Thursday 30 December 2010

Dois ataques de ‘piratas’ repelidos ao largo da costa moçambicana

O petroleiro NS Africa, registado na Libéria, e o cargueiro Majestic, do Panamá, repeliram os dois ataques, que tiveram lugar na véspera e no dia de Natal a norte do Porto da Beira, indicou um porta-voz da Atalanta, Paddy O´Kennedy

Pretoria (Canalmoz) - Piratas tentaram atacar dois navios mercantes ao largo de Moçambique na véspera e no dia de Natal, anunciou ontem a força naval europeia de combate à pirataria Atalanta, noticiou ontem a Lusa.
O petroleiro NS Africa, registado na Libéria, e o cargueiro Majestic, do Panamá, repeliram os dois ataques, que tiveram lugar na véspera e no dia de Natal a norte do porto da Beira, indicou um porta-voz da Atalanta, Paddy OKennedy.
“Os navios foram atacados 19 graus a sul (do Equador), muito abaixo do que é habitual”, sublinhou o porta-voz em declarações por telefone à agência France Presse.
Seis piratas tentaram abordar os navios a bordo de embarcações ligeiras, indicou. O NS Africa escapou ao ataque com uma manobra evasiva e o Majestic ripostou aos tiros dos assaltantes.
Estes incidentes revelam que os piratas, muitas vezes somalis, estão a atacar mais a sul do que é habitual.
Até agora o ataque de piratas mais a sul tinha decorrido a 10 de Dezembro ao nível da fronteira entre a Tanzânia e Moçambique.
Segundo um balanço da Atalanta, os piratas somalis detêm actualmente 26 navios e 609 reféns.

(Redacção / Lusa / France Press

No comments: