Tuesday 18 October 2011

Aquapesca suspende produção de camarão após aparecimento de vírus mortal

A Aquapesca interrompeu por tempo indeterminado a produção de camarão, após o aparecimento no rio dos Bons Sinais, província da Zambézia, centro de Moçambique, do Sindroma de Mancha Branca, refere um comunicado da empresa franco-moçambicana hoje divulgado.



Segundo o documento, enquanto a produção estiver interrompida, grande parte dos 800 trabalhadores da Aquapesca terá os seus contratos rescindidos.



O Sindroma de Mancha Branca (WSS, na sigla inglesa), um vírus extremamente mortal para o camarão e que também pode dizimar outras espécies de crustáceos, foi detetado em Setembro último e provocou a morte maciça do camarão nos viveiros de aquacultura da empresa em Inhassunge, na Zambézia.



Segundo a empresa, que não avança com estimativa de prejuízos, o vírus não representa nenhum risco para a saúde humana.



As primeiras epidemias do género foram declaradas no Sudeste Asiático e, mais tarde, ao longo das costas do Pacífico tendo-se propagado, de seguida, a quase todos os grandes países produtores de camarão em aquacultura.



Moçambique, Madagáscar e Austrália eram, até ao momento, as únicas zonas consideradas livres deste vírus de declaração obrigatória, realidade que levou à escolha de Inhassunge para a instalação em 1994 da aquacultura.



Segundo refere a Agência de Informação de Moçambique, a empresa já investiu cerca de 50 milhões de dólares (cerca de 36,3 milhões de euros) na concretização do empreendimento, que produz camarão e caranguejo.



LAS.



Lusa – 17.10.2011

No comments: