Thursday 11 November 2010

Na Zambézia

Proliferação de armas de fogo desnorteia polícia

Quelimane (DZ) - Tudo aconteceu no distrito de Namarrói, norte da província da Zambézia, quando uma viatura da marca Land Cruiser, cujo próprio o proprietário não foi revelado, deparou-se com dois indivíduos munidos de armas de fogo do tipo AKM e uma pistola, dai imobilizaram a viatura tendo sacado mais de Setecentos meticais.
De acordo com Elcídia Filipe, Substituta do porta-voz do Comando da Polícia da República de Moçambique (PRM), este caso foi relatado por uma cidadão, por sinal a chefe dos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social em Namarrói.
Segundo Elcídia, os casos com recurso a armas de fogo tem vindo a crescer na província da Zambézia nos últimos tempos. A fonte acrescentou também que para além do uso de armas de fogo, a polícia tem registado com frequência o uso de armas brancas um pouco pela província.
Ainda sobre este caso, a nossa fonte disse não haverem mais detalhes se esta viatura era pertencente ao estado, mas a única coisa que a porta-voz assegurou é que houve sim roubo de Setecentos Mil Meticais cuja ate agora, a policia não tem pistas quer dos meliantes, assim como do paradeiro do valor roubado.

Omissão de informação
Viatura roubada na praia e acidentada não consta nas ocorrências policiais
A quando da realização do Festival de Zalala, no sábado e domingo passado, foi roubada uma viatura da marca Toyota Rava na praia de Zalala, cujos meliantes, puseram-se em marcha a caminho de Quelimane. Só que quando chegaram na zona de Marabo, a viatura despistou e capotou. Os ocupantes foram socorridos para o hospital provincial de Quelimane. A viatura permaneceu no local ate cerca da 1hora de domingo. Dai, foi retirado do local para um destino incerto.
Mais o mais incrível é que já na manha desta quarta-feira, quando a nossa reportagem se dirigiu ao Comando da Polícia da República de Moçambique, para saber este e outros casos, ficamos a saber junto da porta-voz Substituta, Elcídia Filipe, que este caso nem sequer consta nas ocorrências policiais do fim-de-semana. Elcídia disse por outro lado que também ao longo do fim-de-semana, quando esteve de serviço ouviu falar do caso, mas segundo disse, o Departamento da Policia de Trânsito (PT), não canalizou o caso para os registos do fim-de-semana.
Quando questionamos o porquê desta acção da PT, a fonte disse não perceber, mas confessou que não É o primeiro caso que acontece, outrora houve também casos de acidentes que não foram reportados pela PT, mesmo depois dos mesmos serem registados.
Todavia, a porta-voz substituta, garantiu que num curto espaço de tempo, poderá esclarecer o que terá passado junto dos seus colegas. (AZ)

No comments: