Friday 14 January 2011

“O Governo não deve usar rendimentos dos recursos nacionais para fazer festa”



– diz o economista norte-americano, Jeffrey Sachs, em palestra, em Maputo
Quando olho para as condições de Moçambique hoje, vejo que a má nutrição continua a afectar as crianças. O índice de mortalidade infantil prevalece. Cerca de 500 crianças morrem em cada 100 mil nascimentos. É chegado o momento de investirmos nas aldeias e criarmos, através da agricultura, as condições de sobrevivência dos pobres – Doutor Jeffrey Sachs “O meu medo é que daqui a algum tempo a terra seja arrancada das mãos dos camponeses e concentrada em alguns empresários. Se isso acontecer, Moçambique terá uma sociedade triste.” “Devem ter uma estratégia integrada para o desenvolvimento do meio rural. Agricultura, Educação, Saúde e Infra-estruturas, interligados. Isto, o país deve ter uma estratégia para os próximos 10 a 15 anos. Assim, usaremos o nosso crescimento económico de 10% para benefício próprio. Se fizermos isto. As próximas pesquisas sobre a pobreza não mostrarão índices tão preocupantes quanto agora”.

Maputo (Canalmoz) – O economista e Professor de Desenvolvimento Sustentável e de Gestão Pública, na Universidade de Columbia em Nova York, Jeffrey Sachs, está em Maputo e ontem proferiu uma palestra na Universidade “A Politécnica” subordinada ao tema “Moçambique e a Economia Global”. Jeffrey falou do estágio actual da economia moçambicana, falou do futuro, pelo menos até ao fim da presente década, e deixou recomendações para que “os recursos do país sirvam a todos”.
A palestra do economista norte-americano foi presenciada por altas personalidades da esfera económica e política nacional. Joaquim Chissano (ex-presidente da República), Luísa Diogo (ex-primeira-ministra), Pascoal Mucumbi (ex-primeiro-ministro), António Fernando (ex-ministro da Indústria e Comércio) são algumas figuras que, entre académicos, deputados, empresários e estudantes, assistiram à palestra do Professor norte-americano.

Crescimento económico não se reflecte na vida das pessoas

Jeffrey não poupou palavras. Começou por descrever Moçambique como uma economia emergente, cujos principais recursos são a terra, recursos minerais e recursos humanos. Destacou o crescimento económico médio anual “de aproximadamente 10%”, mas disse que este crescimento “não se reflecte nas condições de vida das comunidades”.
“Moçambique registou grande progresso económico nos últimos anos. Mas grande parte deste crescimento tem um impacto muito baixo para as pessoas. Os índices de pobreza continuam muito altos. As doenças e analfabetismo continuam com índices altos”, disse o académico e deixou recomendações.
“Não pode haver só crescimento de cima para baixo, mas também de base para o topo. Creio que, nos próximos anos, Moçambique vai precisar de uma estratégia de investimento integrado para garantir a distribuição da riqueza nacional por todos. Deve haver também investimentos nas famílias para fazer as partes de economia crescerem juntas”, recomendou.
De seguida, abordou área por área. Agricultura, Educação, Saúde e Infra-estruturas e Mega-projectos, são as áreas que o Professor norte-americano considera fundamentais para um “desenvolvimento integrado, inclusivo que começa da base para o topo e não de cima para baixo”.

Falta investimento na Agricultura

“Quando olho para as condições de Moçambique hoje vejo que a má nutrição continua a afectar as crianças. O índice de mortalidade infantil prevalece. Cerca de 500 crianças morrem em cada 100 mil nascimentos. É chegado o momento de investirmos nas aldeias e criarmos, através da agricultura, as condições de sobrevivência dos pobres”, propôs Jeffrey Sachs.
O economista e Professor de Desenvolvimento Sustentável e de Gestão Pública, na Universidade de Columbia em Nova York, descreveu, entretanto, a parca agricultura moçambicana.
“A média de produção em Moçambique continua uma tonelada por hectare. Isto é, um terço (1/3) da média dos países desenvolvidos. Moçambique ainda não teve a sua Revolução Verde. O camponês está a utilizar a colheita do ano passado para semente deste ano. E está dependente da chuva”.
Depois da descrição, o economista disse que esta realidade “é o resultado da falta de investimento na agricultura”.
“O camponês não pode fazer uma agricultura melhorada porque não tem meios. E não tem credibilidade para ter acesso ao crédito bancário”.
Nesta situação, considerou que os pequenos camponeses locais serão absorvidos por grandes camponeses estrangeiros que irão se apoderar da terra.
“Eles vêm da China, da Arábia Saudita. Chegam aqui, compram terra. Se permitirem isto, vão ter uma sociedade triste. Terá desigualdade em termos de posse de terra. Promovam os vossos próprios camponeses”, recomendou.
Nessa perspectiva o Professor de Desenvolvimento Sustentável e de Gestão Pública desafiou o Governo a subsidiar a agricultura dos pequenos camponeses, encorajar os camponeses a formar cooperativas agrícolas, criar rede com os mercados e melhorar as infra-estruturas.
Disse que a produção de comida “vai permitir a melhoria da saúde da criança e o alcance do desenvolvimento da base para o topo”. “Isto custa dinheiro, mas é necessário”, rematou.

Não há formação na Saúde

Quanto à Saúde, Jeffrey começou por recordar que “muitas causas da mortalidade em Moçambique são preveníveis”.
“A Malária é tratável, mas as crianças morrem porque não há médicos. O sistema de saúde precisa de formação, de técnicos e capacitação das comunidades. Custa dinheiro, mas não é oneroso”, disse.
“É preciso capacitar membros das comunidades nas aldeias sobre a saúde. Usar as universidades para verificar as crianças mal nutridas; acompanhar a saúde na comunidade, se tem rede mosquiteira. Isto não é muito caro, mas não é grátis. O mercado privado nunca vai fazer isto, só o Estado”, vaticinou.

Implantar tecnologia nas escolas

Sobre a Educação, a dissertação do economista norte-americano incidiu no uso das tecnologias no meio rural.
“É preciso termos escolas primárias ligadas à internet. Podemos usar a “Banda Larga” sem fio, com a participação das telefonias móveis. Isto vai garantir que, nas comunidades, haja internet”. Se não tem energia eléctrica, vamos instalar painéis solares para fazer funcionar os computadores. Isto não é gratuito, mas não é oneroso”, disse.

Infra-estruturas

Em relação às infra-estruturas disse que Moçambique deve começar a pensar num corredor de desenvolvimento que ligue o norte e o sul do país.
“Precisamos do corredor Norte-Sul. Podemos ter portos, mas não temos corredor Norte Sul ou Corredor de Moçambique”, disse. E quanto aos corredores actualmente existentes, que cortam o país no sentido vertical, Jeffrey disse que os mesmos devem beneficiar as comunidades por onde passam.
“Os corredores existentes não devem ser só para os transportadores de carvão, mas também para os camponeses. Por onde passam devem beneficiar os camponeses. Devem ser usados pelos camponeses”, referiu.

Lucros dos grandes projectos devem ser usados por todos

Quanto aos rendimentos dos grandes projectos, que os considerou principais fontes do crescimento da economia moçambicana, o académico disse que os lucros devem ser partilhados por todos os moçambicanos e “não devem ser usados para as festas dos governantes”.
“Deve haver transparência nos sistemas de tributação para que isto seja usado por todos. Se a empresa não quer pagar impostos, vai delapidar recursos em 5 anos e não há-de haver desenvolvimento. E se o país estiver a ter bons rendimentos, então devem ser partilhados por todos. O Estado deve usar os recursos que colecta (dos grandes projectos) para beneficiar o povo. Deve haver benefício mútuo. O Governo deve usar este rendimento para construir escolas e hospitais e não para fazer festa”. Era o economista e Professor de Desenvolvimento Sustentável e de Gestão Pública, na Universidade de Columbia em Nova York, Jeffrey Sachs, a opor-se ao que muitos têm vindo a apelidar de “grande farra”.
“Deve ficar claro para onde vai o dinheiro dos grandes projectos. Se este dinheiro está a ser canalizado para a agricultura, se está a beneficiar os pobres”, disse bastante aplaudido pelos presentes, principalmente pelos estudantes da A Politécnica e académicos presentes.


Metas e prazos para Moçambique

O economista americano, que desde 2002 é Conselheiro do Secretário-Geral das Nações Unidas para o cumprimento das Metas do Milénio, deixou metas para Moçambique.
“Devem ter uma estratégia integrada para o desenvolvimento do meio rural. Agricultura, Educação, Saúde e Infra-estruturas, interligados. Isto, o país deve ter uma estratégia para os próximos 10 a 15 anos. Assim, usaremos o nosso crescimento económico de 10% para benefício próprio. Se fizermos isto. As próximas pesquisas sobre a pobreza não mostrarão índices tão preocupantes quanto agora”, disse.
Houve espaço para algumas questões por parte da plateia, mas as respostas foram essencialmente de aprofundamento do que já havia dito na alocução.

(Borges Nhamirre)

1 comment:

V. Dias said...

Alguém vai ouvir esse homem?

Zicomo