Thursday 23 September 2010

Governo da Suazilândia quer seropositivos marcados com logótipo

O primeiro-ministro na Suazilândia, Timothy Myeni, sugeriu que todos os cidadãos do país façam o teste do vírus HIV/Sida e os casos positivos sejam marcados com um logótipo na nádega, para que as pessoas infectadas sejam identificadas.

O objectivo é diminuir a propagação do vírus, evitando que os indivíduos com HIV tenham relações sexuais com pessoas saudáveis.

A mesma recomendação já tinha sido pronunciada por Eliot Tofa, da Universidade da Suazilândia, mas os protestos sentidos não permitiram a sua concretização. Às declarações do primeiro-ministro, as contestações já se começaram a ouvir. Os activistas da luta contra a Sida salientaram que "este sistema vai contra as leis dos direitos humanos".

A Suazilândia tem a taxa de prevalência mais alta do mundo. A Organização Mundial de Saúde prevê que 26,1% dos cidadãos estão infectados pelo vírus. A esperança média de vida no país é de 31,3 anos, menos 13 do que há uma década atrás.

As autoridades lançaram campanhas para fomentar o uso do preservativo, mudar os hábitos sexuais, prevenir a transmissão de pais para filhos mas sem grandes resultados.O estigma à volta doença dificulta o sucesso das campanhas realizadas no país.

No comments: