Tuesday 15 March 2011

Mais uma empresa quer explorar carvão em Tete

A empresa britânica Ncondezi Coal Company prevê aplicar dois milhões de USD para projectos sociais

Tete (Canalmoz) – A empresa britânica Ncondezi Coal Company, que prevê terminar o estudo de viabilidade em Junho de 2012, para em 2014 iniciar a extracção de carvão em algumas das suas concessões no distrito de Moatize, na província de Tete, assegura existirem dois milhões de USD para a prossecução de projectos sociais, tais como abastecimento de água, saúde, educação e agricultura. As instalações a partir das quais serão implementadas as actividades de prospecção de carvão e de projectos sociais, na comunidade de Ncondezi, foram sexta-feira passada inauguradas.

Segundo o director daquela firma, Graham Mascal, as referidas instalações deverão funcionar como um centro de comando de todas acções de pesquisa mineira e desenvolvimento local.
O projecto de Ncondezi Coal Company, disse Graham Mascal, em Junho do ano transacto, angariou, na Bolsa de Valores em Londres, 52 milhões de USD, um valor necessário para financiar actividades adicionais de pesquisa. Nesse contexto, até ao final de Fevereiro deste ano “já tínhamos gasto cerca de 50 milhões de USD. E maior parte desse valor foi despendido em Tete”.

A Ncondezi Coal, de acordo com Mascal, tenciona despender até Junho do próximo ano “35 milhões de dólares adicionais”, incluindo os 2 milhões de dólares reservados para projectos sociais da comunidade local.

Neste momento, a Ncondezi está a desenvolver trabalhos tendentes à conclusão do estudo de viabilidade até Junho do próximo ano.

“Estamos a operar dentro dos prazos e do orçamento previstos para concluir os planos. Após esse momento, será requerida a licença de minas para a produção de carvão no próximo triénio ou quinquénio”, disse em Tete o director da firma.
Por seu turno, o administrador do Distrito de Moatize, Manuel Guimarães, disse que até este momento o projecto Ncondezi Coal empregou 283 trabalhadores.

Em todo o distrito de Moatize, “temos uma média de 36 empresas mineiras que fornecem 10.716 empregos, dos quais 1.633 empregados são naturais de Moatize”.

Entretanto, o administrador apelou para que a exploração de recursos carboníferos em Tete se repercuta na elevação do nível de vida das comunidades e da província em geral. (Emildo Sambo)

No comments: