Tuesday 15 March 2011

O troço Mocuba-Milange sera finalmente reabilitado!?

Zambézia: asfaltagem vai custar 69 milhões de euros

Está previsto para Abril o arranque dos trabalhos de asfaltagem dos cerca de 200 quilómetros que separam Mocuba de Milange, e dos cerca 50 quilómetros que separam Mocuba de Nampevo. As obras estão a cargo da empreiteira portuguesa Mota-Engil, que prevê um orçamento de 69 milhões de euros. Este montante é proveniente de parceiros de cooperação e do governo moçambicano.

Com a reabilitação do troço Mocuba-Milange, espera-se que a rentabilidade do porto de Quelimane aumente significativamente, tendo em conta que a via é usada por camionistas provenientes do Malawi. Já a reabilitação do troço Mocuba-Nampevo vai facilitar a mobilidade dos veículos que se circulam naquela região.

No troço Mocuba-Milange, serão criados cerca de 500 postos de trabalho, enquanto no Mocuba-Nampevo, cerca de 400. Agora decorre, em simultâneo, a montagem dos estaleiros, o primeiro no posto administrativo de Namanjavira, para o suporte do trabalho Mocuba-Milange, e o segundo em Mugeba, onde estarão instalados os escritórios e equipamentos para trabalhos do troço Mocuba-Nampevo.

O director das obras, João Fortes, garantiu que dentro de 20 dias, os trabalhos nos dois troços vão iniciar. “Neste momento, estamos a fazer a desmatação, montagem de estaleiro e mobilização das maquinarias para a execução das obras”, disse Fortes.

Devido ao estado precário do troço Mocuba-Milange, os malawianos têm optado pelo porto da Beira, ao invés do de Quelimane, por sinal o mais próximo. Esta situação está a complicar as contas e o funcionamento do porto de Quelimane, onde, há cerca de quatro anos, foram investidas avultadas somas na reabilitação e montagem de maquinarias de ponta.

A reabilitação do troço Mocuba-Milange, devido à sua extensão e nível de degradação, vai durar aproximadamente dois anos, enquanto a reabilitação do troço Mocuba-Nampevo vai durar cerca de 12 meses.

Para se inteirar do trabalho, nesta primeira fase, o governador da Zambézia, Francisco Itai Meque, visitou o local onde está a ser montado o estaleiro e instou o empreiteiro a edificar uma obra de qualidade. “Aquilo que vínhamos falando sobre o trabalho de estrada na nossa província, sobretudo nos troços Mocuba-Milange e Mocuba-Nampevo, totalizando mais de 250 quilómetros de estrada, está prestes a tornar-se uma realidade.

E nós, como governo, apelamos ao cumprimento dos prazos e a qualidade das obras, por forma a não desiludir a população”, disse o governador da Zambézia. Meque exortou o empreiteiro a respeitar as populações circunvizinhas e a recrutar mão-de-obra local, de modo a contribuir para o desenvolvimento das comunidades.

In O Pais OnLine

No comments: