Monday 16 August 2010

Observações por Leslie V. Rowe

Embaixadora dos E.U.A. para Moçambique

Cerimónia de Encerramento do Exercício Militar Conjunto 2010

Sexta-feira, 13 de Agosto de 2010





Sua Excelência Major General Chongo,



Major General Garrett, Colonel Whitman



Representantes do governo de Moçambique e dos governos locais da Moamba e de Boane;



Membros das Forças Armadas de Moçambique

And all of my colleagues in the Marines, Army, Air Force and Navy of the United States



Minhas senhoras e os meus senhores;





Bom dia.



É com grande prazer que represento hoje o povo americano e o nosso Presidente Barak Obama e que participo na conclusão deste evento histórico – o Exercício Militar Conjunto. Este talvez seja o maior exercício de militares para militares que os Estados Unidos realizaram nesta região. Isto indica-me o sucesso e potencial da nossa parceria com Moçambique.



Muitos outros eventos culminaram neste dia – a visita de dois navios da Marinha dos Estados Unidos no início do ano, muitas acções de formação sobre operações de manutenção de paz, doações de barcos, equipamento de rádio, unidades de primeiros socorros, e a construção de uma rede de radares. Todos estes eventos têm como objectivo apoiar Moçambique, a controlar melhor o seu espaço terrestre, marítimo e aéreo. O dia de hoje representa a conclusão de mais um nível da nossa parceria e amizade com Moçambique.



Em 2008, o Governo de Moçambique indicou que o país desejava aumentar o nível de participação em missões de manutenção de paz. Aplaudimos a contribuição de Moçambique para os esforços passados no Burundi, Timor Leste e otros paises, mostrando a vontade do país, de ajudar as outras nações nas suas horas de necessidade. Acreditamos que Moçambique se encontra unicamente situado, para este tipo de papel, e a vossa capacidade continua a crescer. A nossa parceria na formação e preparação percorreu um caminho longo, desde esses primeiros tempos.



As forças armadas de uma nação democrática são estabelecidas, para preservar e defender a segurança, interesses nacionais e integridade democrática dessa nação, da forma determinada pela sua constituição. África precisa de forças armadas capazes e bem treinadas, que respeitam o estado de direito e apoiam o processo democrático.



Congratulamos as Forças Armadas de Defesa de Moçambique, por continuarem a ser um exemplo para os seus vizinhos. É com prazer que somos seus parceiros nesse esforço. É grande o potencial de Moçambique para aumentar a sua liderança na região, e gostaria de reconhecer os oficiais que participaram em formações passadas e neste exercício extenso. Serão a espinha dorsal da capacidade de manutenção da paz de Moçambique no futuro.



Todas as actividades conduzidas durante o Exercício Militar Conjunto ajudarão Moçambique a ser mais capaz de assistir outros países quando os problemas ameaçarem a sua paz. E as mesmas capacidades ajudarão Moçambique a manter-se mais livre das ameaças à sua própria segurança, como a pesca ilegal, o tráfico de drogas e pessoas, ou mesmo a ameaça de pirataria. Mais de $38 (trinta e oito) milhões de dólares em peixe são roubados das águas de Moçambique todos os anos. Esta perda é mais do que financeira. E também a perda de controlo sobre o futuro de Moçambique e a sua capacidade de lutar eficazmente contra a pobreza no país. As actividades de tráfico ilegal representam uma ameaça ainda maior.



Este exercício era o próximo passo mais lógico numa parceria sólida a longo prazo e multifacetada entre os militares de Moçambique e dos Estados Unidos. E o sucesso destas actividades dá-nos esperança quanto ao nosso futuro como parceiros na promoção da segurança regional. Portanto a cerimónia de hoje é significativa porque reconhecemos que a segurança global exige cooperação global. Temos perante nós as provas de que, quando trabalhamos juntos, a nossa parceria pode trazer benefícios concretos a indivíduos, comunidades, e às nossas nações. Centenas de membros de ambas as nossas forças armadas treinaram, e realizaram exercícios militares em conjunto, e partilharam as suas experiências.



Também juntaram-se na prestação de cuidados médicos às comunidades próximas, reabilitaram duas escolas, e realizaram outras actividades de apoio e benefício às comunidades. Talvez acabem por ser esses, os aspectos que vão ser relembrados acerca deste exercício. Gostaria também de congratular os líderes e habitantes de Moamba, Boane, Temba e Sabie e as ONGs que fizeram parte desta grande equipa de fornecimento de serviços importantes às comunidades.



Estamos com Moçambique para mostrar o nosso apoio, às metas do seu governo na utilização das vossas novas capacidades, num papel mais preponderante na África Austral. A conclusão deste exercício constitui prova do nosso empenho em fortalecer a parceria e amizade com as Forcas Armadas de Moçambique para que possam realizar a sua importante missão. Muito obrigada.

No comments: