Friday 25 February 2011

Um dia negro na historia britanica: Encerra Servico em Portugues da BBC

Dedico este texto ao Eduardo Caminho, Nota, Nuro, Beny, Walter Augusto, Rui Costa, Soraia, Mandinho, Marinela, Magui, Masquete, Muibo, Tomas, Janete, Dalila e todas as companheiras da 25 de Setembro!

Ao Joao Van Dunen, Teresa Lima, Eleuterio Finita, Leo Guevane, Manuel Santana, Ligia Monteiro, Salvador Gomes, Jose Vicente Lopes, Matinada, Zenaida Machado e toda a malta das noites tropicais Londrinas!

Aos colegas da Chatham House e da Amnistia Internacional (Alex Vines, Marise Castro, Pierre Sane, Teresa Oshanassi, Weimer, Dinho Chingunji, Sousa Jamba!

Ao Fijamo, por me ter ligado a pedir para escutar a ultima transmissao da BBC!


Dia 25 Fevereiro de 2011! Dia negro da BBC! Cresci a escutar a BBC por culpa do meu pai! O Radio, esse aparelho maravilha, era o amigo mais fiel do meu pai! Ele religiosamente escutava quase todos os noticiarios da Radio Mocambique, mas o que ele nao perdia mesmo era o noticiario da BBC! Felizmente fiquei com esse virus e nao me arrependo! Foi desse virus que aprendi a ser frontal e a amar a liberdade incondicionalmente! E diga-se de passagem que fiz Relacoes Internacionais, e acabei em Londres e na Amnistia Internacional em parte por causa da BBC!

Dois acontecimentos marcaram-me! A morte de Agostinho Neto e a Independencia do Zimbabwe! Ambos eventos foram transmitidos pela BBC aos instruendos do Centro de Formacao de Professores Primarios de Nicoadala atraves do Radio Sony do meu pai, ligado a um funil altifalante!


Na decada oitenta esse mesmo virus expandiu-se exponencialmente na Cidade que me viu nascer! Era uma autentica pandemia! Todo o jovem que se prezasse escutava, e escrevia para uma ou varias radios: fosse a BBC, a VOA, RFI, Radio Havana, Radio Moscovo, ou Radio Pequim!

E mais! Os namoros eram determinados pela quantidade e qualidade de postais, camisetes, chapeus que recebiamos dessas radios!

Ouvir uma carta assinada pelo meu punho numa dessas radios globais e ouvir meu nome mencionado eram prazeres incomensuraveis!


Durante varios anos comentei para a BBC como academico, deputado e funcionario senior da Amnistia Internacional! A ultima foi uma chamada feita pela Teresa Lima a alguns meses atras, directamente de Londres e eu estava em Supinho! Dada a ´qualidade´ da rede MCEL ficamos mais de tres horas a tentar a comunicacao! Mas a Teresa nao desistiu e senti um orgulho imensuravel: falar para o mundo a partir de Supinho! Senti que estava colocando a esquecida Zambezia, no mundo da globalizacao!

Obrigado a BBC! Em parte sou o que sou gracas aos vossos ensinamentos!

E aos meus amigos do Partido Conservador Britanico e em particular ao William Hague, responsavel pelo pelouro que financia a BBC, aqui fica o meu voto de desaprovacao deste gesto ´tao cruel´!

Os meus pesames! Ficamos orfaos de uma grande escola de jornalismo! nao tenho palavras para descrever a miopia que originou a tomada desta decisao!

Lutarei com todos os meios a minha disposicao para voltar a ouvir a BBC para Africa em lingua portuguesa!

Um abraco especial a Teresa Lima, a ultima Comandante na trincheira do ´rigor e imparcialidade´ em lingua portuguesa!! Deves estar a sentir-te como uma mae que perdeu o seu unico filho! Sais de cabeca erguida! Ergueste o nome de Mocambique!

Cala-se Big ben de Londres! O ´Mundo ficou mais longe de nos´! Foi-se o ´rigor e a imparcialidade´ em lingua portuguesa!

Estamos de Luto!
Manuel de Araujo

5 comments:

Palmeirim said...

Triste, muito triste. Sinto me com se tivesse perdido um irmão. Isto é mau demais para ser verdade. Acho que a BBC volta muito brevemente

Fijamo said...

A medida integra um pacote que visa diminuir custos em 54 milhões de euros anuais e vai implicar 650 despedimentos. São 12 os postos de trabalho na secção portuguesa da BBC, criada em 1939, que ficam em risco. Bolas...
Calou-se a BBC foi - se parte de mim!

V. Dias said...

Pesames a Fijamor Jr

Zicomo

Zefanias said...

Quando vi na pagina da BBC que sexta-feira seria o ultimo dia, estavaa no Gurue e disse a um amigo. Era uma vez noticias de classe e rigor. Alias, antes ja tinha recebido uma mensagem de Fijamo.

Mas sera que 'e boa decisao? Nao ha como voltar atras?

Nelson said...

A crise financeira mundial fazendo das suas! Essa crise é coisa séria mesmo!