Monday 4 April 2011

Visita do Chefe do Estado a Cidade de Maputo! Quando trabalhar muito nao e sinonimo de trabalhar bem! Ha necessidade de iniciar a visita no Domingo?


Vi com alguma estupefaccao a noticia segundo a qual o Chefe de Estado iniciara sua visita ao municipio de Maputo ontem domingo, tendo inclusive orientado uma sessao com varios membros do governo local! Apesar de parecer banal, esta noticia e rica em pormenores que interessa abordar! E mais grave, a noticia tem implicacoes numa serie de direitos que sao sonegados pela accao do Chefe de Estado aos funcionarios e dirigentes que sao obrigados a acompanhar o Chefe de Estado! Direitos estes que devem ser ressarcidos. talvez seja altura de perguntar para quando o sindicato da funcao publica?

Nao me levem a mal, pois esta claro que a visita e bem vinda (me desculpe a ministra Benvinda) mas queria perceber as razoes ou pelo menos a logica do inicio de uma visita presidencial, logo a capital do pais num Domingo! Que saiba esta legislado que a semana de trabalho e da segunda a sexta feira! E que uma visita presidencial movimento cenntenas senao milhares de pessoas, que se vem desta maneira privadas do seu direito a um fim de semana com os seus entes e queridos! E mais priva na minha optica, aos pacatos cidadaos professando a religiao crista, o seu direito de se dirigirem aos locais de culto, outra gritante violacao de um direito consagrado na nossa Lei Mae! Alias o Chefe de Estado tambem tem familia e a familia dele tem direito a descanso! Ele precisa de tempo para namorar a esposa, educar os filhos, conversar com eles, visitar a Vovo Marta, cuidar das flores do jardim etc etc! E que o Chefe de Estado tambem e cidadao, tem o direito ou os direitos consagrados na Constituicao!

Pelo que vi, no sabado acordou as 05.00 da manha para poder soltar algumas pombas numa manifestacao organizada pela Primeira Dama! No Domingo, cedinho ja tinha abandonado a Mana Da Luz e estava beijinhando a mana Lucilia (e companhia limitada!

Que eu saiba, nesta era da globalizacao, dificilmente as pessoas se encontram ao longo da semana. Uns saem de casa de manha, outros vao a escola, uns trabalham de dia e estudam a noite, enquanto outros estudam de dia e trabalham a noite etc etc. Assim, o fim de semana e o momento sagrado reservado aos afazeres domesticos e quica a encontros e convivencias familiares! Este fim de semana por exemplo, varios devem ter sido os familiares que nao puderam visitar mano Simango e a mana Lucilia, nem o mano Hama porque ´.... ´porque o Magistrado da Nacao decidiu roubar-lhes o direito constitucionalmente consagrado! Isto para nao falar dos motoristas, agentes de seguranca, pessoal do protocolo, cozinheiros, etc etc etc! excia, porque privar as pobres familias deste direito consagrado na nossa Lei Mae? Que V. Excia nao goste ou nao queira estar com sua familia aos Domingos, ainda podemos entender, apesar de nao concordarmos, agora obrigar os outros a nao ficar com as familias, ai ja nao!

A Constituicao da Republica e o proprio Plano Quinquenal do Governo para alem do proprio Manifesto do seu Partido, sublinham a importancia da familia como o epicentro de todas as politicas ou seja que a familia e considerada como o nucleo da sociedade! Ora se queremos fazer jus a essas declaracao, se queremos ser coerentes entao temos que agir coerentemente! E preciso valorizar a familia, valorizando-a com actos e nao apenas com palavras semi-mortas enterradas num documento! Ja imaginou Excia se a moda pegar onde vamos parar? ja imaginou o que vai acontecer a familia mocambicana se os seus imitadores todos (Ministros, Governadores, Administradores, Chefes de Posto, Secretarios Permanentes, etc etc) comecarem a copiar o seu exemplo?

Antes de encerrar este textozinho de opiniao permita-me Excia desejar-lhe bom trabalho e sucessos na sua visita! E ja que vai a Catembe, onde estive este fim de semana, sera que da para arranjar alguns trocos para melhorar a estrada? Pode fazer-me o favor de levar o Mano Sumbana (nao o da presidencia, mas sim o do turismo) para dar uma pincelada turistica a essa perola indica abandonada a sua sorte, que e a Catembe?

Um abraco ao Mano Joel wa Tembe!

Manuel de Araujo

4 comments:

V. Dias said...

Vai dar umas voltas...

Zicomo

Fijamo said...

Sem comentários (...)

MANUEL DE ARAÚJO said...

Pela primeira vez vi o mano Fijamo sem comentarios! Estara a ficar velho? ahahahahah

Um abraco Araujo

Fijamo said...

É que o artigo está tão claro que nem a agua da Piscina do ZBL (...)
Para bom entendedor, meia palavra basta! Reh Reh Reh Reh Reh Reh...