Thursday 11 November 2010

Observatório sobre Meio Rural vai apresentar “Crise Agrária e Lições

Maputo (Canalmoz) - A primeira sessão pública do Observatório sobre o Meio Rural terá lugar na quarta-feira da próxima semana, dia 17 de Novembro de 2010, às 16h30, no Anfiteatro da Universidade Politécnica em Maputo. O Observatório vai apresentar um trabalho sobre o tema “Crise Agrária e Lições”.
O ‘Observatório sobre o Meio Rural’ é definido pelo núcleo que o criou como um fórum da sociedade civil de debates sobre o mundo rural de Moçambique patrocinado pela Universidade Politécnica. Diz não possuir qualquer tipo de vinculação a qualquer organização independentemente da sua natureza.
Este Observatório diz também que tem como objectivos a promoção de debates sobre temas específicos do meio rural; divulgar resultados de pesquisas e reflexões; acompanhar as politicas e acções de desenvolvimento do meio rural; dar a conhecer à sociedade os resultados dos debates, seja através de comunicados de imprensa quer publicando textos; constituir uma base de dados bibliográfica actualizada e em forma digitalizada; estabelecer relações com instituições e cursos de ensino superior para envolvimento de estudantes em pesquisas de acordo com os temas de análise e discussão agendados; criar condições para a edição dos textos apresentados para análise e debate do Observatório.
Este Observatório é constituído por um grupo permanente: Carlos Serra Jr., Eunice Cavane, Firmino Mucavele, João Carrilho, João Ferreira,
João Mosca, Joaquim de Carvalho, Mário Machungo, Gilead Mlay, Rafael Uaiene, Ragendra de Sousa, Rui Ribeiro e SalimValá.
O Grupo vem trabalhando desde Maio de 2010.
Vai agora apresentar o primeiro tema do debate: ‘Crise Agrária e Lições’. O tema será apresentado pelo Professor Doutor João Mosca.
O coordenador do grupo permanente é o Dr. Mário Machungo, actual PCA do Millennium-bim. Já foi ministro da Agricultura e primeiro-ministro.

(Redacção)

No comments: