Excia, desculpe-me pelo atraso mental! Levei anos para perceber as verdadeiras razoes que fazem com que o nosso querido, amado, venerado e infalivel lider, o nosso Chefe de Estado, de nome Armando Emilio Guebuza, não viaje de carro pelo pais fora, mas sim de certos animais voadores convencionalmente chamados 'Guebhelis'. E que de facto, uma coisa e estar em Maputo e viajar entre o Piri Piri e o Mundos, entre o Sheik e o Havana Club, entre o Africa Bar e o Mafalala Libre, acordar babalazeado e dar opiniões, criticar - Coisas que nos outros, ‘ Apóstolos da Desgraca’ gostamos de fazer e outra coisa, e estar no pais real e verificar que não há estradas para andar, nem barcos para sulcar nossas avenidas fluviais (o Zambeze, o Chire, o Pungoe, o limpopo, o Incomati, o Rovuma, o Lurio, o Ligonha, o Chiveve) e muito menos 'Jet fuel' para por a roncar nossos (?) embraias e os caducos Boeings! Por isso e mais, Excia peco-lhe encarecidamente ‘camarada ministro’ para apresentar na próxima sessao do Conselho de Ministros, as sinceras desculpas deste famigerado ‘Apostolo Desgracado’ que teima em gozar dos seus direitos fundamentais consagrados na Constituição da Republica. Se não tiver a coragem de fazer chegar a minha missiva Excia, faca-me o grande favor de entregar ao ‘papagaiozinho’ ai da sessão que com certeza a fará chegar ao destinatario!
Excia, escrevo-lhe pedindo penitencia, porque pequei desgracadamente muitas vezes, por pensamentos, actos e omissões, ao criticar a postura patriotica do meu Chefe de Estado, que ao invez de construir escolas e mandar comprar carteiras e cadeiras para os continuadores da nação, para a seiva da nacao, gasta queria dizer investe o já parco 'Jet fuel' em (in)uteis visitas a projectos falidos (jatrofando)ou então, para lançar pedras de projectos que jamais verão o luzir da lua cheia, gazetando soberanamente as insageccoes patriotico-livingstonianas do mano Wa Mutarika, que ate tem sangue mocambicano! Jet fuel tão necessario, soberano quanto sagrado, que a nossa companhia aérea de bandeira a Late And Maybe (LAM) não consegue aprovisionar, mas que soberanamente e usado para fins quebrantarios, quer dizer partidários! Jet fuel Excia, que nao existe para o povo mas que existe para trazer a capital com fundos provenientes dos meus parcos impostos, a mana Veronica Macamo zambezianamente partidarizada! Jet fuel que serviria para comprar uma ambulânciazita, nem que de bicicleta fosse, para o hospital onde a Dona Ines, minha santa mãe, decidiu, sem me ter consultado dar-me a luz! Nao que dissesse não, a proposta do meu nascimento, mas acho que teria sido mais 'democrático' o processo do meu nascimento! Hospital esse Excia que o mano Garrido anunciou em pleno púlpito parlamentar, que seria erguido la para as bandas da Dona Ana mas que ate hoje continua letra morta! Hospital, onde vi a luz do dia, e que apesar de Provincial, de Provincial nada tem, senão o facto de estar localizado numa província, pois não tem uma ambulânciazita sequer e as aspirinas vem a conta gotas! E depois se espantam quando o Instituto Nacional de Estatistcas ou o UNICEF dizem que a Zambezia e a provincia que mais decresce e tem a ,ais alta taxa de mortalidade infantil do pais (250 nados mortos em cada mil qu nascem!
Excia, faca-me um favor, diga ao mano Manguele, que nos ate nem somos assim tão exigentes! Uma ambulanciazita de madeira servia, ou de barro, nem que fosse so para o ‘ingles ver’!
Excia, para que não pense que estou a escovar vou partilhar consigo alguns factos para provar o meu arrependimento por ter tomado uma atitute anti-patriotica e desgracadamente apostólica ao criticar a nova doença do nosso Chefe de Estado- que o mano Matusse descobriu- a heliotice!.
Excia, na va tentativa de cumprir com um dos mandatos de Nossa Excia, o de não termos medo de sermos ricos, de criarmos patos, e na tentativa de desferir golpes profundos na pobreza, abandonei voluntariadamente a 'ociosidade parlamentar' para me dedicar a materialização destas palavras de ordem que me inspiram noite e dia!
Assim Excia, tenho palminhado de lês a lês, a partes consideráveis desta chamada ‘perola do indico’ habitada não por cidadãos mas por 'maravilhosos habitantes'! Sim Excia, habitantes, porque cidadãos são aqueles que conhecem e exercem seu direitos fundamentais e constitucionais. Que saiba, infelizmente somos muito poucos!
Mas, dizia eu, Excia, que tenho usando os meios que por coincidencia maldita são ou deveriam ser supervisados pelo ministério que Vossa Excia superintende- o Ministerio dos Transportes e Comunicacoes, que por sinal o comandante-mor também já superintendeu! Oxala lhe siga as caminhadas, uma vez que se aproxima o Congresso!!
Dizia eu Excia, que tenho viajado a pe, de bicicleta, almadia (mwandia, sicarara, lancha, batelao puxados a mao, motor ou vento)! Tenho viajado pelo pais adentro e afora de motorizada, de carro, e ate de avião! Excia, e simplesmente deprimente, não fosse eu um ‘apostolo da desgraca-mor’!!
Porque sei que não e sua culpa, pois a conjuntura não ajuda, gostaria de ajuda-lo a visualizar o drama que nos outros, por azar seus concidadãos, queria dizer compatriotas, ou melhor co-habitantes, querendo implementar a risca as directrizes que Nossa Excia o Chefe de Estado deu a todos os moçambicanos, nomeadamente ‘não termos medo de ser ricos, criar riqueza e combater a pobreza (dando golpes fulminais), enfrentamos no nosso dia a dia, no sector dos transportes.
Excia, sabendo que tem pouco tempo para ler, não me alongarei, apenas darei alguns testemunhos vividos em primeira pessoa:
1-Há duas semanas tive que fazer o trajecto Quelimane-Mutarara-Quelimane via Morrumbala. Tenho que confessar que a primeira parte da viagem, nomeadamente o troco Quelimane-Zero foi uma maravilha. Confesso (na esperanca de que me perdoara) que pisei um pouco o acelerador, ultrapassando os limites preconizados no Codigo de Estrada, mas como sabia que em caso de um policia de transito me apanhar em flagrante delito, bastara uma 'quinhentada', não me fiz rogado, tanto mais que sabia que aquela velocidade me permitiria 'recuperar' o tempo que perderia nos trocos subseqüentes! Portanto metade da culpa para mim e a outra para si, camarada ministro!
Dizia eu Excia, que o martírio comecou ao guinar a estrada a esquerda, 0 kms do zero! Dizem que o outro lado, com destino a Mopeia melhorou, devido a ultima visita do infalivel! Convide ao todo poderoso para que nos visite mais vezes ou melhor mude-se para ca, como o fez o tio Afonso, quem sabe se assim nao seriam eternamente vizinhos e fumavam o cachimbo da paz! Quem sabe se mudando-se para ca, nossas estradas nao se transformariam em autenticas pistas de aviacao!
A estrada que a Dunavant, (uma multinacional que comercializava o algodão no Vale do Zambeze mas que já bateu com as asas devido a factores que nao importa relatar agora, por motivos ético-espaciais, mas que os apresentarei aos manos Inroga e Pacheco em próximas carta) regularmente procedia a sua manutencia encontra-se actualmente ao deus da Ra! A OLAM, que comprou as operações da DUNAVANT, nao liga nenhuma e (in)felizmente me parece estar a matar o fomento do algodão trocando-o pelo gergelim! Mas isso também será assunto para a dulpla Inroga/Pacheco numa outra lua.
Pondo os pontos no iis Excia, a estrada Zero-Morrumbala precisa de uma manutenção regular, seja pela administração local, provincial, nacional (ANE ou Fundo Estradas) etc.
Por seu lado a estrada Moruumbala-Pinda-Chire, apesar de precisar de intervenções em áreas criticas, me parece razoável! Excia quando digo razoável não e para descansar, e sim para pelo menos manter os níveis actuais, porque o meu razoável relativo, querendo dizer ‘desenrasca-se’ e não aquilo que seria de esparar.
Excia, chegado ao Chire, e surreal atravessar aquela dádiva de Deus que um dia David Livingston atravessou fazendo historia. Em pleno Seculo XXI, encontramos um batelão a cabo, puxado por forca humana! Confesso que adorei a experiencia, pois foi a primeira vez que cavalguei um aparato inventado quando não tínhamos descoberto o motor, mas que confesso, continua valido! Aqui os funcionários da administração marítima são autênticos heróis, zelosos e merecem uma ‘emulacao socialista”!
Atravessado o Chire, já em Tete, vem a segunda parte da novela: a estrada Chire-Mutarara que mais parece um atalho e não uma estrada que liga duas províncias! Sera que os Manos FIM e Vaquina, por sinal um professor e um medico não podem fazer ginásticas com o orçamentos combinados das estradas, saúde, e educação para operarem um milagre naquela via?
2-No fim de semana transacto tive que fazer o trajecto Quelimane-Gurue-Alto Molocue-Quelimane. Aqui, apesar da qualidade dos trocos Quelimane-Mugeba, Nampevo-Gurue e Nampevo-Alto Molocue, fiquei desgastado com a lentidão das obras para a reabilitação do troco Mugeba-Nampevo! A portuguesa Tamega traiu-nos! Nao se esqueca e dizer ao mano Portas, que vem a Maputo brevemente, para pagar a factura da Tamega!
Foi doloroso ver camioes mocambicanos e malawianos provenientes para o porto de Nacala, parados a espera da melhoria do tempo, uma vez que os que tentaram continuar com a marcha, pura e simplesmente voltavam para o ponto de partida, devido a lama em que terreno se transforma quando chove! Quanto e que perdem os homens de negócios por tamanha perda de tempo? E se chover por uma semana? Quem os compensa? E que não estou a falar de qualquer estrada, estou a falar Excia da Estrada Nacional numero 1! Onde ficam a sua e a minha auto-estima Excia?
3-No dia 12 de Julho tive de viajar de Quelimane a Maputo. Apesar de gostar de viajar de carro não foi minha opção devido a distancia e o estado da estrada em alguns trocos da EN1, nomeadamente nos trocos Caia-Gorongosa-Inchope! Optei pela via aérea por ser realisticamente a alternativa mais viável, dada a escassez de tempo!
Ai Excia entra em cena um cenário macabro! Ainda em Gurue, recebi uma sms de um amigo que me informava que o pais atravessava uma crise samoriana! Ou seja que os aviões já não voavam por falta de combustível para aviação ( Jet fuel )! Sinceramente Excia, que mandei passear o colega, e ate chamei-o de ‘apostolo da desgraca”. Volvidos tres segundos liguei a querida TVM e a noticia era confirmada! Cai de quatro! So não perdi a respiração porque Gurue fazia um frio tremendo e estava envolto numa camisa de mantas! Quanto ao frio pergunte ao mano Pacheco que andava por aquelas bandas matando saudades do seu tempo de director provincial da agricultura, reunindo o governo distrital em pleno Domingo!
Subsequentemente soube que o vôo do Sabado fora cancelado e que a partir daí um espetáculo tenebroso se registava nos aeroportos de todo pais. E Quelimane fazendo parte do pais não era excepcao!
Uma vez que tinha um vôo a Maputo na Terca feira não me fiz rogado. Liguei a LAM para certificar-me de que tudo estava bem. Mesmo assim fui testar as aguas aeroportianas! bO espectaculo que encontrei tanto na sede da LAM como no aeroporto foi simplesmente desolador! Meu irmão mais novo, que não acreditava quando lhe dizia que voar de avião já foi por totobola no tempo de Samora, não parava de sussurar- 'afinal mano o que me contavas não eram contos de fada?'
Vi com estes olhos ue um dia o chao vai comer, senhoras choramingando, porque tinham consultas marcadas no Maputo, vi homens de negócios cabisbaixos porque tinham reuniões para acertar, turistas com vôos de ligação perdidos e meus amigos da Apolitecnica, da UP qu deveriam participar num seminario em Tete tiveram que sair de quelimane num dia, pernoitar no Maputo e regressar a Quelimane porque entretanto a reuniao com a durcao de dois dias terminara! etc etc etc!
Volta das 21.00, minha Secretaria ligou preocupada, dizendo que era melhor aproximar-me do aeroporto porque a 'situação parecia preta'! Depois de muita ginástica la consegui o meu Ok. Mas não era o fim do drama! O avião que deveria ter chagado volta das 23.00 so aterrou em Quelimane volta da uma da manha e chegados a Maputo entre as três as quatro da manha!
Pelo que durmi a manha toda tendo sido obrigado a adiar todos os encontros de negocio que tinha na parte da manha para a parte vespertina do dia, uma vez que o meu voo Maputo-Johannesburg estava marcado para as 17.30! E que a mulher de Cesar não basta ser fiel, mas deve parece-lo! Não iria a reunioes de negócios com olheiras!
Mas esse não era o fim do martírio Excia. Quando ia no segundo encontro da tarde, volta das 15.30 recebi uma chamada milimétrica. ‘A situação não estava boa’, 'devido a crise de combustíveis'! E melhor vir ao aeroporto porque não estou a conseguir resolver a situação do seu ok e ha muita gente do voo passado que tem prioridade. Uma vez mais tive que cancelar os restantes encontros que tinha e corri para o aeroporto! Na linha do fim da partida, por milagre, la consegui o lugar e embarquei!
Mas Excia não era o fim da macacada!
A bordo com tudo a postos para voar, eis que o Comandante anuncia que o avião avariou e que todos os passageiros devem descer! Não quis acreditar! Eu e muitos passageiros tínhamos vôos de ligação para vários cantos do mundo! Uma colega de vôo, confidenciou-me que estava no aeroporto desde as quatro da manha, literalmente a hora a que chegue a Maputo, mas foi perdendo sucessivamente os vôos ate que conseguiu um lugar no vôo das 17.30 que por milagre e de acordo com as mas linguas so saiu (as 19.00) porque o piloto era sul-africano e nao queria passar a noite em Maputo!
Como o meu vôo Johannesburgo-Londres era as 20.00 não tive outra saída que comunicar a aeromoça que não ia a tempo! Solicita ate simpatica, garantiu-me que não havia problemas e que o pessoal de terra da LAM resolveria o assunto: colocar-me-ia num outro vôo ou então remarcariam a minha saída para o dia seguinte! Disse-lhe desesperado que tinha uma reunio em Londres a partir das 10.00 horas de Quarta feira, com homens de negocio que vinham de vários quadrantes do mundo! Encolheu os ombros, olhou para mim como quem dizia, 'estas lixado'!
E se assim pensou, assim aconteceu: eu e outros passageiros estavamos literalmente lixados, porque ao aterrar em Johannesburgo, não havia pessoal algum da LAM! Fomos a sala de transito e nos disseram que o pessoal da LAM já tinha ido embora para casa e que alguém da Menzies iria tratar de nos. Duas horas e meia depois, quando eram 22.30horas apareceu álgüem não da Menzies mas da BidAIR que disse que sentia pena de nos, provavelmente pelo frio, e que iria ver o que poderia fazer. Levou nossos bilhetes e uma hora depois disse que poderiamos ir o hotel AVIATOR mas que nao tínhamos direito a jantar! Refilamos, e ela desapareceu uma vez mais prometendo resolver a situação! Voltou uma hora depois com a 'situação resolvida'- pensavamos nos. Quando subimos o mini-bus para o hotel a condutora do bus disse-nos! 'sorry não terão jantar porque a cozinha fechou'!
Era o fim de mais uma macacada!
3-Com a reuniao perdida restava-me o consolo da graduacao! Combinamos tomar o pequeno almoco as 10.00 e sair para o aeroporto as 11.00 horas! O bus estava a nossa espera e saimos animados que o problema estaria resolvido logo que chegassemos ao balcao da LAM! Qual que!
Escolhemos a porta voz do grupo, uma senhora Irlandesa de forte pujanca! Contou a nossa historia senhora do balcao da LAM (Sonia Soares) que sem pestanejar rematou: esse e um problema da South African Airways! levem os bilhetes para o balcao da SAA! La fomos ao terceiro andar. A senhora da SAA tambem sem pestanejar rematou de volta: nos nao temos nada a ver com isso, foi a LAM que atrasou! Assim sendo, eles devem passar um termo de responsabilidade (TIM)! Voltamos a LAM e a senhora Sonia uma vez mais manda-nos de volta! E nesse ping pong ficamos ate que apareceu a supervisora Celia e diga-se de passagem foi muito simpatica, tirando os 'filhos da p.... e sun of b...' que propalando ao telefone!
'I don't know where this South African people get their training from, cuspia fogosa a simpatica Celia que prometeu resolver o assunto! 'it's the first time that they give me this shi....' Ligou a um tal Masha, qu parecia ser o representante comercial da LAM ou da SAA! A verdade e que ate as 14.oo horas estavamos ainda pndurados! 'olha conselho-vos a irem almocar e voltem as 15.00 quano o pessol da SAA tiver muddo de turno! Nao quis acreditar! E uma questao de pessoas ou de empresas? S
Entre-olha-mo-nos e cabisbaixos decidimos almocar! Quano vi a minha ultima esperanca a Dona Celia a despedir-se do pessoal porque o su turno chegara ao fim o desespero tomou cont de mim! Nessa altura perdi a paciencia e pedi para ligar para a sede da LAM! Do outro lado da linha atendeu-me o solicito Yussuf Adam! o que aconteceu desta vez meu irmao? Ele sabe que quando lhe ligo e porque algo vai mal com a LAM! contei-lhe o episodio e n maior tranquilidade disse: nao te preocupes vou esolver isso! e de facto resolveu! as 20.00 horas estava eu e meus colegas de viagem resfalados no aviao da SA a caminho de Londres! OBRIGADO MANO YUSSUF ADAM!
Viva o monopolio da LAM! Viva! Viva! Viva!
Viva o PCA da LAM! Viva! Viva! Viva!Viva o Noco CA da LAM! Viva, viva, viva! Viva Vossa Excia, Paulo Zucula, Ministro dos Transpotes e Comunicacoes! Viva! Viva! Viva! Viva AEM, líder histórico, amado e infalivel pela sua sabia direccao e clarividência na escolha de titulares de cargos públicos! Viva! Viva! Viva! Viva o partido que sabe escolher os melhores moçambicanos para gerirem os interesses individuais de Nossa Excia! Viva! Viva! Viva!
Abaixo eu 'Apostolo da Desgraca! Abaixo Abaixo! Abaixo! Abaixo voce que reclama quando lhe tratam mal na LAM! Abaixo, abaixo, abaixo, abaixo! Abaixo você inimigo das conquistas revolucionarias!?
Viva os que matam a nossa auto-estima! Viva! Viva! Viva! Viva os que promovem o banimento d nossa companhia aerea! viva viva viva!
Syria's minorities seek security as country charts new future
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After the fall of Assad, many are apprehensive about how Syria will next be
ruled.
4 hours ago
3 comments:
Um oceano de verdades. Manuel de Araújo encarnado à David Aloni.
Com as mais altas notas de estima e consideração pelo texto (quando o mais importante é o conteúdo, as vírgulas e os acentos podem ficar por conta da Frelimo).
PS: À Guebuza falta-lhe este conselho que Marcolino Moco (político angolano)deu ao Dos Santos: "Nas coisas do poder político quem não liberta a sociedade, com transparência e responsabilidade, amarra-se a si próprio ao comboio da hecatombe."
um mar d verdades(de novo). Oke o caro manuel podia xperar deles? Um pais que tem mais universidades que escolas secundarias em algumas provincias (intenda-se cidades) e ainda fala em espanxao do ensino superior,um pais diria eu cheio de licenciados que ainda cntinua cm nomeaxao por cnfianxa politica o q se pode xperar? (nao se xta certo)
parece-me que o camal salimo esteve no nosso encontro com gente da frelimo realizado na Alemanha:É exadamente isso que nós falaram o País hoje possue mais de 38 Universidades,e cheio de Licenciados, estas fora palavras da Margarida Talapa chefe da bancadaria(bacanda)da Frelimo.
Marvin
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