Wednesday 3 August 2011

Porquê ficámos em terceiro lugar no festival dos jogos escolares?

Editorial


PARABÉNS! Assim começamos este olhar a selecção da província da Zambézia, no X festival nacional dos jogos escolares, Maputo 2011, cujo seu término aconteceu no domingo.
A nossa província posicionou-se em TERCEIRO lugar. Mérito para os atletas, mas também alerta para os dirigentes. Por ai iremos.
De facto a província da Zambézia ficou em terceiro lugar com CEM PONTOS, atrás de Maputo cidade, vencedora e Maputo província, segunda classificada.
Só para refrescarmos as mentes dos nossos leitores, no festival do ano 2009, realizado na província do Niassa, concretamente na sua capital Lichinga, a Zambézia ocupou a SEGUNDA posição.
Ora, depois do festival de Lichinga, a palavra de ordem que foi tomada era de que neste findo festival de Maputo, a nossa província deveria ocupar mais um lugar, portanto, acima daquele que trouxemos de Lichinga.
Todos engolimos e dissemos sim, vamos trabalhar para que isso aconteça. Só que a realidade mostrou-nos contrário. Ao invés de subir, baixamos. O que se passou? Aqui provavelmente não foi posto em prática aquele slogan que diz “ a vitória prepara-se, a vitória organiza-se”. Vamos fazer as contas à posterior.
Como dizíamos nas linhas anteriores, houve muitos discursos e pouca acção, pelomenos esta é a nossa visão em volta do que aconteceu. Porque, ao longo deste tempo, ou seja, do festival passado a este, fomos acompanhando inúmeras dificuldades que a selecção da província teve na sua preparação e como era de esperar, ai esta, ficamos com o terceiro posto. No meio destas dificuldades que eram levantadas por aqueles que estavam no terreno, vinham os do gabinete desdobrando-se nas rádios e tv, dizendo que as selecções estavam a ter uma boa preparação e que tudo estava acautelado.
Terceiro lugar? Não podemos ficar contente com isso, porque aqui o mérito vai para os atletas que treinavam por vezes sem lanche, lembramo-nos que uma das vezes assistimos a selecção de basquetebol em masculino que treinava na escola Patríce Lumumba, sem água para beber, e não só isso, por vezes, não treinavam porque o pavilhão ficava privado de corrente eléctrica. Isso tudo, pode ter se reflectido no desempenho das selecções da nossa província, dai que no nosso entender, o mérito deve ser atribuído em primeiro lugar para os atletas depois para os seus técnicos. O resto, como já os conhecemos, virão com discursos apenas para serem vistos que estão aqui, mas que naquele tempo que os meninos e os seus técnicos precisavam de apoio, eles andavam nos gabinetes. Chega destas brincadeiras, há que tomar a sério a questão dos jogos escolares tal como outras actividades. Porque se neste festival de Maputo ficámos em terceiro, depois de termos estado em segundo em Lichinga, então alguma coisa falhou.
Ninguém virá assumir o erro, porque alguns que estão na linha da frente tem medo de perder o pão. Mas temos que ter coragem de dizer que não houve um trabalho sério, ao avaliar por aquilo que fomos dizendo e vendo durante estes anos.
Como nota de fecho, mais uma vez reiterámos aqui os nossos agradecimentos aos meninos que viajaram de carro, passaram por aquilo que passaram, mas que conseguiram o terceiro lugar. PARABÉNS meninos e aos técnicos. Para o resto, vão os nossos pêsames pela falta de seriedade na hora em que as selecções precisaram de apoio.
Até ao festival de Tete. (Diário da Zambézia)

No comments: