Wednesday 19 January 2011

Ao admitir que vai concorrer pela quarta vez

Pio Matos promete novo sistema de esgoto para a cidade de Quelimane
Edil da capital da Zambézia admite críticas dos automobilistas sobre as obras de asfaltagem das vias da cidade cimento, mas diz que os técnicos dizem que tudo está a ser bem feito.

Quelimane (Canalmoz) – O presidente do Conselho Municipal da cidade de Quelimane, Pio Matos, disse, em entrevista ao Canalmoz, que a urbe que dirige tem estado a registar um crescimento social e económico de realce, e considera que o melhoramento das condições básicas tem sido evidente. Mas os problemas da capital da Zambézia persistem.
Anuncia, entretanto, que as atenções da edilidade estão agora viradas para o “grande estudo para a cidade de Quelimane” que é “o projecto de drenagem e esgotos”.
“Neste momento, o município de Quelimane está virado para este projecto porque há muito que Quelimane precisa disto e agora tudo está a posto para que este ano as obras arranquem”, disse.
Na opinião dos técnicos, sem drenagem não vale a pena estar-se a gastar dinheiro com melhoramentos susceptíveis de se estragarem precocemente por falta de drenagem, mas mesmo sem que estas infra-estruturas tenham sido previamente empreendidas estão de novo a alcatroar certas vias da cidade cimento.
Sucede, entretanto, que o edil reconhece que ainda está em estudo o projecto de drenagem e saneamento.
O presidente da autarquia de Quelimane, quando instado a falar dos montantes que serão envolvidos nas obras, disse não ser capaz de revelá-los, mas garantiu estarem assegurados pelo Governo e pelo Millenniun Challenge Account (MCA).
“São pouco mais de quinhentos milhões de dólares para as províncias de Nampula, Zambézia e Cabo Delgado no âmbito de MCA e Quelimane tem a sua parte neste bolo e esta parte vai depender muito das necessidades que a cidade tem, e espera-se uma grande intervenção numa grande parte do sistema de drenagem e na zona de cimento espera-se um novo sistema de esgotos”, disse.
Para Pio Matos, a reestruturação dos sistemas de drenagem e esgotos da cidade há muito que se constituem como grandes preocupações dos munícipes locais. “Este é o suporte há muito esperado para termos um ambiente saudável na cidade de Quelimane e um saneamento adequado e tudo indica que estamos num bom caminho”. “Até 2013, que é o término do projecto, esperamos ter as obras concluídas e um saneamento mais adequado”.
Refira-se que em 2013 deve haver de novo eleições autárquicas.

Água potável e estradas

Pio Matos disse que, durante o ano passado, a edilidade expandiu a rede de água canalizada para todos os bairros da cidade. Sucede, porém, que a água chega com deficiência aos consumidores.
Para garantir um abastecimento adequado, Pio Matos diz que a edilidade tem em projecto a construção de uma terceira terminal que vai ter uma torre elevada e uma rede de distribuição na zona de Sampene, arredores da cidade de Quelimane.
“As obras arrancam este ano e até 2012 poderão estar concluídas e entrarem em uso. Acreditamos que, com este projecto, nós já teremos água, para Quelimane, disponível 24 horas por dia”, diz o edil.

Vias de acesso

Neste momento, aquela que já foi considerada a quarta maior cidade do país debate-se com sérios problemas de vias de circulação, sobretudo na cidade de cimento. Neste momento, um total de 12 vias nesta zona está em reconstrução de raiz.
“Neste momento, estamos num programa de doze quilómetros. A cidade de cimento possui aproximadamente 58 quilómetros de estradas asfaltadas. Ainda há muito que fazer”, reconhece o edil.
Outra situação que deixa a desejar é a qualidade das obras em curso. Segundo apurámos, os automobilistas apontam uma enorme dificuldade em circular nas estradas de Quelimane, mercê do piso que se tem mostrado bastante escorregadio.
Quanto a este aspecto, Pio Matos disse assumir que “há aspectos que não estão muito bem e isso os munícipes vão falando aqui e acolá e vão reportando o que é importante para que possamos corrigir. Há algumas possas de água criadas em épocas chuvosas, o que quer dizer que os nivelamentos não foram reparados com rigor”. Pio Matos reconhece que “já se notam algumas rachas na plataforma”, e refere que “isto quer dizer que a base não aderiu muito bem ao revestimento que foi colocado e provavelmente alguns sítios deverão ser corrigidos estes aspectos”.
Pio Matos acrescenta que fora as deficiências técnicas que os automobilistas não se cansam de apontar nas obras, ele pessoalmente não tem reparos mais profundos. “Não tenho mais reparos mais profundos. O que os técnicos nos disseram é que esta era a forma mais correcta, era a tecnologia mais adequada para o espaço”, justificou o edil.


Crescimento económico

“A cidade está a crescer a passos largos e isto nota-se pelo número de construções que vamos sentindo na zona peri-urbana” – foi esta a resposta que obtivemos do edil de Quelimane quando o questionamos sobre o crescimento económico da urbe que dirige.
Num outro desenvolvimento, Pio Matos fez saber que a prestação de serviços é a maior actividade económica da cidade.
“As receitas vêm crescendo anualmente. Os munícipes vão ganhando consciência de que é necessário contribuir, como resultado das actividades que fazemos, por isso eles vão ganhando mais confiança”, disse-nos o edil.
Ainda segundo Pio Matos, a receita diária proveniente dos mercados ronda nos quinze mil meticais. Não foi no entanto capaz de dizer quais são os valores correspondentes às outras receitas colectadas pelo município.

Rumo à quarta candidatura?

Pio Matos quando lhe perguntámos se se sentia satisfeito com o cumprimento dos seus planos e programas de governação a resposta não tardou: “Eu acho que sim. Eu continuo a aceitar a minha recandidatura porque sei que vamos cumprir com aquilo que prometemos. Fico porque cumpro com o slogan “com Quelimane no coração”, respondeu, assumindo uma possível quarta recandidatura.

(Aunício da Silva)

No comments: