Thursday 23 September 2010

Moçambique pais preferido pelos doadores!

Moçambique tem sido o país de língua portuguesa preferido pelos doadores
Moçambique é o país de língua portuguesa preferido pelos doadores internacionais, de acordo com um relatório quinta-feira divulgado nas Nações Unidas, em Nova Iorque.
O relatório do grupo de trabalho de acompanhamento dos progressos dos Objectivos do Milénio, que junta as principais agências das Nações Unidas ao Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional, está centrado no impacto da crise económica e mostra que as perturbações dos últimos anos afectaram a ajuda internacional ao desenvolvimento, comércio, serviço da dívida, bem como o acesso a medicamentos e tecnologia.
O relatório “A Parceria Mundial para o Desenvolvimento num Momento Crítico” coloca Moçambique em 11º lugar entre os maiores beneficiários de ajuda internacional em 2008, com um montante de 1 994 milhões de dólares, bem acima dos 1 488 milhões registados em 2000, ano em que foram lançados os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.


Outra componente de ajuda considerada no estudo é a “ajuda para comércio”, que visa apoiar os países em desenvolvimento na construção de infra-estruturas comerciais e capacidade de produção.
Também nesta componente, Moçambique é o único país de língua portuguesa incluído entre os principais beneficiários, tendo recebido 542 milhões de dólares em 2008.
Outra vertente da chamada “parceria global para o desenvolvimento” é o alívio da dívida aos países mais pobres, em que têm um papel importante o Banco Mundial e FMI, através de programas específicos, nomeadamente o designado HIPC.

Macauhub – 17.09.2010

No comments: