Monday 18 April 2011

África 21 - DF




Burkina Faso

Revolta militar no Burkina Faso se estende ao sul do país

Os soldados deixaram a base militar no sábado à noite e iniciaram os saques ao comércio e o roubo de carros de particulares e duas pessoas ficaram feridas nos disparos.

Da Redação, com agências

Ouagadugou - As revoltas dos soldados de Burkina Faso, que começaram na quinta-feira, se estenderam na noite de sábado para outra cidade do sul do país, onde foram ouvidos disparos e os militares saquearam comércios, informaram domingo testemunhas.

Os soldados da província de Po, no sul do país e perto com a fronteira com Ghana, continuavam disparando no domingo, segundo os habitantes da cidade contatados pela AFP por telefone.

Os soldados deixaram a base militar no sábado à noite e iniciaram os saques ao comércio e o roubo de carros de particulares e duas pessoas ficaram feridas nos disparos.

No sábado, comerciantes do principal mercado de Ouagadugu, enfurecidos pelos saques cometidos por militares amotinados desde quinta-feira, incendiaram a sede do partido no poder na capital de Burkina Faso.

Depois de saquear a sede do governo e atacar a prefeitura da capital, centenas de comerciantes investiram contra a sede do partido governante, o Congresso pela Democracia e o Progresso (CDP), e atearam fogo ao prédio.

Após estes incidentes, o ministério da Segurança anunciou a instauração de um toque de recolher da capital de 19H00 às 06H00 local.

Soldados de três guarnições da capital do país haviam saído às ruas na noite de sexta-feira e realizaram saques no centro da cidade e nos bairros periféricos.

O presidente de Burkina Faso, Blaise Compaoré, no poder há 24 anos, enfrentou de quinta para sexta-feira uma rebelião de sua própria guarda presidencial. Seus membros receberam as bonificações que exigiam e terminaram com o motim na sexta-feira. Mas outros soldados continuaram com o protesto.

A rebelião provocou a dissolução do governo dirigido pelo primeiro-ministro Tertius Zongo e o afastamento do chefe do Estado-Maior, o general Dominique Djindjéré, substituído pelo coronel Honoré Nabéré Traoré.

Um protesto similar já havia sido registrado no fim de Março, quando militares furiosos protestaram contra a condenação e a prisão de alguns de seus colegas, acusados de diversos crimes.

Naquela ocasião se apoderaram de armas de guerra nas guarnições em diversas cidades, incluindo Uagadugú, dispararam para o ar nas ruas, saquearam lojas e libertaram alguns de seus companheiros presos.

O presidente Compaoré, em seguida, reuniu-se com todos os níveis de seu exército, de soldados a generais, e anunciou o "fim da crise".

Antes dos protestos militares, seu regime já havia sido afetado por movimentos juvenis, após a morte em Kudugu (centro) de um estudante de 23 anos, Justin Zongo, em circunstâncias pouco claras.

Os pais e amigos do jovem disseram que sua morte foi causada pela violência policial durante a prisão. As autoridades afirmam que ele morreu de meningite.

O falecimento de Justin Zongo provocou violentas manifestações em todo o país, que deixaram seis mortos em Kudugu e em seus arredores.

No comments: