Sunday 12 May 2013

Mensagem por Ocasiao do Dia Mundial do Enfermeiro


 


CONSELHO MUNICIPAL
MUNICÍPIO DE QUELIMANE
PRESIDENTE



Mensagem por Ocasiao do Dia Mundial do Enfermeiro



Venerados Munícipes,
Prezadas Enfermeiras e Enfermeiros,
Minhas senhoras e meus senhores,

Celebramos hoje, 12 de Maio, o dia do Enfermeiro. Esta data surge em celebracao da vida e obra de Florence Nightingale, uma referencia mundial na enfermagem moderna e que viu a luz do dia a 12 de Maio de 1820.
De facto, a historia da Enfermagem nao estaria completa sem a mencao desta Grande Mulher, que ficou imortalizada devido a sua entrega a causa da Enfermagem bem como ao papel de pioneira e fundadora da primeira escola de enfermagem, no Saint Thomas Hospital, Inglaterra.
Florence Nightingale, tambem conhecida como a Dama da Lampada, cognome ganho durante a Guerra da Crimeia, era dotada de uma capacidade intelectual, tenacidade, perseveranca e integridade invejavel.
Para alem destes dotes, Florence era uma diplomata e negociadora sem par, o que lhe permitia operar e salvar vidas em varias frentes. O dominio de varias linguas, tais como o Ingles, frances, alemao, italianom grego e latim facilitou a insercao, a devocao e o brio professional desta mulher pioneira tendo desempenhado as suas actividades em varios paises desde a Italia, Egipto, Alemanha bem como na Guerra da Crimeia.
 Em 1856, em reconhecimento do seu trabalho, devocao e abnegacao a causa da enfermagem, Florence recebe um premio monetario do governo inglês, o que lhe permitiu abrir à Primeira Escola de Enfermagem, fundada no Hospital Saint Thomas, em 1859.
Caros compatriotas,
Irmas e irmaos Enfermeiros,

A Enfermagem e uma profissao milenar das mais respeitadas no mundo inteiro. Alguns escritos biblicos, como o Velho Testamento ja mencionavam a existencia desta profissao. O Enfermeiro para alem de cuidar, proteger e nutrir os doentes, sejam eles criancas, jovens, adultos, idosos, deficientes, tambem vela pelo bem estar do ser humano e da sociedade.
 A enfermagem surge e foi vista ate aos seculos V e VIII como uma pratica leiga, desenvolvida por religiosos. Em algumas regioes a enfermagem era considerada como uma pratica associada ao trabalho feminino e por isso indigna e sem atractivos para uma parte consideravel da sociedade.
Entretanto a partir do seculo XVI, a Enfermagem comeca a ser vista como uma actividade profissional institucionalizada e no seculo XIX na Inglaterra assume o estatuto de profissao moderna. Nos EUA, a ANA (American Nurses Association) define a enfermagem como "uma ciência e uma arte, levando em consideração que o objetivo principal do trabalho é o de cuidar dos problemas reais de saúde, por meio de acções interdependentes com suporte técnico –científico, bem como reconhecer o papel significativo do enfermeiro de educar para saúde, ter habilidades em prever doenças e o cuidado individual e único do paciente".
Irmas e irmaos Enfermeiros,
Celebramos esta data no nosso pais numa altura em que nos debatemos com problemas graves no nosso sistema de saude. Ha bem pouco tempo assistimos a greve dos medicos e soubemos da inquietacao dos enfermeiros que lutam dia e noite para salvar vidas apesar das precarias condicoes em que desempenham a vossa missao. Temos tambem acompanhadoa ‘greve silenciosa’ de muitos irmaos nossos que encontram no paciente o depositario da injustice salarial e das precarias condicoes de trabalho. Assistimos no nosso hospital provincial (por ser hospital de referencia) a deposicao especialmente as sextas feiras de dezenas senao centenas de compatriotas nossos provenientes varios pontos da nossa provincial colocado as parcas infrastruturas mas tambem o corpo de enfermeiros, medicos e outro pessoal tecnico a uma pressao sem limites. Nao e por acaso que o nosso hospital provincial recebeu o cognome de ”Casa mortuaria”
O quadro em termos de saude que paira no nosso pais, na provincia e na nossa autarquia quando estamos a dois anos do prazo dado pelos MDGs e deveras preocupante. De facto os indices que as estatisticas nos apresentam deixam a qualquer ser humano no minimo com preocupacao senao comiseracao!  Dados em nosso poder mostram que a nossa provincia e quica Cidade, apresentam os piores indices (em muitos indices estamos entre os tres ultimosno pais), senao vejamos.
A taxa bruta de mortalidade por mil na nossa provincia em 2012 e de 13,8 sendo a terceira pior depois de Manica e Cabo Delgado. O racio camas por 10.000 habitantes (2010) e de 0,54, enquanto que o racio populacao por pessoal de saude com formacao superior (2010) e de 35704 (a pior do pais). Ao que se refere as taxas de mortalidade os indices sao ainda mais assustadores: (1) mortalidade infantil 89,2 por mil nados vivos (a terceira pior do pais depois de Manica e Gaza), (2) mortalidade neonatal 60,1, (3) mortalidade pos neo natal 87,0, (4) mortalidade infantil 147, (5) mortalidade Juvenil 68,1,  (6) mortalidade infanto juvenil 205,2. Ou por outra em cada mil criancas que nascem, 205 morrem antes de atingir a juventude, um numero simplesmente assustador.
Estes dados fazem sentido se olharmos para os racios referentes a distribuicao de medicos, enfermeiros e pessoam com formacao superior: (1) Distribuicao de Medicos por 10.000 habitantes (2010) e a pior do pais 0,54, (2) Distribuicao de Enfermeiros por 10.000 habitantes e de 2,13.
Caros Municipes,
Prezadas e respeitadas irmas enfermeiras e irmaos enfermeiros
Cabe a cada um de nos, tudo fazer para mudar este cenario. Nos ao nivel do Municipio de Quelimane faremos o impossivel para que se cumpra o estatuido no Decreto 33, 2006,que inter alia reza que a ‘Saude Primaria devera ser gerida pelas autoridades autarquicas dentro da area da sua jurisdicao’.
Com esta reflexao pensamos nos termos contribuido para a valorizacao da profissao do ENFERMEIRO, na esperanca de que juntos possamos transformar esta nobre profissao numa devocao no espirito da Florence.
Parabens irmas e irmaos.
Saude para todos,

Manuel de Araujo
Presidente  

No comments: