Thursday, 3 May 2012

MENSAGEM DO EDIL DE QUELIMANE POR OCASIAO DO DIA DA LIBERDADE D IMPRENSA




Caros Munícipes da Cidade de Quelimane,

Prezados e amigos jornalistas,

A luta pela livre expressao e milenar.  e de facto a história, ensinou-nos a amar a liberdade nas suas variadas formas incluindo a de expressao, intrinsicamente ligada a de opinao.  A nivel internacional, esta luta alancou o se apogeu com a aprovacao da Declaracao Universal dos Direitos Humanos e as Convencoes sobre os Direitos Civis e Politicos em com a nivel continental com a aprovacao da Carta Africana dos Povos. Esta luta caracterizou-se pela oposicao a todas as formas de manipulação de informacao, levantando e registando a voz dos que nao tem voz e sufocando a voz dos que tem os recursos e o poder de sufocar a voz dos que nao tem voz! A impensa, esse quarto e poder, tem hoje mais do que nunca a possibilidade de passar d quarto par imponenemente impor-s como  Segundo Poder, uma vez que no nosso pais nem o legislativo em o judicial ocupam cabalmente a sua funcao!
 De facto a missao de fiscalizar  e monitorar a accao governativa, hoje nao e feita peolegslativo (naconal, provincial e municipal, mas sim pela imprensa. e pois esse papel que devemos encorajar e lembra hoje!

A democracia faz-se não somente pela multiplicação de partidos políticos e realização de pleitos eleitorais mas, também e sobretudo, da liberdade de imprensa e expressão, pois uma comunicação social “livre, pluralista e independente” desempenha com brio seu objecto social, de monitoria e denúncia dos factos atinentes à vida política, social, económica e cultural de uma sociedade.



Se a sociedade civil é uma pedra angular da democracia, a comunicação social, e em particular os jornalistas, têm um importante papel na formação de uma consciência que a estruture. Ontem como hoje, Quelimane continua a honrar a história de um povo que sempre amou a liberdade, reconhecendo a competência e imparcialidade dos órgãos de comunicação social no engrandecimento de nosso município.



O caminho a percorrer ainda mostra-se sinuoso, atribulado e longo. A importância da liberdade de imprensa e expressão deve constituir um refrão em todas nossas acções, pois ocupa o cerne da noção da democracia e é crucial para o efectivo respeitos aos direitos humanos.



A todas e todos profissionais que tem contribuído pela competência e imparcialidade dos órgãos de comunicação social a nível do município de Quelimane em particular, e em Moçambique em geral, em nome da cidade e de mim, o meu justo agradecimento.




Todos juntos não seremos demais para tornar Quelimane melhor e mais justo, rumo aos bons sinais.

Na historiografia mocambican Quelimane tem o seu lugar reservado ao ter sido um dos bercos da nossa imprensa.

Aos jovens qQuelimanensis que sem recursos fundaram jornais como a Voz da Zambezia, o Macubar, O Diario da Zambezia, o Ononamais,a Radio Zambeze, a Quelimane FM, o KEWA Zambezia, aos jovens que com uma unica camara cobrem com coragem e brilho profisional um territorio do tamanho do Reino da Dinamarca, aos jovens jornalistas que sao impedidos de verem seus trabalhos jornalisticos publicados nas nosss televisoes publicas porque as direccoes editoriais recebem ordens pidescas emanadas de centros de poder obtusos, vos ue radiofundem a voz dos sem voz nas radios comunitarias, catolicas e outras, aos delegados de matutinos que se consideram os maiores do pas a qu nao se da condicoes d trabalho e muito menos de tranporte apenas para quebrar e arrefecer seu profissionalismos e sua negacao da imposica de agendas exteriores, aqui fica a nossa singela HOMENAGEM!

Vos jovens Quelimanenis, vos jovns zambzianos sois a nossa font de inspiracao, sois os meus HEROIS! Chegara  Podia da LIBERDADE! E nao tarda muito!

VOS TENDES UMA TAREFA, LIBERTAR O NOSSO POVO! ERGUEI POIS A VOZ DESTE POVO MARTIRIZADO!

ERGUE-TE ET AMBULA QUELIMANE!
Manuel de Araújo









No comments: