Monday 11 October 2010

MEU Aniversario!

Foi a alguns anos atras que vim ao mundo! Fruto de um casamento entre os senhores Victoriano Lopes de Araujo e Ines Mario Alculete. Ele filho de Lopes de Araujo e de Lucinda Soloela. Meu avo paterno era natural da Ilha de Ionge, pertencente na altura ao Posto de Maquival. A minha avo materna, Lucinda era de Colongone, na outra margem do rio, tambem pertencente a Maquival.

Minha mae e produto hibrido nharinga-machuabo, sendo filha do lado paterno de Mario Alculete, natural da Maganja da Costa, e de Victoria Arijuane, de Irregele, Namacata. Sei que a minha bis-avo materna chamava-se Monica e vivia onde hoje esta a residencia dos meus pais no Bairro Coalane Segundo, na Cidade de Quelimane.

Pedira a alguns anos atras a meus pais para que fossem um pouco mais a fundo na minha arvore geneologica, pois e sempre bom saber de onde viemos para que com alguma seguranca possamos caminhar para desafios futuros!

Nasci na cidade de Quelimane, onde aprendi a pescar e a cacar totanegras! Em jeito de brincadeira, tenho dito e ate prova em contrario acredito que fui concebido na ´Noite de Nupcias´! Aritmeticamente falando, meus pais casaram-se a 10 de Janeiro e eu nasci nove exactamente nove meses depois,a 11 de Outubro!

Na Escola Primaria de Coalane, fiz as primeiras duas classes ( A pre-primaria e a primeira). Tive a sorte de ter a minha mae como minha professora na primeira classe. Confesso que na sala de aulas nao consegui nunca, apesar do esforco titanico, chamar-lhe de senhora professora, para azar meu, pois essa indiscricao valeu-me algumas ...! Para ela era minha mae!

Aos sete anos passei (a familia toda passou pois minha mae terminara o curso de professores do magisterio primario e tinha que leccionar no Centro de Professores primerios de Nicoadala) para a sede da entao Localidade de Nicoadala, onde terminei a primeira classe. Localidade sim, pois na altura Nicoadala era uma localidade do Distrito de namacurra! Aos oito anos passei para a Escola Anexa ao Centro de Formacao de Professores Primarios de Nicoadala (Ex-Seminario Menor de Bom Pastor) onde terminei com o meu ensino Primario. A escola Anexa era uma escola privilegiada porque adstrita ao Centro de Formacao de Professores Primarios. Os nossos docentes eram seleccionados a dedo, ou seja so os melhores discentes de cada curso eram 'colocados´ a leccionar na escola. E mais, tinhamos o privilegio de 'testar' os 'instruendos' nas suas aulas practicas! o meu divertimento favorito era ´testar´e ´pregar´partidas aos ´instruendos´!

Lembro-me de um que nao tendo a resposta a minha pergunta ficou 'estatelado´ na sala de aulas sem abrir a boca ate que terminase o periodo lectivo! Claro que chumbou! o que tounou a minha turma numa especie de ' no go area´ para os incautos ´instruendos´!

Confesso que o periodo na Escola Anexa foi o mais feliz da minha vida! Eu e meus irmaos (Rosa, Paulo, e Tete), eramos os unicos filhos de instrutores a residir no Centro, pois a minha mae era a unica instrutora do Centro! Os outrso instrutores tinham suas familias a residir na Cidade de Quelimane! Por causa disso, passei a maior parte do meu tempo livro ou na biblioteca, onde trabalhava meu pai, ou entao nas aulas de educacao fisica dos 'instruendos'! Foi assim que aprendi a jogar quase todas as modalidades que faziam parte do curriculum dos 'instruendos': voleyball, tenis de mesa, atletismo, damas, xadrez! e ja aos dez anos jogava confortavelmente com eles!

Jogavamos a bola, quase todos os dias! E aos Sabados, porque as salas de aula eram cobertas de capim tinhamos que cortar capim para cobrir as salas de aulas! Os bancos eram troncos e muitas vezes quando chovia nao tinhamos aulas ou porque entrava agua da chuva pelo tecto ou entao pelas janelas! Tinhamos as actividades culturais! Confesso que fui um eximio dancarino de 'macwaela'! Apenas o Joao Mussamacha batia-me na arte da macuela!

A pouco e pouco outros instrutores foram trazendo suas familias. Apareceram os filhos do instrutor Ricardo de Jesus Maria (o Inocencio, Ricardo), os do Instrutor Candrinho (Jose).

O meu colega mais antigo destas lides e o Rogerio Jucundo, um dos poucos que a par dos meus irmaos, do Jose Candrinho e do Dominguinho (um ou dois anos depois da nossa classe), cometemos a proeza de caminhar ate a universidade!

A competicao para a continuacao de estudos era durissima. A minha escola so tinha dois lugares. Explico-me. Na altura a unica escola secundaria no distrito era a Malingune na sede do Distrito de Namacurra a cerca de 40 quilometros, que meu pai teve que fazer a pe para proceder a minha matricula!. E a minha Escola, tinha apenas dois lugares, o que queria dizer que so os dois melhores estudantes de cerca de 40 tinham o direito de continuar a estudar! Nao me esqueco da competicao para fazer parte da dupla que continuaria a estudar! lembro-me de alunos brilhantes com o Joao Amaina, o Luis Nomeado, a Gloria, que tiveram que ficar e viram seus sonhos adiados!

Do meu ano, da 4a Classe, Eu e o Rogerio Jucundo fomos apurados e seguimos ao lar da Escola Secundaria de Malinguine em Namacurra.

Mas isso e estoria para outro dia, pois ja vou atrasado para uma consulta!

Um abraco,

MA

6 comments:

Nelson said...

Feliz Aniversário Ilustre.
Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.
Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus.
É ser grato, reconhecido, forte, destemido.
É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo;

Parabéns a você nesse dia tão grandioso.

V. Dias said...

Feliz aniversário.

Procura não expor tanto a vida privada (familiar), há caçadores por aqui. Eu já levei muita porrada.

Zicomo

Anonymous said...

Caro Dias..quem nao deve nao teme.

Regards.

V. Dias said...

Disse.

Zicomo

PS: Leia "Ecos de Inhamitanga" para perceber a fúria dos homens. Até onde vai o género humano. Não é ficção, é a pura verdade.

Nelson said...

"Quem não deve não teme" é verdade mas será que quem não deve e não teme não morre?

V. Dias said...

"quem não deve e não teme não morre?

Me calo, de vez.

Rendido.

Zicomo