Monday 18 October 2010

Zambezia de Luto, Faleceu JOAOA CARIMO, um Zambeziano de Gema!

Eram duas da manha de Domingo quando uma mensagem sorrateira invadiu meu celular. A mensagem vinha nua e crua! Faleceu Joao Carimo! Nao quis acreditar que o Destino nos havia separado! Nao quis acreditar
De repende senti uma calafrio que me invadiu do cabelo aos pes! Sem ter pedido, meu subconsciente comecou a rolar o filme da nossa amizada. Uma amizade e cumplicidade que se perdem no tempo.

Conheci Joao Carimo na 'famosa mesa' do Sindicato Nacional de Jornalistas, ha mais de 15 anos. Ele na altura a trabalha para o Sindicato e eu estudante universitario. Conheci-o pela mao do entao Secretario Geral da SNJ/ONJ, Hilario Matusse. E desse encontro fluiu uma amizade que resistiu as intemperies da vida e que tinha como base e denominador comum, o amor a terra e a patria que nos viu nascer! Fiquei a saber que fora aluno de minha mae na Escola dos Santos Anjos de Coalane, e colega do meu tio materno, Paulo Alculete, entretanto falecido a menos de um ano(Que Deus o deia a paz eterna)

Sempre que me deslocava a Quelimane, ou quando Joao Carimo se deslocava a Maputo eram infaliveis nossos encontros cumplices, para passarmos em revista os ultimos desenvolvimentos na provincia da Zambezia.

O ultimo desses encontros deu-se ha sensivelmente 45 dias aquando da sua ultima visita a Maputo, para onde se deslocara para uma consulta de rotina, naquele que viria a ser a nossa derradeira despedida!

Neste momento de despedida ficam adiados para sempre nossos sonhos comuns! O de ver Quelimane respirando o ar puro da marginal dos bens sinais! Uma cidade dentada e sem burracos e muiton menos piscinas municipais! O sonho de ver produzido na Zambezia um jornal impresso que fosse orgulho da classe jornalistica e nao so! O sonho de ver a nossa cidade re-erguida dos escombros a que foi votada!

Para isso Joao Carimo nao tinha maos a medir, tentando fazer omoletes sem ovos, razao pela qual juntou-se ao elenco do Edil Pio Matos, como Assessor!

O nosso derradeiro encontro foi no Hotel Santa Cruz. Apesar dos afazeres que tinha, nao resisti a chamada do meu amigo e irmao. Conversamos longamente e pusemos os pointos nos iis. Mas como sempre muita coisa ficara por alinhavar e uma vez mais marcamos um encontro para Quelimane, encontro que esse que nao sabiamos que nao se realizaria!

Quando cheguei a Quelimane, como sempre liguei ao Joao mas a linha dava um toque continuo. dada a ma qualidade das linhas quer da Vodacom quer da Mcel em Quelimane nao me preocupei. Pensei que ostoques continuos se devessem a qualidade dos servicos telefonicos. Ate que um amigo comum me informou que o meu amigo se encontrava de baixa. Quis visita-lo mas disseram-me que estava em estado grave e que nao eram permitidas visitas! Dias depois recebia a triste noticia! Joao Carino partira sem nos dizer ADEUS!

Joao, amigo e irmao, descanse em paz!

MA

No comments: