Monday 29 August 2011

Arranca hoje a 47ª Edição da FACIM em Marracuene

Tem início hoje, segunda-feira, a 47ª edição da Feira Agrária, Comercial e Industrial de Maputo (FACIM), que pela primeira vez se vai realizar no novo recinto localizado em Ricatla, no distrito de Marracuene, a poucos quilométros da capital moçambicana.

O novo recinto, cujas obras custaram aos cofres do Estado 4.5 milhões de dólares, será inaugurado na manhã de segunda-feira, pelo Presidente moçambicano, Armando Guebuza, numa cerimónia de cerca de cinco horas e que contará com a presença de membros do Governo, corpo diplomático acreditado no país, empresários, expositores, entre outros convidados.

Segundo o Instituto para a Promoção de Exportações (IPEX), está confirmada a presença de 1.500 empresas nacionais, 600 expositores directos estrangeiros (que participam por iniciativa própria e não integram a delegação do país) e a participação de 18 países.

Na lista dos países que já confirmaram a sua presença na feira constam: China, Portugal, Espanha, Dinamarca, Paquistão, Tailândia, Polónia, Botswana, Malawi, Tanzânia, África do Sul, Brasil, Itália, Macau, Zâmbia, Quénia, Argentina e Angola.
Segundo o programa oficial, depois da inauguração do recinto e visita aos pavilhões, seguir-se-á a cerimónia de premiação dos maiores expositores do ano 2010.

Paralelamente à exposição, serão realizados encontros de negócios (bolsas de contacto) e workshops onde serão debatidos temas como: “A pobreza infantil e disparidades em Moçambique: O papel e prioridades para o desenvolvimento social e empresarial”, “Comércio Internacional (Acordos regionais bilaterais e Agenda de Doha)”, “Oportunidades de Negócios: Parque Industrial de Beluluane”, “Exportação de Produtos Alimentares de Moçambique para o Japão”.

Prevê-se ainda que se discutam os temas: “Acordos bilaterais (Zimbabwe, Moçambique e Malawi) e Medidas sanitárias e fitossanitárias (mercados regionais, UE, EUA)”, “Reflexão sobre Made In Mozambique”, “Projecto de mercados abastecedores: mercado de frescos” e “Oportunidades de mercados regionais (regras de origem e procedimentos)”.

A feira vai decorrer de hoje, 29, até ao próximo dia 4 de Setembro e, como é tradição, serão dedicados dias específicos para as províncias participantes, como forma de expor outras potencialidades, sobretudo a gastronomia.

De referir que a vila de Marracuene dista há cerca de 30 quilómetros da cidade de Maputo. O trânsito rodoviário, entre a cidade de Maputo e Marracuene faz-se principalmente pela Estada Nacional Número Um (EN1), que liga o Sul ao Centro e Norte do País.

Porque em determinadas horas do dia a circulação na EN1 é difícil, devido ao engarrafamento causado pela elevada densidade de tráfego, foram identificadas cinco vias alternativas de acesso, que mereceram algum trabalho de melhoramento.

(FONTE: RM/AIM)

No comments: