Saturday 14 May 2011

Convite a Comunicação Social

Nota de Imprensa no dia 13 de Maio de 2011 as 16h00 na sala nobre do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane

O Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais (CEMO), em parceira com o Instituto de Humanidades e Tecnologia da Universidade Politécnica e o Conselho Municipal da Cidade Quelimane convidam as forcas vivas da sociedade e os municipes da Cidade de Quelimane a participarem na palestra sobre ‘Politicas Agrárias e seu Impacto na Província da Zambézia, a ser Professor Dr. João Mosca. A mesma sera moderada pelo Dr. Manuel de Araujo e tera como moderador o Dr. Jorge Tinga.

A Zambézia sendo uma das províncias que outrora contribuiu com cerca de 51% do PIB nacional, viu sua contribuição reduzir-se para níveis sem precedentes. Apesar do potencial económico e agrícola actualmente, a província e considerada como uma das mais pobres do Pais.

João Mosca doutorou-se em Economia Agrária e Sociologia Rural pela Universidade de Córdoba, Espanha. Foi Professor Catedrático do Instituto Jean Piaget em Portugal. E docente e investigador na Universidade Politécnica. Entre 1976 e 1988 ocupou vários cargos técnicos e direccao na agricultura moçambicana em órgãos centrais, regionais e em empresas estatais. Depois de 1988 optou pela actividade académica. Ocupou posições de coordenação em órgãos académicos, de gestão universitária e formação avançada e grupos de investigação em Espanha e Portugal. Possui mais de cem trabalhos publicados em vários países entre os quais se destacam: a experiencia socialista em Moçambique:

Encruzilhada a África; SOS; Economia de Moçambique (século xx) e Economicando. Seu último livro Politicas Agrárias de (em) Moçambique (1975-2009) foi publicado em 2010 pela Editora Escolar e foi prefaciado pelo ex-Primeiro Ministro moçambicano Mário da Graça Machungo. No mesmo Mosca argumenta e demonstra que a agricultura e o meio rural nas últimas décadas não sofreram transformações estruturais, tecnológicas, de produtividade e de condições de vida fundamentais, como resultado de políticas e estratégias económicas e agrárias desajustadas, erráticas e descontínuas, para além do conflito e da cooperação externa. Fundamenta que não obstante os discursos políticos, o sector agrário e o meio rural foram secundarizados, os camponeses marginalizados ou sujeitos a integrações perversas na economia. Mosca vai mais longe na sua obra ao notar que nos últimos anos existem alguns sinais positivos sendo porem acções dispersas e cuja aplicação tem provocado mais distorções a instauração de mecanismos de poder e interesses que desvirtuam os objectivos anunciados e deslegitimam as instituições.

Com base na sua vasta experiencia de gestão, investigação e docência, o Professor Mosca vem lançar na Cidade de Quelimane, um processo de reflexão sobre o historial as politicas agrárias em Moçambique bem como sobre as possíveis razoes que terão ditado o declínio da produção agrícola nacional no geral e em particular a Zambézia.

Deste modo, o CEMO, O Instituto de Humanidades da Universidade Politécnica e o Conselho Municipal a Cidade de Quelimane convida aos munícipes desta urbe a fazerem-se presentes no Salão Nobre do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane a fim de participarem no evento.

2 comments:

Agostinho Lazaro said...

Sucessos no CEMO. Gostaria que viessem para Beira para uma dessas jornadas.
Gostaria imenso de conhecer o Prof.Dr MA para umas conversas inteligentes.
Agostinho Lazaro
844584380

MANUEL DE ARAÚJO said...

Prezado Agostinho!

Em meu nome e no do CEMO agradecemos o convite para virmos a Beira! Falo-emos com muito prazer!
Um abraco,

MA