Sunday 7 August 2011

Holding do partido Frelimo As redes empresariais da SPI nas esferas nacional e internacional

A SPI tem sociedades com grupos de Hong Kong, Kuwait, África do Sul, Brasil, Portugal, China, Canada, etc…

A SPI tem ainda como sócias empresas do estado

Luis Nhachote

A SPI – Gestão e Investimentos, Lda, tida como o principal braço financeiro do partido Frelimo, no poder desde 1975, está, desde a entronização de Armando Emilio Guebuza, na presidência da República em Janeiro de 2005, a ramificar-se em espiral em várias parcerias empresarias com sociedades nacionais, estrangeiras e ainda certas individualidades.
O chefe de Estado, Armando Emilio Guebuza, não está ligado à SPI, conforme apurou a exaustiva investigação do Canal de Moçambique. Mas um dos seus sócios na Mavimbe, Moisés Rafael Massinga, está ligado a esta Holding. A sua filha, Valentina Guebuza, por via dos seus multiplos interesses empresariais, está, também, de forma indirecta, ligada à SPI.
A multiplicidade de conveniências desta holding, com interesses em quase todas as areas de actividade económica são de fazer bradar os céus!

SPI

A SPI – Gestão e Investimentos, LdA, foi criada em Dezembro de 1992. Na altura, o país acabava de sair de uma guerra civil de dezasseis anos, e muito cedo, os camaradas perceberam da viragem, pelos ventos que se faziam sentir desde a queda do muro de Berlim.
Desde então esta Holding tem estado a ampliar as suas ramificações em diversos sectores da economia moçambicana, sejam eles envoltos em polémicas ou não. Até à presente data, de acordo com os registos levantados pela investigação jornalística do Canal de Moçambique, a SPI tem 35 registos comerciais. Tida como a principal holding financeira do partido Frelimo – é sócia nas “Lojas da Frelimo”. Esta pródiga e a consolidar as suas parcerias económicas.

SPI e os concursos polémicos

A SPI, é accionista de referência na gestão dos polémicos scanners de inspecção não intrusiva, que foram confiados à Kudumba, num processo a todos os titulos replecto de penumbras. Na Kudumba, a SPI detêm 35% das acções. Na Kudumba a SPI é sócia de Ghassan Ali Ahmad, um cidadão de origem libanesa, com interesses na Home Center, com o general na reserva João Americo Mpfumo, como já fizemos referência numa recente edição.
De acordo com um relatório de avaliação ao concurso produzido pelo Centro de Integridade Pública (CIP), a atribuição do negócio dos scanneres à Kudumba, foi forçada e influenciada por interesses políticos-enconómicos ligados à nomemklatura dominante. O relatório do CIP concluíu que a Kudumba não era elegível ao concurso pelo simples facto de também ser importadora. Para além disso não apresentou a proposta financeira mais competitiva.
Recentemente, a SPI – Gestão e Investimentos, juntamente com a Movitel, venceram o concurso da terceira operadora de telefonia móvel, sem que também apresentassem a melhor proposta financeira. A justificação do juri desse concurso enquadrado pelo Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique, alegou “questões téncicas” para declinar a proposta do outro concorrente, que tinha à testa o jovem Celso Correira, também este uma figura ligada aos negócios de Armando Guebuza.
A actual direcção que esta a instalar a Movitel, é a mesma que cuida dos interresses desta holding da Frelimo – a SPI.

Profusão de negócios

Recentemente, a direcção nacional de Minas, tornou público o interesse manifestado pela SPI em explorar o carvão de Tete. Os interesses da SPI, em Tete já remotam há algum tempo. No ano passado a SPI juntou-se a cinco cidadãos nacionais para constituirem a Terminal Internacional Rodoviário de Tete, Limitada. Destaca-se entre eles David Ngoane Maridzane, à época do registo, então primeiro Secretário do partido Frelimo em Tete, actualmente investido nas funções de governador do Niassa, um cargo por incumbência de Armando Guebuza, o chefe de estado e presidente da Frelimo.
Tete, desde que os mega-projectos da exploração de carvão se iniciaram, tornou-se num destino apetecível para os homens de negócios, sobretudo na indústria hoteleira.
Após a sua constituição, o objecto social da SPI foi claro e objectivo: “Comércio e Indústria, podendo complementamente, dedicar-se ao investimento directo, a gestão de participações sociais e a intermendiação financeira”. Estava-se em Dezembro de 1992 e a guerra opondo o exército governamental e os rebeldes da Renamo havia terminado em Outubro do mesmo ano.
Em 2004, segundo apurámos, a SPI juntou-se a Bagder Enterprises, aquando da alteração do pacto social da Àgata, Limitada. A Badger, é uma empresa com sede no Canada e actua na area petrolífera.
No mesmo ano, a SPI juntou-se aos cidadãos Paulino Armando Muianga e Moises Raimundo na alteração do pacto social da ETRAP – Empresa de Transportes de Passageiros, limitada.
No ano seguinte, 2005, a SPI entraria na área de hotelaria, ao constituir com as Linhas Aereas de Moçambique (LAM), a Salvitur – Sociedade de Investimentos Turiscos, SA e o defunto Banco Popular de Desenvolvimento (BPD), a Salvor Hotéis- Moçambique- Investimentos Turisticos, S.A.R.L.. O capital social deste gigante, foi, na altura, de MIL MILHÕES de meticais da antiga família.
A entrada da SPI para o sector imobiliário dar-se-ia no ano seguinte, ao constituir, com Eduardo Arão, a SGI – Sociedade de Gestão e Investimento Imobiliário, Limitada. Eduardo Arão, entretanto já falecido, foi um dos fundadores da SPI. Também esteve investido nas funções de Secretário-Geral do Partido Frelimo, durante a governação de Joaquim Chissano, tendo sido substituido após a sua morte, por Manuel Tomé, tambem ele fundador da holding SPI.
Em 1996, a SPI, junto com Viriato José Nhantumbo, constituiu a SOCEL – Sociedade de Empreedimentos Especializados, Limitada. O objecto social desta é entre outros, a pintura, decoração, desenhos publicitários e serigrafia, carpintaria e marcenaria.
Anos depois, em 2000, a SPI, junta-se à Prumo, à Concirep, Construtores Chemane, Brilho Construções, Limitada, MG – Moçambique Gestores e à SCI – Sociedade de Controlo e Gestões Financeiras, e constituem Via Pedra, cujo objecto social é o “exercicio de actividade de exploração e comercialização de pedra, produção e comercialização de materiais de construção civil assim como de consultoria nestas e outras áreas”.
Neste mesmo ano, a SPI, junta-se à Ampere Trading, uma companhia de produtos eléctricos baseada na India e constituiram a CIS – Commercial Insurace Services, Limitada, cujo objecto social é a “prestação de serviços no ramo seguro, bem como gestão de serviços de seguro”. Ainda neste mesmo ano, a SPI junta-se a Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional e constituiram a SPF – Investimentos e Gestão de Participações Financeiras, Limitada, cujo objecto social é o “investimento directo; exploração e gestão hoteleira, exploração e comercialização de minerais preciosos e semi-preciosos, agro-pecuária, transporte e carga de passageiros, construção civil e produção de imobiliário, turismo cinegético, comércio geral, importação e exportação”.
A Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional foi constituida em 1991 e alterou o seu pacto social em Fevereiro do ano passado, que basicamente é entre outros “ a) Enquadrar nas suas fileiras os Combatentes da Luta de Libertação Nacional para que, de uma forma organizada e activa, participem na reconstrução nacional e no desenvolvimento social e económico do país;
b) Promover a implementação dos princípios definidos pelo partido FRELIMO; c) Defender os princípios consagrados na constituição da República de Moçambique; d) Realizar acções que contribuam para a formação e elevação constante dos conhecimentos políticos, técnicos, profissionais, científicos e culturais dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional.
e) Difundir no seio das jovens gerações e da sociedade civil em geral, as gloriosas tradições dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional, de modo a reafirmar continuamente no seu seio o espírito e os valores de unidade nacional, da firmeza e determinação, do respeito pelo povo, do trabalho árduo e paciente, da entrega total à causa justa e da sociedade...”.
Esta associação tem interesses nos têxteis na Zambézia, através da Sotex – Sociedade Textil da Zambezia.
A SPI participa desde 2003, com alguns particulares na ECSI –Estudos, Consultoria, Sondagem e Imagem, S.A.R.L. O objecto social desta, é entre outros, “..a promoção de concursos e prémios a trabalhos publicados bem assim a edição e publicação de periódicos”.
Neste mesmo ano, a SPI juntou-se a Moçambique Holdings, limitada, a Anfrena, S.A.R.L e a Lindex, Limitada e constituiram a Africa Drillling Company, Limitada, uma sociedade que se dedica a execução de trabalhos de captação de água, regadio, geologia e minas. Refira-se que o general Alberto Chipande, figura incontornável da Frelimo, está ligado à Moçambique Holdings, atráves da Agro-Industrial de Cabo Delgado.
A SPI também tem interesses na caça, onde estava associada à Chefu Holdings, uma companhia britânica, entretanto já disolvida naquele reino.
Os interesses empresarias da SPI na área das águas, estenderam-se, em 2006, com a constituição da Aguagest, Limitada.
Neste mesmo ano a SPI juntou a Inteaz Badula e a Enavet Houssein Joomun e constituiram a Bantu Motors, que se dedica à venda de veículos automóveis, venda de acessórios, manutenção e representação. Ainda neste mesmo ano, a SPI juntou-se a Luminoc, Limitada, Executive Options, Limitada, Meridional Investimentos, Limitada e a Clakson Power Company, esta última uma companhia sul-africana, e constituiram a KDM – Kuvaninga Moçambique.
Em 2008, a SPI juntou-se ao partido Frelimo e constituiram as Lojas da Frelimo, uma cadeia de lojas que se dedica à venda de produtos com timbre do partido.
Ainda em 2008, a SPI juntou-se à Qualtime Investimentos, a Dineked Investiments e constituiram a Foris Telecom Moçambique, S.A, uma subsidiária da companhia israelelita. Neste mesmo ano, a SPI, novamente com a Meridional, a Executive, a Luminoc, e a Unimoc, constituiram a Maguezi Power, que se dedica a comercialização de energia eléctrica e presta serviços à Electricidade de Moçambique – EDM.
Em 2009, a SPI juntou-se a Invespar, S.A e a Somil S.A e constituiram a Touch Publicidade, uma sociedade que se dedica à promoção e publicidade. Ainda em 2009, a SPI, junto da China Internacional Fund (CIF), constituiram a Cif-Moz, Limitada, uma sociedade com interesses nas áreas industriais, agricola, turismo, mineira (prospecção, pesquisa e exploração) entre outros.
Ainda neste mesmo ano, a SPI juntou-se aos Caminhos de Ferro de Moçambique, E.P e a Independent Petroleum Group SAK e constituiram a Matola Petroleum Terminal, Limitada.
A Independent Petroleum Group SAK, é um grupo baseado no Kuwait e os CFM são parceiros comerciais de Valentina Guebuza, na Beira Grain Terminal. O sobrinho do presidente da República, Miguel Guebuza é administrador desta empresa.
A SPI, junto de Olaha Investements S.A, da Azaleia Investiments e de Ricardo Alexandre Daniel, constituiram em 2010 a African Grafic, Limitada. O objecto social desta é a indústria gráfica.
Esta investigação do Canal de Moçambique, não conseguiu estabelecer com exactidão as datas das viagens presidenciais, em que empresários acompanharam o PR, levando a que na classe empresarial se adensassem dúvidas que a Presidência da República é o epicentro dos negócios privados que giram em torno do partido Frelimo e da familia presidencial. (Canal de Moçambique)

No comments: