido de agradecimento aos munícipes da cidade de Quelimane que de forma incondicional, ordeira, civilizada e com o sentido mais elevado de responsabilidade souberam fazer da nossa campanha eleitoral um momento de festa, de alegria e de exaltação das nossas aspirações de desenvolvimento e crescimento económico. Estendemos o nosso agradecimento, aos demais membros e simpatizantes durante os 15 dias de campanha eleitoral, saíram muito cedo das suas casas, dos seus postos de trabalho e juntaram-se a nos, transportaram dísticos, entoaram canções e transmitiram os ideais, o pensamento, o principio e os valores consagrados nos nossos Manifestos Eleitorais onde sempre devotamos um principio filantrópico de apoio e criação de condições de vida para todos os munícipes da cidade de Quelimane. Os resultados que alcançamos durante os 15 dias da campanha Eleitoral, só foram possíveis porque temos estruturas ao nível dos bairros e postos administrativos organizadas e em pleno funcionamento.

Estendemos os nossos agradecemos aos diferentes fazedores de informação e de opinião publica, jornalistas, reportes, comentadores que através dos diferentes órgãos de comunicação nacional e internacional e das mais diversas redes sociais transmitiram para o mundo inteiro e em tempo real as nossas mensagem, os nossos ideias, os nossos propósitos, o nosso comprometimento com a Paz, com a Estabilidade, com o Desenvolvimento e com o Bem-estar dos munícipes. Aos órgãos de comunicação social transmitimos o nosso agradecimento, por terem sabido resistir de forma heroica aos dictames fascistas do regime.

Durante os dias de campanha, trabalhamos de forma cooperativa com os órgãos de gestão dos processos eleitorais. Entretanto, continuaremos apelando a Comissão Nacional de Eleições, a Comissão Provincial de Eleições e ao Secretariado Técnico da Administração Eleitoral ao nível nacional, provincial e de cidade para a necessidade de realização de eleições livres, justas e transparentes. Para cada um destes órgãos de gestão do processo eleitoral, transmitimos a mensagem de que é importante respeitar a vontade colectiva do dos cidadãos residentes no nosso município. Recordamos para que os órgãos de gestão do processo eleitoral desempenhem as suas funções com isenção, equilíbrio e responsabilidade. Para tal advertimos que respeitem os instrumentos normativos preceituados quer na Constituição da Republica de Moçambique, quer nas diversas leis que orientam e ou regem a gestão transparente, livre e justa dos processos eleitorais.

Entretanto,

·         Gostaríamos de manifestar aos moçambicanos e a comunidade internacional que o Movimento Democratico de Moçambique junta-se aos moçambicanos para manifestar o nosso mais elevado sentimento de nojo, repudia e repulsa, a onda evidência real e a tentativa de assassinato ao Líder do Movimento Democrático de Moçambique praticadas pela Policia da Republica de Moçambique e pela Forca de Intervenção Rápida no bairro da Munhava na Beira, quando fazia encerramento da sua campanha eleitoral e que resultou em morte de vidas humanas e destruição de bens. Depositamos assim nossa solidariedade ao Presidente do Partido e próximo Presidente do Conselho Municipal da Beira. Mesmo com as intimidações dos homens da Força de Intervenção Rápida, a nossa vitória serás assegurada no dia 20 de Novembro porque ficamos muito mais encorajados a ir para as urnas e votar.    

·         O Movimento Democrático de Moçambique, vem através desta exigir a Procuradoria-geral da Republica, ao Sistema da Justiça explicação oficial de quem de direito sobre as motivações que ordenaram a polícia a disparar balas, e gás lacrimogéneo contra cidadãos que naquele momento exerciam o seu direito plasmado na Constituição. Desta vez, queremos dizer aos moçambicanos e a comunidade internacional que não permitiremos jamais e não toleraremos que aquele atentado contra a integridade física e a vida, do nosso líder, Engenheiro Daviz Simango sejam tratados de ânimo leve. Por isso, neste momento, aguardamos explicações oficiais da Polícia da República de Moçambique, do Comandante Geral da Policia da Republica de Moçambique, e do Chefe do Estado na qualidade de Comandante em Chefe das Forcas Armadas de Defesa de Moçambique, o senhor Armando Guebuza, explicações formais sobre as razões de terem ordenado o assassinato do Engenheiro Daviz Simango, Presidente do Movimento Democrático de Moçambique e ao mesmo tempo, Presidente do Conselho Municipal da Beira.

·         Ao mesmo tempo, o Movimento Democrático de Moçambique e seus simpatizantes repudiam de viva voz a atitude intimidatoria do Comandante Distrital da PRM e Chefe das operações no Município de Gurué que, quando souberam que estava chegando a Gurué o Senhor Governador, ficam com medo que o Senhor Veríssimo visse a nossa capacidade mobilizadora e tentaram sem sucesso impedir que membros e simpatizantes do Movimento Democrático de Moçambique e seus candidatos, exercessem um direito democrático, o de fazerem a campanha eleitoral.

·         O Movimento Democrático de Moçambique e a sua liderança máxima não permitirão nunca mais que a arrogância das autoridades policial e das forcas de defesa e segurança ponham em causa as liberdades políticas consagrados na Constituição da Republica de Moçambique.

·         O Movimento Democrático de Moçambique e a sua liderança máxima não permitirão nunca mais que a ignorância legal dos agentes da Policia da Republica de Moçambique seja tolerada para tentarem comprometer os princípios e valores democráticos conseguidos a custo do suor e sangue dos filhos desta pátria. Por isso, exigimos a quem de direito explicações e responsabilizacao dos agentes da policia que atentaram as nossas liberdades democráticas plasmadas na Constituição e na lei.

·         O Movimento Democrático de Moçambique e a sua liderança máxima exigem explicações sobre os boatos venteilados pela imprensa nacional e internacional sobre o mandato de captura e prisão do Cidadão Manuel de Araújo. Este tipo de boato que só foi frustrado por causa da força e da bravura dos nossos simpatizantes e apoiantes situados em todo o mundo mostra que ainda temos desafios com alguma imprensa local que necessita de primar por um espírito profissional mais acutilante, guiados pelo rigor profissional, pela isenção, neutralidade, ética e deontologia profissional.
 Por isso, apelamos a todos os munícipes da cidade de Quelimane que a nossa luta contínua até ao dia 20 de Novembro depois da votação e da contagem dos votos nas urnas. Para que isto aconteça, apelamos a necessidade de nos mobilizarmos nas nossas famílias, nossos vizinhos, nos bairros, nos postos administrativos, nos locais de trabalho, para em massa afluir mos aos Postos de Votação, as urnas para votarmos no Movimento Democrático de Moçambique o no seu candidato a Presidente do Conselho Municipal.

Muito obrigado!

Manuel de Araújo

No comments: