Tuesday 16 November 2010

Observações pela Embaixadora Leslie V. Rowe

ISCTEM, 15 de Novembro de 2010, 0900.



Bom dia a todas – é realmente uma honra estar aqui convosco; quando olho para vocês vejo uma grande promessa para Moçambique. Mulheres e homens jovens que são o futuro de Moçambique. Estou especialmente satisfeita por me juntar à Senhora Ministra Iolanda Cintura, com quem já estive em várias outras ocasiões, e que me impressionou com o seu cometimento para com o pelouro que dirige.



O ISCTEM é o lugar perfeito para esta série de eventos, devido ao seu programa de educação empresarial, o espírito que se sente aqui de empreendedorismo, tecnologia e aspiração. Sentimo-nos privilegiados por sermos parceiros nas actividades, em celebração desta semana internacional do empreendedorismo.



Quero começar com uma pequena história que aconteceu aqui em Maputo em Março passado, quando comemorámos o Dia Internacional da Mulher. Convidámos uma série de mulheres bem-sucedidas nas suas carreiras a discursarem para um grupo de estudantes, sobre as suas vidas e desafios.



Eu fui uma das últimas no programa, e no fim uma estudante fez uma intervenção interessante. Participou em todos os discursos do mês e disse que notou que todas estas mulheres de carreira têm uma característica em comum - A GARRA.



Eu acho esta observação muito interessante e concordo. Na minha experiência, notei que em qualquer profissão – empresária, diplomata, política-- mundos em que os homens dominam - as mulheres têm que ter garra.

Quero partilhar com vocês as histórias de duas mulheres americanas que têm esta determinação.



Ao longo da história dos Estados Unidos, houve numerosas mulheres pioneiras nos negócios, que contribuíram grandemente para o seu próprio bem-estar, das suas famílias e comunidades, e dos milhões de americanos que trabalharam para elas.



Uma mulher que tem esta garra é Oprah Winfrey. Oprah cresceu na pobreza rural no estado do Mississípi e ultrapassou uma infância difícil, que incluiu ser violada com 9 anos de idade. E agora é a afro-americana mais rica dos Estados Unidos e do mundo, e um dos filantropos mais generosos do mundo.



Como é que Oprah Winfrey conseguiu isto? Através do trabalho duro e de um forte espírito empreendedor. Começou como jornalista numa pequena rede de informação local. No entanto, no período de duas décadas, esta jornalista iniciou um pequeno talk show que se tornou um dos mais populares na história da televisão. Sempre desbravando novos caminhos, possui agora um império empresarial que inclui uma rede de televisão a ser lançada em breve, revistas e clubes literários. Também foi notícia na imprensa por inaugurar escolas na África do Sul, e por introduzir tópicos difíceis no discurso americano contemporâneo. O seu forte sentido empresarial levou à riqueza e ao poder, mas também beneficiou positivamente o mundo e muitas grandes causas do nosso tempo.



E a segunda história é de uma rapariga que ganhou um prémio nacional de empreendedorismo no mês passado, e teve o privilégio de conhecer o Presidente Obama na Casa Branca. Chama-se Nia Froome, mora em Nova Iorque e tem 17 anos. Há alguns anos atrás a mãe de Nia ficou doente com cancro e resolveu tornar-se vegetariana. Nia gostava de cozinhar comida vegetariana, e com a inspiração de ajudar a mãe dela, fundou um negócio de pastéis que se chama Mama Nia’s Vegan Bakery.



Competiu no National Youth Entrepreneurship Challenge (Competição Nacional de Jovens Empreendedores), e ganhou $10,000. Ela também doa uma parte dos lucros do seu negócio a uma fundação que combate o cancro. Nia então é uma empresária social, um grupo especial de empresários que ganha dinheiro com os seus negócios mas também tem como objectivo ajudar a sociedade. Estas histórias de Nia e Oprah inspiram-me. São mulheres empresárias bem-sucedidas – com garra-- que estão a mudar o nosso mundo.



Segundo dados recentes, as mulheres empresárias geram 2.3 triliões de dólares para a economia americana. E em 10.6 milhões de empresas, pelo menos 50% têm mulheres como proprietárias. Estas mulheres melhoram a nossa qualidade de vida, e servem de exemplos notáveis das mulheres sem medo da sua ambição e potencial. E nos Estados Unidos e na maioria dos países no mundo, os empresários são, talvez, a mais importante força de crescimento económico.



Recentemente a senhora Hilary Clinton, a nossa Secretária de Estado e a minha chefe, convidou mulheres empresárias de muitos países para uma conferência em Washington. Num discurso disse o seguinte acerca do empreendedorismo, do crescimento e da mulher: “o crescimento económico, incluindo a prosperidade, e o fomento das oportunidades económicas, são centrais para o nosso trabalho. . .



O empoderamento da mulher, para participar na economia, na economia formal, constitui um dos melhores investimentos que podemos fazer. Tenho dito várias vezes que apoiar as mulheres e raparigas é simultaneamente a coisa certa para fazer, e também a coisa inteligente para fazer.”



Concordo plenamente, e tal como tenho visto em muitos países no mundo, os empresários, particularmente as mulheres empresárias, são frequentemente a fonte da real inovação. Têm algumas das melhores ideias sobre como avançar os produtos e mercados, e também as suas nações inteiras. E o estilo de gestão evidenciado por muitas mulheres líderes empresariais tem constituído uma influência imensamente positiva na construção de um ambiente de trabalho mais saudável, bem como no aumento da eficiência ao longo das décadas.



Espero que as actividades de hoje, bem como da conferência do empreendedorismo, inspirem muitas de vocês a tornarem as vossas aspirações realidades.



Vão precisar desta garra para realizar os vossos sonhos e também de uma rede de apoio de outros mulheres e homens – um NETWORK. As pessoas nesta conferência são boas candidatas para este tipo de rede. E também a Internet oferece muitas ideas e apoio. Fiz uma pequena pesquisa na Internet ontem e encontrei informação sobre organizações que vos podem oferecer ideas empresariais como “Women Entrepreneur,” “Ladies Who Launch” e “Men Who Get it.”



Vou encerrar com outra breve citação da Secretária Clinton que acredito que se aplica a cada uma de vocês: “todas vocês são inovadoras, líderes e solucionadoras de problemas – mulheres que estão a ajudar a moldar o mundo com o vosso talento empresarial e energia.

Mulheres como vocês são essenciais para o cumprimento da promessa deste país novo. Não podemos alcançar a paz, prosperidade, segurança ou quaisquer dos nossos outros objectivos conjuntos, sem a completa parceria e participação das mulheres em todo o mundo.”



Espero que esse pensamento vos possa orientar para usarem os vossos talentos e energia, em prol de um imenso bem para Moçambique. Obrigada pelo convite para estar aqui, e boa sorte.

No comments: