Thursday 27 January 2011

Inspecção da FIFA chumba Estádio Nacional


Obra já entregue ao Governo
Inspecção da FIFA chumba Estádio Nacional


O director técnico do empreendimento da parte moçambicana, José de Sousa Pereira, confirmou o facto, mas alega serem questões por reparar, de pequena dimensão e que, apesar de a obra estar entregue ao Governo, os custos que advirão dos reparos estarão a cargo do empreiteiro “Houve precipitação na entrega das obras” – diz Faizal Sidat, presidente da FMF


Maputo (Canalmoz) – Um relatório técnico da inspecção da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) reprova as obras do Estádio Nacional de Zimpeto e recomenda a continuação das obras de acabamento. O relatório foi enviado ao Ministério da Juventude e Desportos e Federação Moçambicana de Futebol (FMF). A reprovação foi confirmada pelo director técnico do Estado Nacional e pelo Presidente da Federação.
Sobre o assunto, os conhecedores da matéria dizem que se os inspectores da FIFA tivessem estado presentes no momento da entrega formal das obras, teriam reprovado de imediato. É que, segundo o relatório enviado pelos inspectores desta organização internacional, o estádio entregue pelo governo chinês não reúne condições para a realização de jogos. O campo de futebol não reúne as condições exigidas pelas normas daquela instituição.
Em causa estão as dimensões do próprio campo de futebol. Está ainda o facto de os limites do próprio campo de futebol serem a pista de atletismo, o que, pelas normas, estes dois recintos deviam estar separados por um recinto onde deviam ou deverão circular os fiscais de linha, os apanha bolas, espaço ainda onde se deveriam hospedar as equipes técnicas e que também serviria para o aquecimento dos jogadores suplentes.
O campo, ainda segundo os observadores atentos, não tem espaço para a marcação do canto e as máquinas electrónicas de controlo das entradas do campo estão mal posicionadas.

Faizal Sidat confirma e critica a precipitação na entrega das obras

Sobre estes aspectos, a nossa reportagem foi ouvir o presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Faizal Sidat, que só após muita insistência se pronunciou sobre o assunto. Afirmou só saber do assunto, também através do relatório da FIFA a que tem acesso.
“Fala-se do mau posicionamento do controlo electrónico das entradas no recinto do estádio”, afirmou Sidat.
“Diz-se que estas máquinas deviam estar colocadas nos portões do recinto do estádio, isto é, logo após as bilheteiras e entrada de viaturas, para controlar tudo o que ali entra, e não na entrada propriamente dita do recinto dos jogos, onde estão as bancadas”, acrescentou o dirigente do órgão máximo do futebol nacional.
“É que no dia que se efectuou a entrega do estádio nacional, este não estava marcado. Faltava essa marcação. Nesse dia não nos foi dada a possibilidade de medir o próprio campo talvez porque estivesse a chover. O mais certo, também, é que numa situação daquelas tudo devia ter sido feito para a demonstração. No entanto, tudo será visto com o tempo, pois a marcação do campo depende da comissão dos árbitros. O que nós precisamos é de um campo com dimensões de 105 metros por 74 metros para os jogos. Entretanto, se aquele campo relvado tiver, pelo menos, 120 metros por 82 metros, dá para tudo o que é necessário para a realização dos jogos”, prosseguiu assim as suas declarações ao Canalmoz e Canal de Moçambique, o presidente da Federação Moçambicana de Futebol.

Houve precipitação na entrega das obras

“Houve precipitação. Deviam, primeiro, ter arborizado a parte externa. Tirarem aquelas casas que eram ocupadas pelos técnicos e trabalhadores chineses. Limparem o matagal à volta e mesmo tirarem o “dumba-nengue” porque o estádio nacional não é só aquele edifício, mas todo aquele recinto à volta”, acrescentou Faizal Sidat.

Director técnico reconhece

O Ministério da Juventude e Desportos, através do director técnico do empreendimento, José de Sousa Pereira, contactado pelo nosso jornal, reconhece os factos. Ele tentou, contudo, minimizar o assunto, dizendo que os inspectores da FIFA estiveram, em Maputo, e foram verificar a obra em finais do ano passado. Para Sousa Pereira, os inspectores, “de princípio congratularam o País por ter conseguido construir um estádio nacional moderno, que responde às especificações técnicas exigidas por aquela confederação internacional de futebol”.
“Mais tarde, os inspectores mandaram-nos o relatório sobre as constatações que tiveram após a visita de trabalho que fizeram no local, documento este que também foi enviado à Federação Moçambicana de Futebol”, disse Sousa Pereira. “O relatório deixou algumas recomendações que tem a ver com a necessidade de se alargar o espaço necessário para os atletas marcarem o canto e exercerem outras actividades inerentes à realização das partidas”.
“O referido relatório refere-se igualmente à necessidade de as inspecções de segurança tanto dos espectadores como dos seus veículos serem efectuadas logo à entrada do quintal do Estádio Nacional”.
“Entretanto, estas observações não põem em causa a qualidade e a modernidade da construção. Uma coisa é uma observação, outra coisa é a reprovação”, disse a nossa fonte apontando que as obras de reparação daquilo que foi reprovado decorrerão a cargo do empreiteiro e que só depois disso é que se fará a sua efectiva inauguração.

(Alexandre Luís)
2011-01-27 06:27:00

No comments: