Monday 17 October 2011

De aum amigo recebi um emai contendo uma "alegada' entrevista! Pelo sim pelo nao partilhamo-la na esperanca de que seja verdadeira!

VERDADE?




Jornalista: Upuiane wa ka Sigauke



Mister, a FMF acaba de rescindir o contrato com Mart Nooj, seleccionador nacional de futebol, por este nao ter cumprido o objectivo de qualificar os "Mambas" ao CAN do proximo ano. Quer comentar?



AS: Na verdade, num pais normal Mart Nooj nunca deveria ter sido contratado, por nao ter perfil para ser seleccionador nacional. Devo reconhecer que a FMF ate ja nao o queria quando ele terminou o contrato.

Mas um governante que percebe patavina de Desporto obrigou que o seu contrato fosse renovado.



Que governante eh esse?



AS: sera que o RM Desporto anda distraido? Estou a falar de Caetano, o Pedrito, pois claro.



Diz que Mart Nooj nao tem perfil, mas no primeiro contrato fez um bom trabalho...



AS: Que bom trabalho? Quando chegou a seleccionador nacional eu ja tinha montado toda a estrutura da equipa, mas, quando chegou a fase de colher resultados, colocaram ali aquele tipo. Mesmo um miudo de 5 anos teria chegado ao CAN com aquela equipa que eu montei. Mart Nooj, conforme referi quando ele foi contratado, eh um excedentario na Holanda.



Que registos guarda da era Mart Nooj?



AS: Pela primeira vez em cerca de 40 anos de futebol, com ele vi uma equipa a perder, no CAN de 2010 em Angola, mas, mesmo assim, a alterar o sistema tactico 4-4-2 para 6-4-0. Aquilo merece registo no Guiness Book.



Aceita regressar aos Mambas?



AS: Essa seria uma questao contratual, que a teria de avaliar profundamente. Tinha que haver uma clausula "anti-expulsao" antes de eu completar 5 anos no comando da equipa, para evitar que excedentarios se beneficiem do meu trabalho. Agora parece que vem um excedentario alemao...



Para si todo o tecnico estrangeiro que vem trabalhar em Mocambique eh excedentario?



AS: Acha que nao? No Mocambola, estou a dar baile a alguns deles.



Por falar em Mocambola: o seu contrato na Liga estava por um fio, devido a crise de resultados, mas a contratacao de Dario Khan e de Italo evitou a sua chicotada...



AS: Este pais ha gente que pensa mesmo pequeno. Como eu nao admito brincadeiras, alguns sectores da Liga queriam me transformar em objecto, constituindo ate os teams por mim. Quando abrimos as oficinas, eu disse que as contratacoes que acabavamos de fazer nao trariam resultados de forma automatica. Havia de constituir equipa. E precisava de seis meses para fazer isso.



Mas Dario Khan e Italo salvaram ou nao o seu contrato?



AS: Nada disso. Eles tem eh uma boa orientacao, embora seja veridico que conhecem alguns principios basicos do futebol.



Depois de cerca de 45 dias de paralizacao, devido aos X Jogos Africanos, o Mocambola retoma...



AS: Quando a gestao desportiva eh feita de forma mediocre, da nisso. O que teremos agora eh uma especie de novo campeonato. Tudo isto eh para sabotar a Liga, mas ninguem me para.



Mudando de assunto: ha cerca de dois meses, o musico Azagaia foi detido por dois dias pela Policia, que dizia que o encontro com quatro bolinhas de soruma. Ha alguns anos, o mister acusou Uzaras, seu colega de profissao, de ser bebado, e ele disse que voce era sorumatico. Quer comentar?



AS: O Uzaras, por nao conhecer o valor da soruma para quem pretenda usar eficientemente o cerebro, esta ai de azar em azar. Eu e o Azagaia estamos sempre a subir.



Esta a confirmar que consome soruma?



AS: Em off-the-record, digo-te que sim.



Desculpa mister, esta entrevista esta a ser transmitida em directo pelo RM Desporto, em simultaneo com a Antena Nacional.



AS: E depois? Achas que eu tenho que obedecer o que diz um Codigo Penal caduco? Essa nao.



Para terminar mister, o pais acaba de realizar com sucesso os X Jogos Africanos. O povo mocambicano, em geral, e o COJA, em particular estao de parabens...



AS: O COJA? Talvez sem algumas das suas corjas. Olha que, em pleno dia de inauguracao dos jogos, algumas corjas, ate sem funcoes administrativas, estavam em Pretoria a negociar comissoes da compra de medalhas. E algumas dessas medalhas foram entregues a atletas vencedores por figuras completamente estranhas ao desporto. Nunca esperava ver a Primeira-Dama do meu pais naquele shou barato e inoportuno.



O que acha da Vila Olimpica?



AS: Querem vender aquilo tudo, para eles mesmos ficarem com quase tudo.

Darao uma e outra flat a miudos com militancia acritica. A meu ver, aquilo nao deveria ser vendido. Se sonhas como pais em organizar um CAN um dia, para que vender? Podia pensar num modelo de gestao da vila, por intermedio das imobiliarias. O predio mais alto deste pais esta a ser gerido por uma imobiliaria, e muito bem.

No comments: