Wednesday 27 April 2011

No distrito de Nicoadala

Mesmo com os Sete milhões a população continua pobre
• O pior é que os reembolsos do valor entregue aos mutuários está aquém do desejado
Quelimane (DZ)- O cenário não é só do distrito de Nicoadala. Um pouco pelo país, o chamado Fundo de Desenvolvimento Distrital, vulgos Sete Milhões, não é devolvido. Mas vale a pena perguntar porque é que este valor não estar a ser devolvido pelos mutuários.
A resposta até pode ser muito simples. Este valor está sendo distribuído no âmbito político. Quem sai a ganhar é quem está no poder e com isso cimenta ainda mais a sua aliança nas comunidades.
Um pouco pela província da Zambézia, os níveis de reembolso estão aquém do desejado. Talvez porque os mutuários sabem quanto vale este dinheiro e como recebem.
Uma vez, um régulo do segundo escalão do distrito do Ile, disse que não passava da cabeça do presidente Armando Guebuza mandar prender os mutuários deste dinheiro, porque ele (Guebuza), então não teria votos nas eleições, quaisquer que fossem.
E está aqui o resultado. Em Nicoadala por exemplo, o governo local recebeu desde 2007 até esta parte 32 milhões de meticais.

População carente mesmo com sete milhões
Mesmo com os ditos Sete milhões no distrito, a população de Nicoadala anda carente de um pouco de tudo. Falta agua, faltam infra-estruturas básicas como casas para funcionários, estradas ou acessos condignos, o que permitiria escoamento dos produtos agrícolas.
Os que vivem em Nicoadala dizem que não vê o desenvolvimento com base neste valor. Os funcionários públicos, alguns trabalham e no final do dia regressam a Quelimane. Quando lhes perguntam, dizem que não “maneiras” de dormir e vale pena voltar a casa. É essa rotina de alguns, quase todos dias.

Há que inverter este cenário
O Governador da Zambézia, Francisco Itai Meque, está de visita aquele distrito, dai que estas coisas comecam a sair do circuito oficial.
Como em encontros desta natureza é possível ouvir tudo, ficamos a saber que afinal Itai Meque não gostou o que terá ouvido naquele encontro com o governo local, alargado aos membros do Conselho Consultivo Distrital. Dai as recomendações não faltamran. Aquele governante recomendou ao governo do distrito para que trabalhe com a comunidade para que esta sinta os ganhos do dinheiro que o governo está a colocar no distrito.
Refira-se que esta semana, durante quatro dias o chefe do executivo da Zambézia estará de visita ao distrito de Nicoadala. (DZ)

3 comments:

Fijamo said...

Agora esta:
"Manuel de Araújo é resultado da distribuicão equitativa da riqueza em Mocambique". In Damião José, porta voz da Frelimo ontem no Programa Debate da Nacão da Espetaculosa(?) stv... Quid Juris.

Fijamo said...

Ilustre Fijamo,
Eu também ví o Debate.
Naturalmente o MA, um jovem que atingiu o PICO da ACADEMIA terá uma palavra a DIZER.

MANUEL DE ARAÚJO said...

Dizer o que abaalaaga? Meu pai um dia contou-me uma historia engracada! um maluco pos-se a insultar um ilustre cidadao! E o ilustre ultrajado tambem pos-se a ripostar nos mesmos moldes! Na altura passava um jornalista qu vendo a cena resolveu fazer uma peca com o seguinte titulo: dois malucos gritavam em plena rua! Licao da historia? Cada um tira a sua! Estou na zona e estao convidados para um copo no Supinho! Um abraco, MA