Monday 16 May 2011

Chefe do FMI detido por suposto crime sexual

Dominique Strauss-Khan


O DIRECTOR-GERAL do Fundo Monetário Internacional (FMI), o francês Dominique Strauss-Khan, 62 anos, foi ontem formalmente acusado de agressão sexual e de tentativa de violação horas depois de ter sido detido no aeroporto de Nova Iorque, informou a Polícia. Strauss-Khan foi acusado de agressão sexual e de tentativa de violação contra uma jovem mulher de 32 anos num quarto de hotel em Nova Iorque, precisou aos jornalistas Ryan Sesa, porta-voz da Polícia de Harlem, norte de Manhattan.
Maputo, Segunda-Feira, 16 de Maio de 2011:: Notícias
O incidente terá ocorrido no Hotel Sofitel de Nova Iorque perto de Times Square, de onde a jovem mulher é empregada de limpeza.

Strauss-Khan continuava ontem detido no comissariado de Harlem, para onde foi encaminhado sábado à tarde, depois de ter sido detido quando se preparava para partir para a Europa. Todavia, o seu advogado, Benjamin Brafman, disse a jornalistas que Strauss-Khan vai declarar-se inocente das acusações.




O líder do FMI, apontado como o candidato à presidência francesa com maior possibilidade de vencer Nicolas Sarkozy em Abril de 2012, foi detido no aeroporto John F. Kennedy quando se encontrava no compartimento da primeira classe de um avião da Air France e apenas 10 minutos antes da partida para Paris. A sua detenção surgiu depois de a Polícia de Nova Iorque ter recebido uma queixa de uma empregada de limpeza do Hotel Sofitel, em Manhattan.

Segundo a Polícia, a empregada disse que quando entrou no quarto de Strauss-Khan este se encontrava nu, tentou agarrá-la e obrigá-la a praticar sexo oral.

A empregada conseguiu fugir e contou o sucedido aos seus colegas de trabalho, que chamaram a Polícia. Quando a Polícia chegou ao hotel Strauss-Khan já o tinha abandonado de forma precipitada, segundo as autoridades norte-americanas, tendo deixado no quarto alguns objectos pessoais, incluindo o seu telemóvel.




Segundo a Agência Lusa, esta não é a primeira vez que Strauss-Khan, casado com uma jornalista da televisão norte-americana e pai de quatro filhos, se vê envolvido num escândalo sexual. Em 2008 foi acusado de manter uma relação de cariz sexual com uma das suas subordinadas, Piroska Nagy, responsável pelo Departamento do FMI para África, que acabou por abandonar o cargo que ocupava na instituição.

Dada a necessidade do FMI em resolver os problemas económicos internacionais que surgiam na altura, Strauss-Khan manteve-se em funções, acabando por se desculpar, argumentando ter-se tratado de “um erro de julgamento”.

Estas novas acusações poderão complicar as aspirações de Strauss-Khan de concorrer à presidência francesa, já que, apesar de ainda não ter apresentado qualquer candidatura, a Imprensa local indica que o mesmo deveria estar prestes a renunciar à liderança do FMI.




Segundo a legislação francesa, Strauss-Khan, do Partido Socialista francês, teria até 13 de Junho para anunciar a sua candidatura.http://www.blogger.com/img/blank.gif

Strauss-Khan lidera o FMI desde 2007 e tinha ontem um encontro previsto com a chanceler alemã, Angela Merkel, em Berlim, para discutir a ajuda à Grécia. Hoje e amanhã tinha agendado uma reunião em Bruxelas com os ministros das Finanças da União Europeia, segundo a Lusa.




Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1216552

2 comments:

Fijamo said...

Carissimo MA (...)

Absolutamente inacreditável! Creio que há três hipóteses - ou é tudo mentira, o que não creio; ou o senhor é um tarado completamente irresponsável, o que também não acredito; ou há aqui meias verdades - nem o homem é louco nem a senhora é a Virgem Maria. Vamos lá ver, que o cavalheiro não é santo já se sabe. Que gosta de mulheres também. Mas o facto de ter tido um relacionamento extraconjugal no passado não faz dele um criminoso. A ser como a senhora afirma o homem teria de ser um louco, um violador. Acontece que estamos a falar de alguém muito inteligente. Não acredito que, por muito tarado que seja, estivesse disposto a arriscar tudo com semelhante acto. Esta história está muito mal contada. Esperemos pelos próximos capítulos. Regards,

Jordão said...

Hipoteses bem apresentadas por Fijamo.