Wednesday 23 March 2011

A MONTANHA PARIU O RATO? (MA)

MANHENJE CONDENADO A DOIS ANOS DE PRISÃO







O antigo ministro do Interior, Almerino Manhenje, foi hoje condenado a dois anos de prisão pela 8ª Secção do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo. A mesma pena coube aos outros dois co-réus, nomeadamente Rosário Fidélis e Álvaro de Carvalho, antigos director e adjunto financeiros. Para o tribunal ficou provado o envolvimento dos réus, de entre outros, no crime de violação de legalidade orçamental.
O Juíz da oitava sessão do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, Octávio Chuma, concluiu depois de várias sessões de produção de provas que o piloto aviador, Almerino Manhenje, enquanto ministro do Interior, ordenou o pagamento indevido de várias despesas com fundos do estado para fins pessoais e para terceiros.

Dos ilícitos criminais cometidos por Manhenje, destaque vai para 4 crimes de violação da legalidade orçamental.

O tribunal considerou depois de provado pelo Ministério Público, as acusações que pesam sobre o antigo Ministro do Interior sobre o pagamento indevido de produtos alimentares, aparelhos celular para quadros do Ministério do Interior, passagens aéreas para a esposa, filha e vistos para uma sobrinha.

Ao todo pesam sobre Manhenje 5 crimes, que totalizam um rombo nos cofres do Ministério do Interior de pouco mais de um trilhão de meticais da antiga familia.

O Tribunal entendeu que os co-réus Rosário Carlos Fidélis e Álvaro Nunes de Carvalho que desempenhavam na altura dos factos as funções de Director Financeiro e Director Adjunto Financeiro, respectivamente, agiram conscientes de que estavam a cometer ilícitos criminais. Para estes a pena é tambem de 2 anos de prisão correcional.

Entretanto, o advogados dos 3 réus, Lourenço Malia não está satisfeito com a sentença e já adianta que vai recorrer da mesma.

Mais detalhes na edição do jornal O País desta quarta-feira

Fonte: O pais Online

1 comment:

V. Dias said...

De facto....

Nada de que me surpreendesse, por isso digo: visto, passa, zicomo