Thursday 2 June 2011

COMUNICADO DE IMPRENSA

CENTRO DE ESTUDOS MOCAMBICANOS E INTERNACIONAIS (CEMO)

Palestra a ter lugar na Sexta-feira dia 3 de Junho na sala Nobre do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane

O Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais (CEMO), em parceira com o Instituto de Humanidades e Tecnologia da Universidade Politécnica, o Conselho Municipal da Cidade Quelimane, o Sindicato Nacional de Jornalistas, o Misa Moçambique delagacoes em Quelimane, tencionam organizar uma palestra na sala Nobre do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane subordinada ao tema «Os desafios no combate a corrupção em Moçambique- O Caso dos Aeroportos de Moçambique». A palestra tera como orador principal, o Dr. Baltazar Fael, antigo Procurador na Província da Zambézia e ex-docente do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) e sera moderador pelo Prof. Dr. Manuel de Araújo. O actual Procurador na Zambézia, Amâncio Zimba sera o comentador principal.

O caso Aeroportos de Moçambique envolveu altas personalidades da praca publica mocambicana, sendo a destacar o ex-ministro dos Transportes e Comunicacoes, António Munguambe e teve como actores principais Diodino Cambaza, ex-Presidente do Conselho de Administração da AdM, Antenor Pereira, da Administracao e Financas da AdM, António Balande, Chefe do Gabinete do Ministro dos Transportes e Comunicaçoes, Maria Deolinda Matos, Administradora delegada da SMS.

Os envolvidos foram condenados em primeira instancia, a uma pena que varia entre 4 meses e 22 anos de prisão. Entretanto, recentemente o Tribunal Supremo reduziu as penas para um maximo de 12 anos.

Dada a actualidade do tema e sendo a corrupção um dos fenómenos que afligem e minam o desenvolvimento no Pais, achamos por bem convidar o Dr. Baltazar Fael, para baseando-se na sua vasta experiencia como Procurador na província da Zambézia e docente do Instituto Superior de Relações Internacionais, e investigador do Centro de Integridade Publica (CIP), para proferir a presente palestra com o intuito de fazer uma reflexão sobre os contornos e possíveis razões que agudizam a prática deste crime a nível Nacional e na Zambézia.
Deste modo, o CEMO, O Instituto de Humanidades da Universidade Politécnica e o Conselho Municipal a Cidade de Quelimane, Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ), o Misa Moçambique convidam aos munícipes desta urbe a fazerem-se presentes no Salão Nobre do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane, na Sexta feira, dia 3 de Junho de 2011 a fim de participarem no evento.

Quelimane, 01 de Junho de 2011

No comments: