Wednesday 14 July 2010

Canal de Correspondência, por José Carlos Lopes Pereira

: Com o fiasco do Mundial de Hóquei no centro da questão

Carta Aberta a Cândido Coelho

Londres (Canalmoz) – José Carlos Lopes Pereira é um nome incontornável no Hóquei Patins moçambicano. A propósito de Moçambique ter sido afastado como país organizador do próximo Mundial de 2011 em Maputo, José Carlos, como é conhecido no mundo do Hóquei, escreveu uma carta aberta a Cândido Coelho, outro nome incontornável do Desporto nacional. Leia em discurso directo:
“Meu querido amigo Bekas: Estava para te escrever já há algum tempo, mas deixei que um ano passasse desde da última vez em que nos encontrámos e partilhámos o mesmo quarto no Hotel em Vigo, na altura do Mundial de Hóquei em Patins.
Reparei que estavas cansado, exausto, mas com o dever cumprido: tinhas chegado a bom porto, depois de uma viagem atribulada e desgastante que foi levar a Selecção Nacional de Moçambique ao Mundial de Vigo; sabia das muitas dificuldades com que tiveste que lidar e que me contaste, assim como outros elementos da Federação e jogadores me contaram, onde mais uma vez soubeste vencer todas as batalhas e conseguiste o alcançar o objectivo principal.
Como verdadeiro Campeão que sempre foste, lançaste mais um repto, único e fantástico, levar para Moçambique e África o primeiro Campeonato Mundial do Grupo “A”; assim o conseguiste, através dos acordos assinados em Vigo, na presença e baptismo do Ministro da Juventude e Desportos de Moçambique, regressando depois a Maputo, dando continuidade a esse objectivo, fundamental para o relançamento da modalidade em Moçambique.
Logo à chegada tiveste que enfrentar uma sublevação por parte de jogadores e alguns dirigentes, mas novamente conseguiste o consenso e juntaste todos ao teu redor para o alcance do objectivo principal, o Mundial de Maputo em 2011.
Muitas foram as acções, tarefas, encontros, noites perdidas sem dormires descansado, sempre preocupado com o hóquei; a tua família não privou do teu carinho e apoio, pois estavas sempre no hóquei, os teus amigos não sentiram mais a tua agradável companhia, pois somente respiravas hóquei; a tua própria saúde ficou afectada e piorou pela constante ansiedade e preocupação, mas mesmo assim continuaste, como Campeão que és, a lutar para ganhares, como sempre o fizeste.
Mas infelizmente houveram alguns que sabotaram o teu trabalho, outros que não concordaram contigo, outros ainda que gozavam com todo o teu esforço e o resultado foi a retirada do Mundial; não foi tua culpa, não te sintas responsável único por essa situação, todos nós fazemos parte e sentimos essa derrota, mas que é apenas temporária, pois sabemos que um dia o Mundial virá para Moçambique, se não for em 2013, será em 2015, 2017, não interessa, mas virá e teu sonho e luta se realizarão.
Agora que o Mundial foi retirado, queres continuar a lutar por uma batalha perdida e isso poderá ser ainda mais prejudicial para ti e consequentemente para todos aqueles que gostam de ti e sentem a tua falta; eu próprio não quero perder mais um amigo em Moçambique, depois de ter já perdido tantos, qualquer dia não terei ninguém da nossa geração na nossa Terra para nos lembrarmos dos nossos tempos e aventuras.
Quero um dia poder regressar a Moçambique e poder ver-te, sentarmos os dois e falarmos das nossas disputas desde do tempo da Imprensa Nacional e do Banco Stantard Totta em que rivalizávamos como os melhores marcadores dos Campeonatos de Futebol de Salão; quero contigo lembrar-me dos momentos aflitivos passados no Mercado do Cairo quando fomos Campeões Africanos com o Estrela Vermelha; quero contigo partilhar os momentos vividos no “Sports Bar” do rés-do-chão da Av. Nachingwea, da “Chuteira”, das viagens ao Xai-Xai, das almoçaradas da Matola, etc., etc.,...
Por favor, não te deixes ficar mais afectado pelo nosso hóquei, já fizeste muito pela modalidade que ficará eternamente reconhecida por tudo aquilo que fizeste, não só agora na passagem pela Federação, mas também quando eras Dirigente do Estrela Vermelha e do Desportivo de Maputo.
Ficarás para sempre na historia da modalidade, apesar de nunca a teres praticado em alta competição, mas que de certeza também terias sido um grande jogador, como o és ecleticamente em várias modalidades; o teu papel como dirigente ficará sempre recordado pela dedicação, reflexão e tomada paulatina de decisões consensuais, para além do bom trato humano nas tuas relações com outras pessoas.
Serás sempre um Presidente do Hóquei, por “Honoris Causa”, serás mais um dos nossos Honorários, como o são o Dr. Gamito, o Luis Brito, o Dr. Fernando Duarte, o Fernando Nogueira, o Luis Magalhães e outros mais.
Chegou a altura de te dizer “MUITO OBRIGADO CAMPEÃO!!” e deixar-te descansar, um descanso merecido de um guerreiro e desportista que sempre o serás; entrega todo o expediente e pendentes ao teu Vice, o Nicolau Manjate, que juntamente com outros saberão dar continuidade e impulso à modalidade, sem arriscarmos a perder um amigo, colega, adversário, irmão, companheiro, pai e avô.
Até um dia destes meu amigo, fica bem e trata de ti. Abraço. Ze´ Carlos

(José Carlos Lopes Pereira)

No comments: